Aula
Sex, 26/05/2017 - 10:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 420. Botafogo, Rio de Janeiro.
Convite para evento
Sobre o evento:

Na aula aberta intitulada "Gênero, hormônios e ciência", a Professora Associada do Instituto de Medicina Social da UERJ Jane Russo tratará dos usos de dois hormônios: a testosterona e a ocitocina. Seu objetivo é discutir o modo como as duas moléculas foram e estão sendo construídas como traduções bioquímicas de modos de ser associados à masculinidade e à feminilidade, bem como os deslizamentos e tensões que surgem nesse processo de construção.

A aula faz parte das atividades da disciplina eletiva “Amor e sexualidade nas relações contemporâneas”, oferecida na graduação da Escola de Ciências Sociais.

Sobre a palestrante:

Jane Russo possui graduação e mestrado em Psicologia pela PUC-Rio, doutorado em Antropologia Social pela UFRJ e pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Antropologia da Saúde, com diversos trabalhos publicados sobre a constituição do campo “psi" e de uma cultura psicológica no Brasil. Está vinculada ao Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (IMS-UERJ), onde conduziu investigações sobre a sexualidade nas classificações psiquiátricas e a institucionalização da sexologia contemporânea como campo de saber e atuação. Sua área atual de investigação é a medicalização da sexualidade, com dois focos principais: (1) o surgimento e consolidação da medicina sexual como campo de saber e intervenção e (2) a articulação entre, de um lado, o surgimento e a difusão de categorias diagnósticas novas ou renovadas e, de outro, a produção e o lançamento de medicamentos.

Data e local:

Dia 26 de maio de 2017, às 10h.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Estão abertas as inscrições para alunos de graduação dos cursos de História e Ciências Sociais que queiram enviar seus trabalhos. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto na sede da FGV, no Rio de Janeiro, visa a disseminação das pesquisas feitas dentro destas duas áreas para toda a comunidade acadêmica. O prazo de envio vai até o dia 25 de junho de 2018. Ouvintes também podem se inscrever.

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018. Convida todos os interessados a inscreverem seus trabalhos até o dia 30 de junho de 2018.

Será realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, de 8 a 11 de janeiro de 2019. A IDPPA é uma aliança global entre 9 instituições do Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Turquia, Egito, Malásia e Tailândia, que tem o propósito de conectar estudiosos e profissionais das principais economias emergentes para colaborar nas áreas de pesquisa, ensino e ação política. Submissões de trabalho até 15/9/18.