Aula
Sex, 26/05/2017 - 10:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 420. Botafogo, Rio de Janeiro.
Convite para evento
Sobre o evento:

Na aula aberta intitulada "Gênero, hormônios e ciência", a Professora Associada do Instituto de Medicina Social da UERJ Jane Russo tratará dos usos de dois hormônios: a testosterona e a ocitocina. Seu objetivo é discutir o modo como as duas moléculas foram e estão sendo construídas como traduções bioquímicas de modos de ser associados à masculinidade e à feminilidade, bem como os deslizamentos e tensões que surgem nesse processo de construção.

A aula faz parte das atividades da disciplina eletiva “Amor e sexualidade nas relações contemporâneas”, oferecida na graduação da Escola de Ciências Sociais.

Sobre a palestrante:

Jane Russo possui graduação e mestrado em Psicologia pela PUC-Rio, doutorado em Antropologia Social pela UFRJ e pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Antropologia da Saúde, com diversos trabalhos publicados sobre a constituição do campo “psi" e de uma cultura psicológica no Brasil. Está vinculada ao Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (IMS-UERJ), onde conduziu investigações sobre a sexualidade nas classificações psiquiátricas e a institucionalização da sexologia contemporânea como campo de saber e atuação. Sua área atual de investigação é a medicalização da sexualidade, com dois focos principais: (1) o surgimento e consolidação da medicina sexual como campo de saber e intervenção e (2) a articulação entre, de um lado, o surgimento e a difusão de categorias diagnósticas novas ou renovadas e, de outro, a produção e o lançamento de medicamentos.

Data e local:

Dia 26 de maio de 2017, às 10h.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”.