Aula
Sex, 26/05/2017 - 10:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 420. Botafogo, Rio de Janeiro.
Convite para evento
Sobre o evento:

Na aula aberta intitulada "Gênero, hormônios e ciência", a Professora Associada do Instituto de Medicina Social da UERJ Jane Russo tratará dos usos de dois hormônios: a testosterona e a ocitocina. Seu objetivo é discutir o modo como as duas moléculas foram e estão sendo construídas como traduções bioquímicas de modos de ser associados à masculinidade e à feminilidade, bem como os deslizamentos e tensões que surgem nesse processo de construção.

A aula faz parte das atividades da disciplina eletiva “Amor e sexualidade nas relações contemporâneas”, oferecida na graduação da Escola de Ciências Sociais.

Sobre a palestrante:

Jane Russo possui graduação e mestrado em Psicologia pela PUC-Rio, doutorado em Antropologia Social pela UFRJ e pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Antropologia da Saúde, com diversos trabalhos publicados sobre a constituição do campo “psi" e de uma cultura psicológica no Brasil. Está vinculada ao Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (IMS-UERJ), onde conduziu investigações sobre a sexualidade nas classificações psiquiátricas e a institucionalização da sexologia contemporânea como campo de saber e atuação. Sua área atual de investigação é a medicalização da sexualidade, com dois focos principais: (1) o surgimento e consolidação da medicina sexual como campo de saber e intervenção e (2) a articulação entre, de um lado, o surgimento e a difusão de categorias diagnósticas novas ou renovadas e, de outro, a produção e o lançamento de medicamentos.

Data e local:

Dia 26 de maio de 2017, às 10h.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) do CPDOC/FGV convida para a Mesa com Eliane Vasconcellos (Casa de Rui Barbosa) e Matilde Demétrio dos Santos (UFF) e Helena Bomeny (UERJ). Dia 20 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1014.

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e Coordenadoria de Graduação em Administração Pública (FGV/EAESP) convidam para um encontro com o Cineasta Ugo Giorgetti. No dia 24 de outubro de 2017, às 10h. Rua Itapeva, 474, Auditório da EESP, 6° andar. Bela Vista, São Paulo.

O Laboratório de Estudos Étnico-Raciais (LEER) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) e o Grupo Cultura Negra no Atlântico (CULTNA) convidam a todos para o evento que ocorrerá no dia 26 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, sala 537.

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com a International Development and Public Policy Alliance (IDPPA), realiza a conferência “Beyond Economics: The Stockholm Statement and Setting Global Policy Priorities”. Dias 25 e 26 de outubro, a partir de 9h, inscreva-se para assistir ao vivo pelo nosso canal no Youtube. Acesse o programa.

Com organização do FGV Opinião e Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), este Workshop é direcionado para alunos e alunas de cursos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política e afins. Inscrilções até o dia 26/10. Praia de Botafogo, nº 190 – Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra com Lívia Monteiro. O evento faz parte da série de palestras promovida pelo Laboratório de Estudos Étnico-Raciais do CPDOC/FGV. Dia 1º de novembro de 2017, às 11h10, sala 318.

O HDRio2018, que acontece entre 9 e 13 de abril de 2018, é uma oportuna ocasião para acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas no campo das Humanidades Digitais. Prazo para submissão: 10 de novembro de 2017.

O Laboratório de Estudos de História (LEH) do CPDOC/FGV convida para o ciclo de palestras a ser realizado entre os dias 24 de agosto e 16 de novembro de 2017.
Próxima palestra: 19 de outubro de 2017 - "A autonomia do professor de História em sala de aula frente o cotidiano escolar" , com Tiago Lessa. Fundação Getúlio Vargas, Auditório 1027, às 14h.

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para o seminário que ocorrerá no dia Dia 28 de novembro de 2017, às 10h, na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para o seminário que ocorrerá no dia Dia 29 de novembro de 2017, às 14h, na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.