Aula
Sex, 26/05/2017 - 10:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 420. Botafogo, Rio de Janeiro.
Convite para evento
Sobre o evento:

Na aula aberta intitulada "Gênero, hormônios e ciência", a Professora Associada do Instituto de Medicina Social da UERJ Jane Russo tratará dos usos de dois hormônios: a testosterona e a ocitocina. Seu objetivo é discutir o modo como as duas moléculas foram e estão sendo construídas como traduções bioquímicas de modos de ser associados à masculinidade e à feminilidade, bem como os deslizamentos e tensões que surgem nesse processo de construção.

A aula faz parte das atividades da disciplina eletiva “Amor e sexualidade nas relações contemporâneas”, oferecida na graduação da Escola de Ciências Sociais.

Sobre a palestrante:

Jane Russo possui graduação e mestrado em Psicologia pela PUC-Rio, doutorado em Antropologia Social pela UFRJ e pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Antropologia da Saúde, com diversos trabalhos publicados sobre a constituição do campo “psi" e de uma cultura psicológica no Brasil. Está vinculada ao Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (IMS-UERJ), onde conduziu investigações sobre a sexualidade nas classificações psiquiátricas e a institucionalização da sexologia contemporânea como campo de saber e atuação. Sua área atual de investigação é a medicalização da sexualidade, com dois focos principais: (1) o surgimento e consolidação da medicina sexual como campo de saber e intervenção e (2) a articulação entre, de um lado, o surgimento e a difusão de categorias diagnósticas novas ou renovadas e, de outro, a produção e o lançamento de medicamentos.

Data e local:

Dia 26 de maio de 2017, às 10h.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Palestra com Rafael Loris (University Of Denver) e comentários de Alexandre Fortes (UFRRJ), no dia 23 de agosto de 2017, às 14:00h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro. Auditório 1333.

O Laboratório de Estudos sobre Militares da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), convida para as apresentações com os professores Júlio César Gomes (FMU/Centro Universitário Estácio de São Paulo) e Thaís Melo (Mestre PPHPBC/CPDOC). No dia 24 de agosto, rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Auditório. Às 14:30h.

O curso será ministrado em inglês pelo Professor Mario Telò (Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade LUISS/Roma). Dias 21, 23, 28 e 30 de agosto de 2017 às 9:20h, Praia de Botafogo, 190 - Auditório 318.

Palestra com a Prof. Marcella Albaine (UNIRIO/UFRJ). Será realizada no dia 30 de agosto de 2017, às 14h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Casa Acervo CPDOC, Sala Audiovisual. Botafogo, Rio de Janeiro.

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro.

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT), nos meses de setembro e outubro de 2017, promoverá o minicurso Trabalhadoras e trabalhadores na História do Brasil. O minicurso é gratuito e voltado para alunas e alunos do ensino médio da rede pública e privada. Inscrições vão até o dia 04 de setembro de 2017. Clique aqui para mais informações.

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e Coordenadoria de Graduação em Administração Pública (FGV/EAESP) convidam para um encontro com o Sociólogo Mario Augusto Medeiros. No dia 05 de setembro de 2017, às 10h. Rua Itapeva, 432, Salão Nobre da EAESP, 4° andar. Bela Vista, São Paulo.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Lista de selecionados já disponível.

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e Coordenadoria de Graduação em Administração Pública (FGV/EAESP) convidam para um encontro com o Cineasta Ugo Giorgetti. No dia 03 de outubro de 2017, às 10h. Rua Itapeva, 474, Auditório da EESP, 6° andar. Bela Vista, São Paulo.

O Laboratório de Estudos de História (LEH) do CPDOC/FGV convida para o ciclo de palestras a ser realizado entre os dias 24 de agosto e 16 de novembro de 2017.
Próxima palestra: 24/08 - Claudiane Torres da Silva - "Temporalidade e contemporaneidade no ensino de História na Educação Básica: quando a História faz sentido".