Cineclube
Qui, 26/04/2018 - 18:10
Fundação Geúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, auditório 1014.
Sessão cineclube
Sobre o evento:

Dando seguimento ao nosso semestre dedicado ao Cinema de Mulheres, o Cineclube FGV de Abril apresenta a temática Violências, exibindo 3 curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher. São eles:

Quem Matou Eloá? (Lívia Perez, 24', 2015): Em 2008, Lindemberg Alves de 22 anos invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. “Quem matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.

Autopsia (Mariana Barreiros, 7', 2016): O filme é uma inspeção de como a cultura e a mídia são responsáveis pela objetificação, desumanização e violência contra a mulher.

O mais barulhento silêncio (Marcela Moreno, 15', 2016): 1 em 4 mulheres será estuprada até o fim da vida. A maioria por um homem próximo. Apesar de muito comuns, essas histórias são secretas e silenciadas. O mais barulhento silêncio é um filme-ensaio composto por quatro relatos de mulheres que foram estupradas por seus parceiros íntimos, homens que elas conheciam. Em um cenário alegórico, elas compartilham suas memórias mais íntimas e dolorosas e refletem sobre o que é ser mulher neste mundo. Este mundo é feito para nós?

Após a sessão, será realizado um debate contando com a presença de Marcela Moreno, diretora do "O mais barulhento silêncio".

Data e local:

26 de abril, às 18:00h.
Fundação Geúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, auditório 1014.

Observações: Entrada gratuita. Não há a necessidade de inscrição prévia. A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, regatas e/ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

A cineasta debate com os alunos da FGV sobre seus filmes de longa-metragem, que incluem Narradores de Javé (2003), O sol do meio-dia (2009) e Era o hotel Cambridge (2016), entre outros.

Apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.

Um encontro voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as. Acontece entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da FGV. Confira a programação. Inscrições abertas

Conversa com o pesquisador de história da arte Evandro Nicolau. Educador do MAC-USP desde 2004, tem mestrado e doutorado em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo. No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo.

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que será ministrado pelas professoras Carolina Gonçalves Alves, doutoranda em Ciências Sociais em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniele Amado, doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenadora de Documentação (FGV CPDOC), Martina Spohr, Doutora em História social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora adjunta (FGV CPDOC) e Vanessa Matheus Cavalcante, doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenadora do Programa de História Oral (PHO)