Qua, 26/04/2017 - 14:30
auditório 1013, prédio sede da FGV
Laboratórios Digitais: um novo conceito na pesquisa e disseminação de acervos eletrônicos em instituições de memória cultural

A aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) aos acervos digitais em instituições acadêmicas e de memória cultural está revolucionando a pesquisa e os modelos de disponibilização de conteúdos eletrônicos para acesso, descrição e reuso.

A apresentação de Aquiles Alencar Brayner vai discutir, a partir de exemplos do Laboratório Digital da British Library (BL Labs) e do projeto de pesquisa “Acervo BNDigital afro-brasileiro” da Biblioteca Nacional, como as metodologias desenvolvidas em laboratórios digitais vêm facilitando a interação que pesquisadores e demais usuários estabelecem com os objetos digitais, oferecendo a estes novas interpretações e possibilidades de uso.

Este é um evento promovido pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC).

SOBRE O PALESTRANTE

Aquiles Alencar Brayner trabalha desde 2006 na British Library como Curador Digital. Atualmente é pesquisador residente na Fundação Biblioteca Nacional para a criação do acervo BNDigital afro-brasileiro.

Graduado em Psicologia pela UFC e em Estudos Latino-Americanos pela Rijks Universiteit Leiden (Holanda). É mestre em Literatura Latino-Americana pela Rijks Universiteit, mestre em Ciências da Informação pela City University de Londres e doutor em Literatura Brasileira pelo King's College London.

DATA E LOCAL:

Dia 26 de abril de 2017, às 14h30.

Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo

ATENÇÃO: O evento foi transferido para o auditório 1013, prédio sede da FGV

Praia de Botafogo, 190, 10º andar, Rio de Janeiro - metrô mais próximo: estação Flamengo (saída pelos fundos)

A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Para informações envie e-mail para suemi.higuchi@fgv.br

COMO CHEGAR:

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo. Dia 29 de maio de 2018, das 09h às 11h, no Auditório do 6ª andar da EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Está aberta a chamada para o próximo número da revista, cujo tema é “Associativismo e Movimentos Sociais”. O prazo de submissão vai até o dia 1º de junho de 2018.

Seminário que tem por objetivo unir professores e estudantes da área para a discussão coletiva de trabalhos e pesquisas. De 06 a 08 de junho. Confira a programação.

A Escola de Ciências Sociais, convida os professores de ensino fundamental e médio para uma conversa sobre docência e práticas educativas no contexto escolar em torno de temas como: ensino interdisciplinar, tecnologia, gênero e sexualidade, desigualdade social, questões étnico-raciais, educação na integração de refugiados, jogos, cinema e audiovisual, patrimônio histórico, entre outros. Os professores interessados devem acessar a notícia e submeter proposta através do formulário até o dia 25 de maio de 2018. Terça-feira, 12 de junho de 2018 - 10:00 às 17:30. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 306

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de junho de 2018, das 18:30 às 21:30h, na Casa Acervo do CPDOC. Inscrições até o dia 15 de maio. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Estão abertas as inscrições para alunos de graduação dos cursos de História e Ciências Sociais que queiram enviar seus trabalhos. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto na sede da FGV, no Rio de Janeiro, visa a disseminação das pesquisas feitas dentro destas duas áreas para toda a comunidade acadêmica. O prazo de envio vai até o dia 25 de junho de 2018. Ouvintes também podem se inscrever.

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018. Convida todos os interessados a inscreverem seus trabalhos até o dia 30 de junho de 2018.