Qua, 26/04/2017 - 14:30
auditório 1013, prédio sede da FGV
Laboratórios Digitais: um novo conceito na pesquisa e disseminação de acervos eletrônicos em instituições de memória cultural

A aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) aos acervos digitais em instituições acadêmicas e de memória cultural está revolucionando a pesquisa e os modelos de disponibilização de conteúdos eletrônicos para acesso, descrição e reuso.

A apresentação de Aquiles Alencar Brayner vai discutir, a partir de exemplos do Laboratório Digital da British Library (BL Labs) e do projeto de pesquisa “Acervo BNDigital afro-brasileiro” da Biblioteca Nacional, como as metodologias desenvolvidas em laboratórios digitais vêm facilitando a interação que pesquisadores e demais usuários estabelecem com os objetos digitais, oferecendo a estes novas interpretações e possibilidades de uso.

Este é um evento promovido pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC).

SOBRE O PALESTRANTE

Aquiles Alencar Brayner trabalha desde 2006 na British Library como Curador Digital. Atualmente é pesquisador residente na Fundação Biblioteca Nacional para a criação do acervo BNDigital afro-brasileiro.

Graduado em Psicologia pela UFC e em Estudos Latino-Americanos pela Rijks Universiteit Leiden (Holanda). É mestre em Literatura Latino-Americana pela Rijks Universiteit, mestre em Ciências da Informação pela City University de Londres e doutor em Literatura Brasileira pelo King's College London.

DATA E LOCAL:

Dia 26 de abril de 2017, às 14h30.

Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo

ATENÇÃO: O evento foi transferido para o auditório 1013, prédio sede da FGV

Praia de Botafogo, 190, 10º andar, Rio de Janeiro - metrô mais próximo: estação Flamengo (saída pelos fundos)

A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Para informações envie e-mail para suemi.higuchi@fgv.br

COMO CHEGAR:

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

A revista discente do Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC convida os interessados para que enviem seus trabalhos (artigos, resenhas e entrevistas). O prazo para submissão é 21 de julho de 2017. Saiba mais.

Entre 9 e 11 de agosto de 2017 será realizado o 3o Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nas dependências do Departamento de Administração da PUC-Rio e é uma promoção conjunta da Brazil Initiative da Brown University e dos Laboratórios de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) e Estudos sobre Instituições (LEI) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). Clique para conferir mais informações.

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Lista de selecionados já disponível.