Sex, 25/09/2020 - 14:30
Eugenia no Brasil: a história continua?

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC convida para o Webinar “Eugenia no Brasil: a história continua?”, com o professor e pesquisador Robert Wegner (FioCruz e PUC-Rio).

A eugenia foi um movimento social e científico que se organizou na primeira metade do século XX em torno da crença de que a nascente ciência da genética poderia resolver problemas sociais e econômicos. O movimento se espalhou pelos mais diversos países, sempre visando o melhoramento “racial” das suas populações nacionais. No Brasil, a eugenia nasceu associada ao movimento sanitarista, mas, na virada da década de 1920, muitos eugenistas condenavam o país por ter uma população pouco homogênea e saudável e sugeriam medidas como a esterilização de doentes mentais e a segregação racial. Com o crescente predomínio no Brasil, a partir dos anos 1930, do elogio à miscigenação como marca da nacionalidade e a partir das revelações dos horrores do holocausto nazista no segundo pós-guerra, a eugenia caiu em descrédito. Hoje, diante do ressurgimento de movimentos políticos de extrema-direita, que levantam a bandeira de um nacionalismo xenofóbico e racista, é necessário indagar em que medida retomam ideais formulados pelo movimento eugênico do início do século XX.

Data e local:
  • Sexta-feira, 25 de setembro de 2020, às 14h30
  • Webinar gratuito. O link será disponibilizado após inscrição

Com María Elvira Diáz-Benítez (Professora do PPGAS/MN/UFRJ) e Zwanga Nyack (Mestrando no PPGAS/MN/UFRJ). Dia 25 de novembro de 2020, às 9h20.

Mesa redonda com os profs. Celso Castro (FGV), Hebe Matos (UFF e UFJF) e Maria Fernanda Rollo (HTC-CFE e NOVA FCSH). Dia 26 de novembro de 2020 às 10h.

O projeto "Café com Arquivo: o documento em debate" realiza sua segunda edição online, com dois encontros, no dia 01 de dezembro. Inscreva-se gratuitamente.