Qui, 25/05/2017 - 14:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1014.
Convite para evento
Sobre o evento:

“Playing fairly – the satiric tradition in football fiction from Spanish America”
This talk explores the satirical legacy in the emerging corpus of literary football fiction from Spanish America. By exploring the intersections between satire and the myth of fair play, I establish how, in recent decades, contemporary authors of football literature have been invoking the discerning trepidations articulated by eminent authors Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares and Mario Benedetti through critiques of practices of exclusion, intimidation, corruption and match fixing. In Spanish America, no figure looms larger over the ugly side of the beautiful game than Borges. In addition to co-authoring with Bioy Casares what some consider an emblematic work of anti-football fiction in “Esse est percipi,” Borges allegedly stated publicly, “El fútbol es popular porque la estupidez es popular (football is popular because stupidity is popular)” and “El fútbol es un deporte de imbéciles (football is an imbecile’s sport).” The use of the satiric mode in “Esse est percipi” offers a prophetic critique of the inherent venality of the spectacle of football, which is exemplified by the plethora of present-day corruption scandals surrounding FIFA and its organization of mega events like the World Cup. Borges’ iconoclast and jocular posturing in the 1960s and 1970s helped to cement his anti-football status in the Latin American football imaginary. Several contemporary authors lay bare the incongruences found in the apparent disdain for football culture through satire, while still paying due homage to Borges’ immense literary stature.

Este evento está sendo organizado pelo Laboratório de Estudos do Esporte (LESP/CPDOC-FGV) e Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ).

Palestra com o professor Shawn Stein, do Dickinson College.

Data e local:

Dia 25 de maio de 2017, às 14h.

Praia de Botafogo, n. 190, 10ª andar, Auditório 1014.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Com a pesquisadora Juliana Luiz (CPDOC). A palestra ocorrerá no dia 29 de março de 2017, às 15h, na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

Com Marco M. Pestana (CAp/INES) e comentários de Samuel Oliveira (CEFET-RJ), dia 30 de março de 2017, às 14h30. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, Auditório 1014, Botafogo, Rio de Janeiro.

Oficina promovida pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário, este ano explorando a temática “Golpes e Revoluções na História”.

Assista aos curta-metragens produzidos nas últimas edições.

A oficina será ministrada pelo Prof. Dr. Mauro Amoroso (UERJ), no dia 31 de março de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1014.

Coordenação de Celso Castro e Adriana Marques. Dia 31 de março, às 14h. Auditório térreo da FGV na Candelária. Rua da Candelária, 6, Centro, Rio de Janeiro.

Autor debate com público universitário a profissão de escritor e a sua produção ficcional. Dia 04 de abril de 2017, às 10h. Salão Nobre da FGV. Rua Itapeva, n. 432, Bela Vista, São Paulo.

O Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra de Marcelo Sain, que será ministrada no dia 07 de abril de 2017, às 14h. UFRJ/Fundão.

As palestras serão ministradas nos dias 30 de março (FGV/CPDOC)  e 10 de abril (UFG) de 2017. Confira a programação completa.

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que acontecerá nos dias 03, 10 e 17 de abril de 2017.  Confira a lista de selecionados.

Confira a programação completa. Coordenação: Marco Aurélio Vannucchi (CPDOC-FGV)

Próxima palestra: Verena Alberti (CPDOC-FGV e UERJ), dia 17 de abril de 2017, às 9:20h, sala 411.

Palestra do professor Shawn Stein, do Dickinson College, dia 25 de maio de 2017, às 10h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1014.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Inscrições de trabalhos até o dia 10 de junho de 2017.

RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News