Qui, 25/05/2017 - 14:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1014.
Convite para evento
Sobre o evento:

“Playing fairly – the satiric tradition in football fiction from Spanish America”
This talk explores the satirical legacy in the emerging corpus of literary football fiction from Spanish America. By exploring the intersections between satire and the myth of fair play, I establish how, in recent decades, contemporary authors of football literature have been invoking the discerning trepidations articulated by eminent authors Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares and Mario Benedetti through critiques of practices of exclusion, intimidation, corruption and match fixing. In Spanish America, no figure looms larger over the ugly side of the beautiful game than Borges. In addition to co-authoring with Bioy Casares what some consider an emblematic work of anti-football fiction in “Esse est percipi,” Borges allegedly stated publicly, “El fútbol es popular porque la estupidez es popular (football is popular because stupidity is popular)” and “El fútbol es un deporte de imbéciles (football is an imbecile’s sport).” The use of the satiric mode in “Esse est percipi” offers a prophetic critique of the inherent venality of the spectacle of football, which is exemplified by the plethora of present-day corruption scandals surrounding FIFA and its organization of mega events like the World Cup. Borges’ iconoclast and jocular posturing in the 1960s and 1970s helped to cement his anti-football status in the Latin American football imaginary. Several contemporary authors lay bare the incongruences found in the apparent disdain for football culture through satire, while still paying due homage to Borges’ immense literary stature.

Este evento está sendo organizado pelo Laboratório de Estudos do Esporte (LESP/CPDOC-FGV) e Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ).

Palestra com o professor Shawn Stein, do Dickinson College.

Data e local:

Dia 25 de maio de 2017, às 14h.

Praia de Botafogo, n. 190, 10ª andar, Auditório 1014.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo. Dia 29 de maio de 2018, das 09h às 11h, no Auditório do 6ª andar da EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Está aberta a chamada para o próximo número da revista, cujo tema é “Associativismo e Movimentos Sociais”. O prazo de submissão vai até o dia 1º de junho de 2018.

Seminário que tem por objetivo unir professores e estudantes da área para a discussão coletiva de trabalhos e pesquisas. De 06 a 08 de junho. Confira a programação.

A Escola de Ciências Sociais, convida os professores de ensino fundamental e médio para uma conversa sobre docência e práticas educativas no contexto escolar em torno de temas como: ensino interdisciplinar, tecnologia, gênero e sexualidade, desigualdade social, questões étnico-raciais, educação na integração de refugiados, jogos, cinema e audiovisual, patrimônio histórico, entre outros. Os professores interessados devem acessar a notícia e submeter proposta através do formulário até o dia 25 de maio de 2018. Terça-feira, 12 de junho de 2018 - 10:00 às 17:30. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 306

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de junho de 2018, das 18:30 às 21:30h, na Casa Acervo do CPDOC. Inscrições até o dia 15 de maio. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Estão abertas as inscrições para alunos de graduação dos cursos de História e Ciências Sociais que queiram enviar seus trabalhos. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto na sede da FGV, no Rio de Janeiro, visa a disseminação das pesquisas feitas dentro destas duas áreas para toda a comunidade acadêmica. O prazo de envio vai até o dia 25 de junho de 2018. Ouvintes também podem se inscrever.

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018. Convida todos os interessados a inscreverem seus trabalhos até o dia 30 de junho de 2018.