Ciclo de palestras “Usos da história oral: debates teóricos e metodológicos”
SOBRE O EVENTO:

A história oral é uma metodologia que pode ser utilizada em projetos de pesquisas de diversas áreas do conhecimento. O objetivo do ciclo de palestras “Usos da história oral: debates teóricos e metodológicos” é que cada palestrante possa expor a sua experiência no uso da história oral em seus trabalhos, suscitando debates acerca das dificuldades, desafios e contribuições encontrados na produção e análise das fontes orais.

PROGRAMAÇÃO:

24 de maio de 2017 - 09:20h às 11:00h
Palestrante: Mauro Amoroso (FEBF/UERJ)

Auditório 1027

Mobilizações, representações e resistências periféricas a partir da História Oral
A atividade debaterá aspectos teóricos, metodológicos e práticos, com ênfase neste último, sobre o uso da técnica da História Oral em três pesquisas distintas: uma sobre cobertura fotojornalística de favelas nos anos 1950 e 1960, outra sobre a construção de lugares de memória na favela do Borel, e a última sobre atuação policial em favelas nos anos 1970 e 1980. Desse modo, além do debate em si sobre a metodologia de pesquisa em questão, serão abordados como a mesma pode ser utilizada para análise crítica da questão urbana, no tocante a referências como direito à cidade, mobilização política e cidadania e estigmas e territórios.

Mauro Amoroso (FEBF/UERJ) é professor da FEBF/UERJ, possui graduação (2005) e mestrado (2006) em História pela Universidade Federal Fluminense, e doutorado (2012) em História pelo CPDOC/FGV. No mestrado, desenvolveu pesquisa sobre representações de favela e fotografia de imprensa, a partir do acervo do Correio da Manhã. No doutorado, realizou estudo sobre a produção e o uso político da memória no morro do Borel. Seus temas de interesse são: os discursos de moradores de favelas sobre o passado e seus usos políticos, a questão da violência urbana a partir do final dos anos 1970, as favelas como campo para elaboração e implementação de projetos políticos, as representações da habitação popular do Rio de Janeiro na cultura visual e ensino de História.

29 de maio de 2017 - 09:20h às 11:00h
Palestrante: Vivian Fonseca (CPDOC/FGV e UERJ)

Auditório 1027

Caminhos pela História Oral: debates metodológicos
Nessa aula serão discutidas questões teóricas e metodológicas na produção e no uso de entrevistas de história oral como fontes históricas. A partir de experiências em projetos de pesquisa distintos, serão cotejados, ainda, possibilidades e desafios relativos à guarda e preservação desses documentos orais e/ou audiovisuais.

Vivian Fonseca (CPDOC/FGV e UERJ) possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas - RJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã), instituição na qual também atua como Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA. É ainda Pesquisadora Plena da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas (FGV), aonde atua também como Coordenadora Institucional do PIBID-FGV História. Desde 2007 é associada ao Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua principalmente na área de História, dialogando com Antropologia e Sociologia com destaque para os seguintes temas: memória, patrimônio, história do esporte, história oral, ensino de história, políticas culturais, identidade, usos políticos do passado e história da capoeira.

DATA E LOCAL

Dias 24 e 29 de maio de 2017, a partir de 09:20h.
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas, auditório 1027. Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

INSCREVA-SE ABAIXO

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Edital para realização de documentários promovido pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC/FGV. Tema deste ano: "Cinema, estética e política". Inscrições até o dia 25 de junho de 2017

As mesas programadas abordarão experiências corporativas latino-americanas e ibéricas. Acontece entre os dias 26 e 27 de junho de 2017, a partir de 9h30, no auditório 908, Fundação Getulio Vargas.

Com os professores Marcos Tourinho e James Cameron, entre os dias 10/07 a 21/07/2017, das 8h às 14h, na Fundação Getulio Vargas, sala 909, Botafogo. Vagas limitadas.

A revista discente do Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC informa que colocou no ar mais uma edição, com o tema "Patrimônio e Museu". Acesse gratuitamente.

A revista discente do Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC convida os interessados para que enviem seus trabalhos (artigos, resenhas e entrevistas). O prazo para submissão é 21 de julho de 2017. Saiba mais.

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Lista de selecionados já disponível.