Ciclo de palestras “Usos da história oral: debates teóricos e metodológicos”
SOBRE O EVENTO:

A história oral é uma metodologia que pode ser utilizada em projetos de pesquisas de diversas áreas do conhecimento. O objetivo do ciclo de palestras “Usos da história oral: debates teóricos e metodológicos” é que cada palestrante possa expor a sua experiência no uso da história oral em seus trabalhos, suscitando debates acerca das dificuldades, desafios e contribuições encontrados na produção e análise das fontes orais.

PROGRAMAÇÃO:

24 de maio de 2017 - 09:20h às 11:00h
Palestrante: Mauro Amoroso (FEBF/UERJ)

Auditório 1027

Mobilizações, representações e resistências periféricas a partir da História Oral
A atividade debaterá aspectos teóricos, metodológicos e práticos, com ênfase neste último, sobre o uso da técnica da História Oral em três pesquisas distintas: uma sobre cobertura fotojornalística de favelas nos anos 1950 e 1960, outra sobre a construção de lugares de memória na favela do Borel, e a última sobre atuação policial em favelas nos anos 1970 e 1980. Desse modo, além do debate em si sobre a metodologia de pesquisa em questão, serão abordados como a mesma pode ser utilizada para análise crítica da questão urbana, no tocante a referências como direito à cidade, mobilização política e cidadania e estigmas e territórios.

Mauro Amoroso (FEBF/UERJ) é professor da FEBF/UERJ, possui graduação (2005) e mestrado (2006) em História pela Universidade Federal Fluminense, e doutorado (2012) em História pelo CPDOC/FGV. No mestrado, desenvolveu pesquisa sobre representações de favela e fotografia de imprensa, a partir do acervo do Correio da Manhã. No doutorado, realizou estudo sobre a produção e o uso político da memória no morro do Borel. Seus temas de interesse são: os discursos de moradores de favelas sobre o passado e seus usos políticos, a questão da violência urbana a partir do final dos anos 1970, as favelas como campo para elaboração e implementação de projetos políticos, as representações da habitação popular do Rio de Janeiro na cultura visual e ensino de História.

29 de maio de 2017 - 09:20h às 11:00h
Palestrante: Vivian Fonseca (CPDOC/FGV e UERJ)

Auditório 1027

Caminhos pela História Oral: debates metodológicos
Nessa aula serão discutidas questões teóricas e metodológicas na produção e no uso de entrevistas de história oral como fontes históricas. A partir de experiências em projetos de pesquisa distintos, serão cotejados, ainda, possibilidades e desafios relativos à guarda e preservação desses documentos orais e/ou audiovisuais.

Vivian Fonseca (CPDOC/FGV e UERJ) possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas - RJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã), instituição na qual também atua como Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA. É ainda Pesquisadora Plena da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas (FGV), aonde atua também como Coordenadora Institucional do PIBID-FGV História. Desde 2007 é associada ao Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua principalmente na área de História, dialogando com Antropologia e Sociologia com destaque para os seguintes temas: memória, patrimônio, história do esporte, história oral, ensino de história, políticas culturais, identidade, usos políticos do passado e história da capoeira.

DATA E LOCAL

Dias 24 e 29 de maio de 2017, a partir de 09:20h.
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas, auditório 1027. Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

INSCREVA-SE ABAIXO

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”.