Convite para evento
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra: "Análise de redes sociais e história."

Esta palestra abordará a aplicação da análise de redes sociais à história. Entendendo que indivíduos e instituições fazem parte de uma rede de relações e laços de natureza dinâmica, esta área emergente abre múltiplas possibilidades à análise dos processos históricos. Na apresentação, serão discutidos conceitos fundamentais, além de ferramentas analíticas e potencialidades no desenvolvimento do trabalho empírico, explorando arquivos documentais, fontes textuais ou orais.

Sobre o palestrante:

Ivo Veiga é pesquisador de história e ciência social com interesses em democratização, revoluções, conflitos, análise institucional comparativa e processos de inovação. Obteve um Bacharelado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e continuou seus estudos na Universidade de Reading, onde completou o Mestrado em Sociologia. Em 2012, obteve seu doutorado em Ciência Política pela University College de Londres. Em seu trabalho, emprega vários métodos para examinar diferentes problemas de pesquisa e enigmas: análise de redes sociais, análise de eventos, análise textual quantitativa e qualitativa, modelos de dados de contagem e análise de correspondência.

Data e local:

Dia 18 de dezembro às 14:00h.

Auditório 1013, FGV, Praia de Botafogo, 190
Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.
A entrada é gratuita, porém é necessária inscrição prévia através do formulário abaixo.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Auditório 1013, FGV, Praia de Botafogo, 190.

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”.