Difusão, acesso e memória: o caso da Brasiliana Fotográfica
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), convida para a palestra "Difusão, acesso e memória: o caso da Brasiliana Fotográfica" com Roberta Zanatta, do Instituto Moreira Salles

A Brasiliana Fotográfica Digital é um repositório voltado para preservação digital e tem por objetivo dar visibilidade, fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos deste gênero documental, abordando-os enquanto fonte primária, mas também enquanto patrimônio digital a ser preservado. A iniciativa é da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles. A ela poderão se vincular, no futuro, outras instituições detentoras de acervos originais de documentos fotográficos referentes ao Brasil.

Roberta Zanatta é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob orientação de Myrian Sepúlveda dos Santos, na linha de pesquisa “Arte, cultura e poder”. Trabalha com organização, preservação e difusão de acervos fotográficos junto ao Instituto Moreira Salles.

Foto retirada da Brasiliana Fotográfica: Baie de Botafogo, Ferrez, Marc, 1843-1923. Direitos autorais: Biblioteca Nacional (Brasil)

Data e local:

18 de outubro de 2017 às 14:00h
Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

A entrada é gratuita, porém é necessária inscrição prévia através do formulário abaixo.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) do CPDOC convida para palestra com Roberta Zanatta, do Instituto Moreira Salles. Dia 18 de outubro de 2017, às 14h, na Casa Acervo. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo.

O Laboratório de Estudos de História (LEH) do CPDOC/FGV convida para o ciclo de palestras a ser realizado entre os dias 24 de agosto e 16 de novembro de 2017.
Próxima palestra: 19 de outubro de 2017 - "Entre fontes e procedimentos de pesquisa: algumas estratégias para o ensino de história no Fundamental II" , com Hélen Queiróz. Fundação Getúlio Vargas, Auditório 1027, às 14h.

Os Laboratórios de estudos da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), LAPES, LEI, LEMT E LEP convidam para o Seminário Gramsci, 80 anos. com Virgínia Fontes (UFF) e Pedro Campos (UFRRJ). No dia 19 de outubro de 2017, às 14:00. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013.

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) do CPDOC/FGV convida para a Mesa com Eliane Vasconcellos (Casa de Rui Barbosa) e Matilde Demétrio dos Santos (UFF) e Helena Bomeny (UERJ). Dia 20 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1014.

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e Coordenadoria de Graduação em Administração Pública (FGV/EAESP) convidam para um encontro com o Cineasta Ugo Giorgetti. No dia 24 de outubro de 2017, às 10h. Rua Itapeva, 474, Auditório da EESP, 6° andar. Bela Vista, São Paulo.

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com a International Development and Public Policy Alliance (IDPPA), realiza a conferência “Beyond Economics: The Stockholm Statement and Setting Global Policy Priorities”. Dias 25 e 26 de outubro, a partir de 9h, inscreva-se para assistir ao vivo pelo nosso canal no Youtube.

Com organização do FGV Opinião e Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), este Workshop é direcionado para alunos e alunas de cursos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política e afins. Inscrilções até o dia 26/10. Praia de Botafogo, nº 190 – Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra com Lívia Monteiro. O evento faz parte da série de palestras promovida pelo Laboratório de Estudos Étnico-Raciais do CPDOC/FGV. Dia 1º de novembro de 2017, às 11h10, sala 318.

O HDRio2018, que acontece entre 9 e 13 de abril de 2018, é uma oportuna ocasião para acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas no campo das Humanidades Digitais. Prazo para submissão: 10 de novembro de 2017.