Qui, 16/03/2017 - 14:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1027.
João Havelange – o poder do futebol
Sobre o evento:

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário “Conversas com João Havelange”, de Ernesto Rodrigues (2014, 90 minutos). Debate com o diretor Ernesto Rodrigues, autor da biografia “Jogo duro: a história de João Havelange” (Editora Record, 2007)

Debatedor: Luiz Guilherme Burlamaqui (Doutorando em História/USP)

Data e local:

Dia 16 de março de 2017, às 14h.

Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Auditório 1027.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Com o semestre dedicado ao Cinema de Mulheres, serão exibidos 3 curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher. São eles: "Quem Matou Eloá?", "Autopsia" e "O mais barulhento silêncio". Após a sessão, debate com a diretora Marcela Moreno. Dia 26 de abril, às 18:00h, auditório 1014. Entrada franca.

A cineasta debate com os alunos da FGV sobre seus filmes de longa-metragem, que incluem Narradores de Javé (2003), O sol do meio-dia (2009) e Era o hotel Cambridge (2016), entre outros.

Apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.

Um encontro voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as. Acontece entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da FGV. Confira a programação. Inscrições abertas

Conversa com o pesquisador de história da arte Evandro Nicolau. Educador do MAC-USP desde 2004, tem mestrado e doutorado em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo. No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo.

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que será ministrado pelas professoras Carolina Gonçalves Alves, doutoranda em Ciências Sociais em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniele Amado, doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenadora de Documentação (FGV CPDOC), Martina Spohr, Doutora em História social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora adjunta (FGV CPDOC) e Vanessa Matheus Cavalcante, doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenadora do Programa de História Oral (PHO)