Sobre o evento:

O Laboratório de Estudos do Turismo convida para a palestra de Leandro Brusadin (UFOP): "História, Turismo e Patrimônio Cultural - o poder dos símbolos no imaginário social". A cultura e suas formas de representação, tal como a tradição, possuem um poder simbólico no imaginário social que é representado pelo patrimônio cultural e praticado pela atividade turística. Essas interlocuções contemporâneas se fazem presentes na composição do patrimônio cultural e o seu aproveitamento para o turismo. A palestra associa a cultura e seu poder simbólico no imaginário social às apropriações do patrimônio e seu uso turístico diante do debate epistemológico de autores como Pierre Bourdieu, Bronislaw Baczko e Eric Hobsbawn. É mister compreender as razões das diversas apropriações do passado, desde a invenção de uma tradição até a incorporação de mitos do passado, em um caminho pelo qual a História reflete as representações desse processo histórico e o Turismo se utiliza disto para melhor compreender a atividade e o comportamento dos turistas e da própria comunidade receptora.  Tais interfaces teóricas serão analisadas por meio da apresentação do estudo do Museu da Inconfidência em Ouro Preto.

Mini-Currículo:

Graduado em Turismo pela PUC de Campinas (2001), Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2005) e Doutor em História pela UNESP - Franca (2011), com pós-doutorado na USP (2015). Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2008, onde atualmente é Vice-Diretor da Escola de Direito, Turismo e Museologia. Professor do Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG. Autor de artigos nas áreas de patrimônio cultural, hospitalidade, história e sociologia do Turismo e dos livros “História, Turismo e Patrimônio Cultural” e “Hospitalidade e Dádiva”.

Data e local:

15 de maio de 2018, às 16h00
Casa Acervo CPDOC (Rua Jornalista orlando Dantas 60, Botafogo, Rio de Janeiro)

Inscreva-se através do formulário abaixo:

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo. Dia 29 de maio de 2018, das 09h às 11h, no Auditório do 6ª andar da EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Está aberta a chamada para o próximo número da revista, cujo tema é “Associativismo e Movimentos Sociais”. O prazo de submissão vai até o dia 1º de junho de 2018.

Seminário que tem por objetivo unir professores e estudantes da área para a discussão coletiva de trabalhos e pesquisas. De 06 a 08 de junho. Confira a programação.

A Escola de Ciências Sociais, convida os professores de ensino fundamental e médio para uma conversa sobre docência e práticas educativas no contexto escolar em torno de temas como: ensino interdisciplinar, tecnologia, gênero e sexualidade, desigualdade social, questões étnico-raciais, educação na integração de refugiados, jogos, cinema e audiovisual, patrimônio histórico, entre outros. Os professores interessados devem acessar a notícia e submeter proposta através do formulário até o dia 25 de maio de 2018. Terça-feira, 12 de junho de 2018 - 10:00 às 17:30. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 306

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de junho de 2018, das 18:30 às 21:30h, na Casa Acervo do CPDOC. Inscrições até o dia 15 de maio. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Estão abertas as inscrições para alunos de graduação dos cursos de História e Ciências Sociais que queiram enviar seus trabalhos. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto na sede da FGV, no Rio de Janeiro, visa a disseminação das pesquisas feitas dentro destas duas áreas para toda a comunidade acadêmica. O prazo de envio vai até o dia 25 de junho de 2018. Ouvintes também podem se inscrever.

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018. Convida todos os interessados a inscreverem seus trabalhos até o dia 30 de junho de 2018.