Convite para evento
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), convida para a palestra "As humanidades digitais na análise de padrões de circulação do mercado médico português quinhentista" com o pesquisador Luís Ribeiro Gonçalves.

Sobre a apresentação:

A expansão portuguesa para territórios em novos continentes contribuiu de forma decisiva para uma crescente circulação de novas terapias e de seus praticantes. Ao mesmo tempo, outros fenômenos como as tensões religiosas contra as comunidades judaicas e mouriscas nos reinos ibéricos ampliou a circulação de profissionais de saúde pela Europa e para os novos continentes.

A apresentação mostrará como o uso de bases de dados prosopográficas, sistemas de informação geográfica (SIGs) e outras ferramentas computacionais ajudam a identificar progressivamente o peso destes fenômenos de circulação no mercado médico português, conjugando as escalas globais com a escala local, para analisar os seus espaços de formação e de exercício da atividade médica.

Sobre o palestrante:

Luís Ribeiro Gonçalves é doutorando no Programa de Doutoramento Interuniversitário em História (PIUDHist) da Universidade de Évora e investigador do CIDEHUS, onde é bolsista. É graduado em Arqueologia e História pela Universidade de Lisboa e mestre em História Medieval. Participa do projeto FCT "Decisão política, necessidades colectivas e afirmação profissional: o Hospital Real de Todos os Santos em perspetiva" e é autor, dentre outros trabalhos, do capítulo "Médicos no regresso da peregrinatio academica: mobilidade e conflito no Portugal Quinhentista", publicado no livro Ciência e Poder na primeira Idade Global (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016), onde analisou a circulação dos médicos quinhentistas durante a sua formação acadêmica.

Data e local:

13 de setembro de 2017 às 14:00h
Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Sala Audiovisual, Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

A entrada é gratuita, porém é necessária inscrição prévia através do formulário abaixo.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e Coordenadoria de Graduação em Administração Pública (FGV/EAESP) convidam para um encontro com o Cineasta Ugo Giorgetti. No dia 03 de outubro de 2017, às 10h. Rua Itapeva, 474, Auditório da EESP, 6° andar. Bela Vista, São Paulo.

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV) convida para a palestra com Antonio Luigi Negro (UFBA) e comentários de Flávio Gomes (UFRJ). No dia 05 de outubro de 2017, às 14:00. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1333. Botafogo, Rio de Janeiro.

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) do CPDOC/FGV convida para a Mesa com Eliane Vasconcellos (Casa de Rui Barbosa) e Matilde Demétrio dos Santos (UFF) e Helena Bomeny (UERJ). Dia 20 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1014.