Sex, 12/05/2017 - 14:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013
O encontro entre Walter Benjamin e o Caboclo da Pedra Preta: o espaço escolar a contrapelo
Sobre o evento:

A partir da ideia da história a contrapelo, pretende-se questionar o ensino conformista da história, eurocentrado até quando fala de africanos e índios, e discutir o racismo epistemológico que fundamenta a intolerância religiosa, inclusive nas escolas, apresentando alternativas para combatê-lo.

Sobre o palestrante:

Luiz Antonio Simas é mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou em parceria com o caricaturista Cássio Loredano, pela editora Folha Seca, o livro O vidente míope, sobre o desenhista J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920. É coautor, ao lado de Alberto Mussa, do ensaio Samba de Enredo, História e arte, lançado pela editora Civilização Brasileira (2010). Em 2012 publicou, na coleção Cadernos de Samba, o livro Portela – tantas páginas belas, pela editora Verso Brasil. Em 2013 lançou, pela Mórula Editorial, Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros, reunindo 41 pequenos ensaios sobre cultura popular carioca de origem africana, originalmente publicados no jornal O Globo. Em 2015 lançou, pela Mórula Editorial, Pra tudo começar na quinta-feira, em parceria com Fábio Fabato. No mesmo ano, lançou o Dicionário da História Social do Samba, pela editora Civilização Brasileira, em parceria com Nei Lopes. Por essa obra ganhou o Prêmio Jabuti de Livro de Não Ficção do Ano, em 2016. É coautor da série de livros Família do Carnaval, sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro. É coautor do livro Roda dos Saberes do Cais do Valongo. Tem diversos artigos sobre a cultura das ruas do Rio de Janeiro publicados em livros, jornais e revistas. Trabalhou como consultor, ao lado de nomes como Ruy Castro, Sérgio Cabral, Jairo Severiano e Hermínio Bello de Carvalho, no processo de criação do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Foi jurado do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval . Foi colunista do jornal O Dia, onde assinou coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolveu o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum. É curador do Fim de Semana do Livro no Porto, festa literária contemplada com o prêmio Porto Maravilha para projetos relevantes na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro de matriz africana, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal.

Data e local:

Dia 12 de maio de 2017, às 14h.

Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013. Botafogo, Rio de Janeiro.

(Sujeito à lotação do auditório)

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O HDRio2018, que acontece entre 9 e 13 de abril de 2018, é uma oportuna ocasião para acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas no campo das Humanidades Digitais. Prazo para submissão: 10 de novembro de 2017 20 de novembro de 2017.

Pallas Editora, a Livraria da Travessa e a autora Ynaê Lopes dos Santos convidam para o lançamento do livro que ocorrerá as 14:30h, no dia 21 de novembro de 2017. Livraria da Travessa, Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Loja 205 - A, Leblon, Rio de Janeiro.

A editora Évora, a Livraria Saraiva e o autor Sérgio Praça convidam para o lançamento do livro "Guerra à Corrupção - Lições da Lava Jato" que ocorrerá no dia 21 de novembro de 2017, às 19:30h, na Saraiva Botafogo Praia Shopping. Praia de Botafogo, 400/Lojas 408 e 409 - Botafogo, Rio de Janeiro.

O Laboratório de Estudos do Esporte – LESP (FGV-CPDOC) convida para palestra com o professor Fernando da Costa Ferreira (Instituto Benjamin Constant) que ocorrerá no dia 22 de novembro de 2017, às 17:00h. Fundação Getúlio Vargas, auditório 415. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Exibição do filme "Memórias de um Rio Fabril", dirigido por Isabel Joffily, Paulo Fontes e Thaís Blank. Após a exibição, haverá debate com os diretores. Dia 24 de novembro de 2017, às 14:30h. Fundação Geúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, auditório 1027.

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para o seminário que ocorrerá no dia Dia 28 de novembro de 2017, às 10h, na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para o seminário que ocorrerá no dia Dia 29 de novembro de 2017, às 14h, na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

O Laboratório de Estudos Étnico-Raciais (LEER) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) e o Grupo Cultura Negra no Atlântico (CULTNA) convidam a todos para o evento que ocorrerá no dia 26 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, sala 537. Evento adiado para o dia 07 de dezembro de 2017.

O Laboratórios de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CPDOC) convida para a palestra com a professora Isabella Trindade Menezes (IFRJ - Faculdade de Educação de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), doutoranda do CPDOC-FGV, seguida de debate com o torcedor Luiz Gustavo Noy, ex-presidente da Fúria Jovem do Botafogo. No dia 13 de dezembro de 2017, às 14:00h, na Fundação Getúlio Vargas, auditório 1027. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Com a presença de Ivo Veiga, no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.