Sex, 12/05/2017 - 14:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013
O encontro entre Walter Benjamin e o Caboclo da Pedra Preta: o espaço escolar a contrapelo
Sobre o evento:

A partir da ideia da história a contrapelo, pretende-se questionar o ensino conformista da história, eurocentrado até quando fala de africanos e índios, e discutir o racismo epistemológico que fundamenta a intolerância religiosa, inclusive nas escolas, apresentando alternativas para combatê-lo.

Sobre o palestrante:

Luiz Antonio Simas é mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou em parceria com o caricaturista Cássio Loredano, pela editora Folha Seca, o livro O vidente míope, sobre o desenhista J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920. É coautor, ao lado de Alberto Mussa, do ensaio Samba de Enredo, História e arte, lançado pela editora Civilização Brasileira (2010). Em 2012 publicou, na coleção Cadernos de Samba, o livro Portela – tantas páginas belas, pela editora Verso Brasil. Em 2013 lançou, pela Mórula Editorial, Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros, reunindo 41 pequenos ensaios sobre cultura popular carioca de origem africana, originalmente publicados no jornal O Globo. Em 2015 lançou, pela Mórula Editorial, Pra tudo começar na quinta-feira, em parceria com Fábio Fabato. No mesmo ano, lançou o Dicionário da História Social do Samba, pela editora Civilização Brasileira, em parceria com Nei Lopes. Por essa obra ganhou o Prêmio Jabuti de Livro de Não Ficção do Ano, em 2016. É coautor da série de livros Família do Carnaval, sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro. É coautor do livro Roda dos Saberes do Cais do Valongo. Tem diversos artigos sobre a cultura das ruas do Rio de Janeiro publicados em livros, jornais e revistas. Trabalhou como consultor, ao lado de nomes como Ruy Castro, Sérgio Cabral, Jairo Severiano e Hermínio Bello de Carvalho, no processo de criação do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Foi jurado do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval . Foi colunista do jornal O Dia, onde assinou coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolveu o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum. É curador do Fim de Semana do Livro no Porto, festa literária contemplada com o prêmio Porto Maravilha para projetos relevantes na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro de matriz africana, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal.

Data e local:

Dia 12 de maio de 2017, às 14h.

Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013. Botafogo, Rio de Janeiro.

(Sujeito à lotação do auditório)

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo. Dia 29 de maio de 2018, das 09h às 11h, no Auditório do 6ª andar da EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Está aberta a chamada para o próximo número da revista, cujo tema é “Associativismo e Movimentos Sociais”. O prazo de submissão vai até o dia 1º de junho de 2018.

Seminário que tem por objetivo unir professores e estudantes da área para a discussão coletiva de trabalhos e pesquisas. De 06 a 08 de junho. Confira a programação.

A Escola de Ciências Sociais, convida os professores de ensino fundamental e médio para uma conversa sobre docência e práticas educativas no contexto escolar em torno de temas como: ensino interdisciplinar, tecnologia, gênero e sexualidade, desigualdade social, questões étnico-raciais, educação na integração de refugiados, jogos, cinema e audiovisual, patrimônio histórico, entre outros. Os professores interessados devem acessar a notícia e submeter proposta através do formulário até o dia 25 de maio de 2018. Terça-feira, 12 de junho de 2018 - 10:00 às 17:30. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 306

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de junho de 2018, das 18:30 às 21:30h, na Casa Acervo do CPDOC. Inscrições até o dia 15 de maio. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Estão abertas as inscrições para alunos de graduação dos cursos de História e Ciências Sociais que queiram enviar seus trabalhos. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto na sede da FGV, no Rio de Janeiro, visa a disseminação das pesquisas feitas dentro destas duas áreas para toda a comunidade acadêmica. O prazo de envio vai até o dia 25 de junho de 2018. Ouvintes também podem se inscrever.

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018. Convida todos os interessados a inscreverem seus trabalhos até o dia 30 de junho de 2018.