Sex, 12/05/2017 - 14:00
Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013
O encontro entre Walter Benjamin e o Caboclo da Pedra Preta: o espaço escolar a contrapelo
Sobre o evento:

A partir da ideia da história a contrapelo, pretende-se questionar o ensino conformista da história, eurocentrado até quando fala de africanos e índios, e discutir o racismo epistemológico que fundamenta a intolerância religiosa, inclusive nas escolas, apresentando alternativas para combatê-lo.

Sobre o palestrante:

Luiz Antonio Simas é mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou em parceria com o caricaturista Cássio Loredano, pela editora Folha Seca, o livro O vidente míope, sobre o desenhista J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920. É coautor, ao lado de Alberto Mussa, do ensaio Samba de Enredo, História e arte, lançado pela editora Civilização Brasileira (2010). Em 2012 publicou, na coleção Cadernos de Samba, o livro Portela – tantas páginas belas, pela editora Verso Brasil. Em 2013 lançou, pela Mórula Editorial, Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros, reunindo 41 pequenos ensaios sobre cultura popular carioca de origem africana, originalmente publicados no jornal O Globo. Em 2015 lançou, pela Mórula Editorial, Pra tudo começar na quinta-feira, em parceria com Fábio Fabato. No mesmo ano, lançou o Dicionário da História Social do Samba, pela editora Civilização Brasileira, em parceria com Nei Lopes. Por essa obra ganhou o Prêmio Jabuti de Livro de Não Ficção do Ano, em 2016. É coautor da série de livros Família do Carnaval, sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro. É coautor do livro Roda dos Saberes do Cais do Valongo. Tem diversos artigos sobre a cultura das ruas do Rio de Janeiro publicados em livros, jornais e revistas. Trabalhou como consultor, ao lado de nomes como Ruy Castro, Sérgio Cabral, Jairo Severiano e Hermínio Bello de Carvalho, no processo de criação do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Foi jurado do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval . Foi colunista do jornal O Dia, onde assinou coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolveu o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum. É curador do Fim de Semana do Livro no Porto, festa literária contemplada com o prêmio Porto Maravilha para projetos relevantes na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro de matriz africana, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal.

Data e local:

Dia 12 de maio de 2017, às 14h.

Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013. Botafogo, Rio de Janeiro.

(Sujeito à lotação do auditório)

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Palestra do professor Shawn Stein, do Dickinson College, dia 25 de maio de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1014.

Aula aberta com a profª Jane Russo (IMS-UERJ). Dia 26 de maio de 2017, às 10h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 420, Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra com Fernando Teixeira da Silva (UNICAMP) e comentários de Elina Pessanha (UFRJ). Dia 26 de maio de 2017, às 14h. Na Avenida Rui Barbosa, 762 - Flamengo.

Dia 24 de maio, "Mobilizações, representações e resistências periféricas a partir da História Oral", com Mauro Amoroso (FEBF/UERJ). Dia 29 de maio, "Caminhos pela História Oral: debates metodológicos", com Vivian Fonseca (CPDOC/FGV e UERJ). Sempre às 9h20, no auditório 1027, Fundação Getulio Vargas.

Palestra com Raphael Rajão Ribeiro (doutorando PPHPBC/FGV).Dia 12 de junho de 2017, às 16h, sala 207, Bloco P, Campus Gragoatá, Universidade Federal Fluminense (UFF)

As mesas programadas abordarão experiências corporativas latino-americanas e ibéricas. Acontece entre os dias 26 e 27 de junho de 2017, a partir de 9h30, no auditório 908, Fundação Getulio Vargas.

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas convida para o I Seminário “Novas perspectivas sobre o Corporativismo”, que abordará experiências corporativas latino-americanas e ibéricas, nos dias 26 e 27 de junho de 2017, na Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas, auditório 908. Botafogo, Rio de Janeiro.

A revista discente do Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC convida os interessados para que enviem seus trabalhos (artigos, resenhas e entrevistas). O prazo para submissão é 21 de julho de 2017. Saiba mais.

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Inscrições de trabalhos até o dia 10 de junho de 2017.