Estágio na Coordenação de Documentação

Agradecemos a todos os inscritos na seleção para estágio no Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC. Divulgamos abaixo os nomes dos selecionados para a etapa de entrevista. Em breve entraremos em contato por email para agendar data e horário.

• Clara Alves Nery-Brandão
  • Clara Sasse Bonan
  • Fernanda Legey
  • Gabriel Guimarães de Souza
  • Jefferson Jackson Silva Junior
  • João Paulo de Oliveira Brito
  • João Pedro Baraúna da Costa
  • Julia Rocha Pitta Chacur
  • Lucas Lourenço Rodrigues
  • Lucas Vinicios Albuquerque Pípolos
  • Luíza Nascimento Ferreira Lopes

(atualização: 01/03/2018)

O Núcleo de Audiovisual e Documentário seleciona estagiário(a) para integrar sua equipe.
Cursando até o 6° período de Ciências Sociais, História. - C.R. igual ou superior a 7,0;

Requisitos indispensáveis:

Ter interesse pelo universo do audiovisual e da pesquisa acadêmica.

Atividades:

- Gravações e edições de entrevistas realizadas no âmbito dos diferentes projetos desenvolvidos pelo CPDOC e voltadas para divulgação do acervo e/ou produção de documentários
- Apoio à produção de eventos organizados pelo Núcleo.
- Envolvimento nos diferentes projetos de pesquisa realizados pelo Núcleo

Outras informações:

Carga horária de 4h diárias, não incluindo horário de almoço.
Bolsa auxílio: R$ 420,00 + auxílio transporte (residência/FGV/residência) + refeição (Linha Básica) no local.
Local de estágio: Botafogo.

Período de inscrições:

Até 23h59 do dia 5 de março 26 de fevereiro de 2018. INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Os selecionados serão chamados para entrevista em data e horário a ser agendados.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

A cineasta debate com os alunos da FGV sobre seus filmes de longa-metragem, que incluem Narradores de Javé (2003), O sol do meio-dia (2009) e Era o hotel Cambridge (2016), entre outros.

Apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.

Um encontro voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as. Acontece entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da FGV. Confira a programação. Inscrições abertas

Conversa com o pesquisador de história da arte Evandro Nicolau. Educador do MAC-USP desde 2004, tem mestrado e doutorado em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo. No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo.

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que será ministrado pelas professoras Carolina Gonçalves Alves, doutoranda em Ciências Sociais em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniele Amado, doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenadora de Documentação (FGV CPDOC), Martina Spohr, Doutora em História social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora adjunta (FGV CPDOC) e Vanessa Matheus Cavalcante, doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenadora do Programa de História Oral (PHO)