A- A+

Acontece no CPDOC

      << VOLTAR

  

Seleção de professor horista - História da América II

NOVO:
Informamos que Izabel Priscila Pimentel da Silva foi aprovada no processo de seleção para professor horista da disciplina História da América II.

 

A Escola de Ciências Sociais / CPDOC da FGV-RJ informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor horista para a disciplina História da América II, a ser ministrada no segundo semestre letivo do ano de 2017, com início no dia 31/07.

Os candidatos deverão apresentar experiência docente ou de pesquisa na área de concentração História e comprovante de titulação acadêmica (mestrado ou doutorado). Os interessados devem enviar link para CV Lattes e uma proposta de programa/bibliografia para o curso em questão prevendo a programação diária de atividades acadêmicas (32 aulas de 100 minutos e duas avaliações) até o dia 23/06, para o endereço eletrônico graduacaocpdoc@fgv.br. No assunto do e-mail devem indicar a disciplina (História da América II) para a qual estão se inscrevendo. A montagem deste curso deve ser norteada pelos princípios básicos expressos na ementa e nos objetivos destacados abaixo. A seleção consistirá de avaliação do material e entrevista com os candidatos selecionados, a ser realizada entre os dias 27 e 29 de junho. As datas e horários de entrevistas serão informados no site do CPDOC, e é de responsabilidade do candidato verificar as informações.

Baixe o edital em PDF

 

História da América II

Ementa

Os processos de independência das Américas; Formação e Consolidação do Estados Nacionais Hispano-Americanos: as estruturas de poder e os projetos de construção da Nação; As bases republicanas dos Estados Unidos da América; A Guerra Civil Americana; A crise dos Estados Nacionais Oligárquicos hispano-americanos e o exemplo da Revolução Mexicana; os populismos latino-americanos; A América Latina e os Estados Unidos: “big stick”, “boa vizinhança” e Guerra Fria; Ideias sobre modernização, desenvolvimento e dependência na América Latina; A Revolução Cubana e seus desdobramentos; Os anos de chumbo e as ditaduras militares dos anos 1970; Redemocratização e movimento sociais na América Latina; Da guinada neoliberal dos anos 90 aos governos de esquerda no início do século 21; prática de ensino em História da América.

Objetivos

O objetivo desta disciplina é oferecer aos estudantes uma introdução à história social, cultural e política da América na segunda metade do século XIX e no século XX. Alternando o exame de eventos históricos fundamentais com a análise de temas e debates centrais da história americana, o curso fornecerá um panorama de como, de um lado a América Latina vem sendo continuamente “(re)inventada” política e culturalmente neste período. As tensas e densas relações dos países da região com as potencias internacionais, em particular com os Estados Unidos, também deverão ser abordadas. Embora procure abarcar os fenômenos e processos históricos que atravessam a região como um todo, o curso procurará estar atento à grande diversidade e heterogeneidade que igualmente caracterizam os países da América. Espera-se também refletir e exercitar a prática docente no tema.

Bibliografia Básica

  • PEREIRA, Anthony. Ditadura e repressão. O autoritarismo e o estado de direito no Brasil, no Chile e na Argentina. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
  • DONGHI, Tulio H. História da América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989
  • ROLLEMBERG, Denise e QUADRAT, Samantha Viz. A construção social dos regimes autoritários. Legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Brasil e América Latina. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.

Bibliografia Complementar

  • ROMERO, Luís Alberto. História contemporânea da Argentina. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2006.
  • PRADO, Maria Ligia Coelho. A Formação das Nações Latino-Americanas. 3. ed. São Paulo: Atual, 1987.
  • MORSE, Richard. O espelho de Próspero: culturas e idéias nas Américas. São Paulo, Cia. das Letras, 1988.
  • BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A Revolução Mexicana. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
  • KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

CALENDÁRIO DE EVENTOS

«  
  »
D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 

NOTÍCIAS E EVENTOS

O Laboratório de Estudos dos Mundos do trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV) convida para a palestra "Can the Subaltern vote? Trump 2016 and the Construction of the White Working Class" com o Professor Leon Fink. A palestra será ministrada em inglês, no dia 18 de agosto de 2017, às 11h. Sala F502 do Prédio Cardeal Frings na PUC-Rio.

A Revista Estudos Históricos (REH) seleciona estagiário (a) matriculado nos cursos de Ciências Sociais, História, Comunicação, Jornalismo, Letras ou Editoração até o quinto período. Clique para mais informações.

A aula acontecerá no dia 22 de agosto de 2017, às 18:30h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 306, Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra com Rafael Loris (University Of Denver) e comentários de Alexandre Fortes (UFRRJ), no dia 23 de agosto de 2017, às 14:00h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro. Auditório 1333. 

O Laboratório de Estudos sobre Militares da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), convida para as apresentações com os professores Júlio César Gomes (FMU/Centro Universitário Estácio de São Paulo) e Thaís Melo (Mestre PPHPBC/CPDOC). No dia 24 de agosto, rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Auditório. Às 14:30h.

O curso será ministrado em inglês pelo Professor Mario Telò (Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade LUISS/Roma). Dias 21, 23, 28 e 30 de agosto de 2017 às 9:20h, Praia de Botafogo, 190 - Auditório 318. 

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro. 

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Lista de selecionados já disponível.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness