Seleção de professor horista - História da América II

NOVO:
Informamos que Izabel Priscila Pimentel da Silva foi aprovada no processo de seleção para professor horista da disciplina História da América II.

A Escola de Ciências Sociais / CPDOC da FGV-RJ informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor horista para a disciplina História da América II, a ser ministrada no segundo semestre letivo do ano de 2017, com início no dia 31/07.

Os candidatos deverão apresentar experiência docente ou de pesquisa na área de concentração História e comprovante de titulação acadêmica (mestrado ou doutorado). Os interessados devem enviar link para CV Lattes e uma proposta de programa/bibliografia para o curso em questão prevendo a programação diária de atividades acadêmicas (32 aulas de 100 minutos e duas avaliações) até o dia 23/06, para o endereço eletrônico graduacaocpdoc@fgv.br. No assunto do e-mail devem indicar a disciplina (História da América II) para a qual estão se inscrevendo. A montagem deste curso deve ser norteada pelos princípios básicos expressos na ementa e nos objetivos destacados abaixo. A seleção consistirá de avaliação do material e entrevista com os candidatos selecionados, a ser realizada entre os dias 27 e 29 de junho. As datas e horários de entrevistas serão informados no site do CPDOC, e é de responsabilidade do candidato verificar as informações.

Baixe o edital em PDF

História da América II

Ementa

Os processos de independência das Américas; Formação e Consolidação do Estados Nacionais Hispano-Americanos: as estruturas de poder e os projetos de construção da Nação; As bases republicanas dos Estados Unidos da América; A Guerra Civil Americana; A crise dos Estados Nacionais Oligárquicos hispano-americanos e o exemplo da Revolução Mexicana; os populismos latino-americanos; A América Latina e os Estados Unidos: “big stick”, “boa vizinhança” e Guerra Fria; Ideias sobre modernização, desenvolvimento e dependência na América Latina; A Revolução Cubana e seus desdobramentos; Os anos de chumbo e as ditaduras militares dos anos 1970; Redemocratização e movimento sociais na América Latina; Da guinada neoliberal dos anos 90 aos governos de esquerda no início do século 21; prática de ensino em História da América.

Objetivos

O objetivo desta disciplina é oferecer aos estudantes uma introdução à história social, cultural e política da América na segunda metade do século XIX e no século XX. Alternando o exame de eventos históricos fundamentais com a análise de temas e debates centrais da história americana, o curso fornecerá um panorama de como, de um lado a América Latina vem sendo continuamente “(re)inventada” política e culturalmente neste período. As tensas e densas relações dos países da região com as potencias internacionais, em particular com os Estados Unidos, também deverão ser abordadas. Embora procure abarcar os fenômenos e processos históricos que atravessam a região como um todo, o curso procurará estar atento à grande diversidade e heterogeneidade que igualmente caracterizam os países da América. Espera-se também refletir e exercitar a prática docente no tema.

Bibliografia Básica

• PEREIRA, Anthony. Ditadura e repressão. O autoritarismo e o estado de direito no Brasil, no Chile e na Argentina. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
  • DONGHI, Tulio H. História da América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989
  • ROLLEMBERG, Denise e QUADRAT, Samantha Viz. A construção social dos regimes autoritários. Legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Brasil e América Latina. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.

Bibliografia Complementar

• ROMERO, Luís Alberto. História contemporânea da Argentina. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2006.
  • PRADO, Maria Ligia Coelho. A Formação das Nações Latino-Americanas. 3. ed. São Paulo: Atual, 1987.
  • MORSE, Richard. O espelho de Próspero: culturas e idéias nas Américas. São Paulo, Cia. das Letras, 1988.
  • BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A Revolução Mexicana. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.
  • KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”.