Seleção de professor de Ciência Política

A Comissão de Seleção comunica que concluiu seus trabalhos e indica Sérgio Rodrigo Marchiori Praça como o candidato selecionado

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC) informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor de seu quadro principal, em regime de trabalho de tempo integral, com formação em Ciência Política.

Os candidatos deverão ter título de doutor obtido a partir de 2005 e apresentar trajetória de pesquisa e publicações na área de Ciência Política, com mestrado e/ou doutorado na área.

Os interessados deverão enviar até o dia 19/1/2015, para o e-mail juliana.marques@fgv.br, os seguintes documentos: currículo Lattes; link para a dissertação de mestrado e para a tese de doutorado; memorial descritivo de sua trajetória acadêmica, evidenciando a convergência com as linhas de pesquisa e atividades do CPDOC (máximo de 5 páginas); e proposta de pesquisa (máximo de 10 páginas) a ser desenvolvida nos próximos três anos.

Os professores do quadro principal do CPDOC atuam: no magistério de cursos de nível superior, tanto de graduação quanto de pós-graduação; na orientação de trabalhos de alunos; no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas; na participação em atividades relacionadas ao acervo documental e informacional do CPDOC e em pesquisa aplicada, dentro de suas áreas de competência. A cada três anos, são avaliados por uma comissão externa convocada pela Presidência da FGV. Espera-se dos professores do CPDOC a busca pela excelência acadêmica, liderança intelectual, projeção nacional e internacional, e capacidade de inovação. Além dos critérios de caráter mais estritamente acadêmico, ressalte-se também a importância da participação em atividades institucionais e em projetos da FGV, vinculados a interesses e necessidades de agências públicas e da sociedade civil em geral, em consonância com a sua missão institucional.

A seleção consistirá de avaliação do material pela comissão de seleção, entrevista com os candidatos selecionados e oferecimento de uma palestra, atividades que serão realizadas a partir de janeiro de 2014. No caso dos candidatos residentes fora do Rio de Janeiro, buscar-se-á viabilizar a realização dessas atividades via internet.

O candidato selecionado deverá ser contratado até o final do primeiro semestre de 2015 para trabalhar em regime de 40 horas/tempo integral, incompatível com outro vínculo empregatício. O salário inicial será entre R$ 10.461,56 e R$ 11.865,77 (reajustáveis em maio de 2015), a depender de avaliação da senioridade e da experiência do professor selecionado.

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2014.

Celso Castro
Diretor do CPDOC

Destinado ao público interessado em saber quais são as principais estratégias de liderança política e sob quais circunstâncias elas funcionam. Acontece entre 25 de janeiro e 2 de fevereiro, das 9 às 12 horas. Inscrições até o dia 11 de janeiro de 2021. Saiba mais.

A Escola de Ciências Sociais por meio do Laboratório de Pensamento Social (LAPES) convida para a aula aberta com o prof. Robert Wegner (Fiocrcuz, PUC-Rio). Dia 18 de março de 2021, às 11h. Inscrições gratuitas.