Professor horista para a disciplina História do Brasil Monárquico

Candidato selecionado:

• Andrea Slemian

EDITAL:

Chamada pública para processo seletivo

A Escola Superior de Ciências Sociais / CPDOC/FGV informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor horista para a disciplina História do Brasil Monárquico, a ser ministrada no primeiro semestre letivo do ano de 2010

Os candidatos deverão apresentar experiência docente ou de pesquisa na área de concentração História do Brasil do século XIX e comprovante de titulação acadêmica (mestrado ou doutorado). Os interessados deverão enviar um breve memorial acadêmico acompanhado de currículo e de uma proposta de programa/bibliografia para o curso em questão - prevendo a programação diária de atividades acadêmicas (28 sessões de 100 minutos). A montagem deste curso deve ser norteada pelos princípios básicos expressos na ementa e nos objetivos destacados abaixo

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

História do Brasil Monárquico

• Ementa: A transplantação da corte portuguesa para o continente americano; Recrutamento e formação das elites luso-brasileiras; O processo político da independência; A gênese do modelo de Império; Construção do aparato legal e político para o Estado Monárquico Brasileiro; Fragmentação e conflito no período regencial; As bases da estabilização econômica e política do Império: o projeto Saquarema; O Poder Moderador e a dinâmica política imperial; Os limites do liberalismo brasileiro: o trabalho escravo e a participação política; A formação das elites e do patronato político brasileiro; A política externa e as questões militares e diplomáticas na região platina; A questão étnica no Brasil oitocentista; A transição rumo ao trabalho livre; A economia cafeeira no final do século XIX; A crise política do modelo imperial e as alternativas políticas nas décadas finais do século XIX.

• Objetivos: O objetivo deste curso é a compreensão das transformações sociais, políticas e econômicas que propiciaram a construção de um Estado Nacional autônomo nas terras da América Portuguesa. Serão discutidos os projetos políticos associados à transplantação da Corte Lusa para o Rio de Janeiro, em especial a idéia de fundação de um Império em terras sul-americanas. Será investigada a influência decisiva deste modelo na condução do processo de independência e de fundação política do Estado imperial brasileiro. Será problematizada a dificuldade de condução do projeto de unidade territorial e estabilidade política em um ambiente marcado por tendências centrífugas baseadas nos ideais de autonomia local. A estabilidade do Império, conduzida a partir do projeto Saquarema, será analisada face às contradições sociais, políticas e econômicas do liberalismo no Brasil. Finalmente, se buscará uma análise dos fatores que engendraram a crise política e econômica que implicou na derrocada do modelo imperial.

Destinado ao público interessado em saber quais são as principais estratégias de liderança política e sob quais circunstâncias elas funcionam. Acontece entre 25 de janeiro e 2 de fevereiro, das 9 às 12 horas. Inscrições até o dia 11 de janeiro de 2021. Saiba mais.

A Escola de Ciências Sociais por meio do Laboratório de Pensamento Social (LAPES) convida para a aula aberta com o prof. Robert Wegner (Fiocrcuz, PUC-Rio). Dia 18 de março de 2021, às 11h. Inscrições gratuitas.