PROGRAMA DE HISTÓRIA ORAL DO CPDOC NO GLOBO UNIVERSIDADE

Programa exibido no dia 2 de outubro de 2010

O Globo Universidade, deste sábado, 2 de outubro, aborda a história oral, um método de pesquisa cujo ponto de partida é a gravação em áudio ou vídeo das experiências e memórias de pessoas comuns ou de personalidades, cujos relatos são testemunhos importantes para a compreensão de acontecimentos passados. A repórter Lizandra Trindade acompanha o trabalho do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), do Rio de Janeiro.

Criado em 1975, o Programa de História Oral do CPDOC/FGV possui mais de cinco mil horas de entrevistas gravadas e é fonte de informações para historiadores e pesquisadores do Brasil e do exterior. O acervo, todo digitalizado, segue padrões internacionais de qualidade de gravação e de preservação. Além do conjunto de depoimentos, o projeto também desenvolve pesquisas e promove cursos de graduação e pós-graduação.

A professora Verena Alberti, da disciplina Metodologia de História Oral (FGV), estuda a trajetória do Movimento Negro no Brasil. Seu recorte começa na década de 1970 e chega aos tempos atuais. Através do relato dos principais articulistas, ela colheu informações importantes para entender os aspectos políticos, sociais e a própria estrutura do racismo em nosso país. “A história oral”, explica, “permite uma relação muito próxima com o objeto estudado, visto que as pequenas narrativas pessoais ajudam a compreender melhor o passado.”

Este método de pesquisa, no entanto, é complexo e exige rigor científico e dedicação. Os pesquisadores estudam o assunto, selecionam os entrevistados e avaliam suas vidas e os fatos a elas relacionados. “Fazer história oral não é pegar um gravador e sair pedindo às pessoas que contem casos. O foco não é construir um espelho da realidade. Na verdade, as narrativas necessitam de interpretação. As memórias falham, por isso, não se deve ser inocente em relação à fonte ou à metodologia”, avisa a professora Verena.

No quadro Fora de Série, o programa entrevista Luana Oliveira, mestranda em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela pesquisa os grupos de jongos, calangos e folias do Rio de Janeiro. No Toque de Mestre, a professora Marina Cavalcanti, da disciplina Bens Culturais (FGV), explica as características de um bom historiador. No Mérito Acadêmico, vamos conhecer a professora Regina Abreu, do Programa de Pós-Graduação e Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ela estuda os museus comunitários. No Eu Amo Meu Trabalho, a presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Rosa Maria Araújo, explica porque escolheu a carreira de historiadora.

O Globo Universidade leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico brasileiro. O programa é exibido aos sábados, às 7h, na Rede Globo; às 13h30, no Canal Futura; e às 15h30, na Globo News. No Futura, é possível assisti-lo mais duas vezes: nas quartas-feiras às 15h10 e nas quintas-feiras, às 3h. As edições também estão disponíveis na íntegra no site

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

A Revista Estudos Históricos (REH) seleciona estagiário (a) matriculado nos cursos de Ciências Sociais, História, Comunicação, Jornalismo, Letras ou Editoração até o quinto período. Clique para mais informações.

A aula acontecerá no dia 22 de agosto de 2017, às 18:30h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 306, Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra com Rafael Loris (University Of Denver) e comentários de Alexandre Fortes (UFRRJ), no dia 23 de agosto de 2017, às 14:00h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro. Auditório 1333.

O Laboratório de Estudos sobre Militares da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), convida para as apresentações com os professores Júlio César Gomes (FMU/Centro Universitário Estácio de São Paulo) e Thaís Melo (Mestre PPHPBC/CPDOC). No dia 24 de agosto, rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Auditório. Às 14:30h.

O curso será ministrado em inglês pelo Professor Mario Telò (Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade LUISS/Roma). Dias 21, 23, 28 e 30 de agosto de 2017 às 9:20h, Praia de Botafogo, 190 - Auditório 318.

Palestra com a Prof. Marcella Albaine (UNIRIO/UFRJ). Será realizada no dia 30 de agosto de 2017, às 14h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Casa Acervo CPDOC, Sala Audiovisual. Botafogo, Rio de Janeiro.

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Lista de selecionados já disponível.

O Laboratório de Estudos de História (LEH) do CPDOC/FGV convida para o ciclo de palestras a ser realizado entre os dias 24 de agosto e 16 de novembro de 2017.
Próxima palestra: 24/08 - Claudiane Torres da Silva - "Temporalidade e contemporaneidade no ensino de História na Educação Básica: quando a História faz sentido".