PROGRAMA DE HISTÓRIA ORAL DO CPDOC NO GLOBO UNIVERSIDADE

Programa exibido no dia 2 de outubro de 2010

O Globo Universidade, deste sábado, 2 de outubro, aborda a história oral, um método de pesquisa cujo ponto de partida é a gravação em áudio ou vídeo das experiências e memórias de pessoas comuns ou de personalidades, cujos relatos são testemunhos importantes para a compreensão de acontecimentos passados. A repórter Lizandra Trindade acompanha o trabalho do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), do Rio de Janeiro.

Criado em 1975, o Programa de História Oral do CPDOC/FGV possui mais de cinco mil horas de entrevistas gravadas e é fonte de informações para historiadores e pesquisadores do Brasil e do exterior. O acervo, todo digitalizado, segue padrões internacionais de qualidade de gravação e de preservação. Além do conjunto de depoimentos, o projeto também desenvolve pesquisas e promove cursos de graduação e pós-graduação.

A professora Verena Alberti, da disciplina Metodologia de História Oral (FGV), estuda a trajetória do Movimento Negro no Brasil. Seu recorte começa na década de 1970 e chega aos tempos atuais. Através do relato dos principais articulistas, ela colheu informações importantes para entender os aspectos políticos, sociais e a própria estrutura do racismo em nosso país. “A história oral”, explica, “permite uma relação muito próxima com o objeto estudado, visto que as pequenas narrativas pessoais ajudam a compreender melhor o passado.”

Este método de pesquisa, no entanto, é complexo e exige rigor científico e dedicação. Os pesquisadores estudam o assunto, selecionam os entrevistados e avaliam suas vidas e os fatos a elas relacionados. “Fazer história oral não é pegar um gravador e sair pedindo às pessoas que contem casos. O foco não é construir um espelho da realidade. Na verdade, as narrativas necessitam de interpretação. As memórias falham, por isso, não se deve ser inocente em relação à fonte ou à metodologia”, avisa a professora Verena.

No quadro Fora de Série, o programa entrevista Luana Oliveira, mestranda em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela pesquisa os grupos de jongos, calangos e folias do Rio de Janeiro. No Toque de Mestre, a professora Marina Cavalcanti, da disciplina Bens Culturais (FGV), explica as características de um bom historiador. No Mérito Acadêmico, vamos conhecer a professora Regina Abreu, do Programa de Pós-Graduação e Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ela estuda os museus comunitários. No Eu Amo Meu Trabalho, a presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Rosa Maria Araújo, explica porque escolheu a carreira de historiadora.

O Globo Universidade leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico brasileiro. O programa é exibido aos sábados, às 7h, na Rede Globo; às 13h30, no Canal Futura; e às 15h30, na Globo News. No Futura, é possível assisti-lo mais duas vezes: nas quartas-feiras às 15h10 e nas quintas-feiras, às 3h. As edições também estão disponíveis na íntegra no site

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) do CPDOC convida para palestra com Roberta Zanatta, do Instituto Moreira Salles. Dia 18 de outubro de 2017, às 14h, na Casa Acervo. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo.

O Laboratório de Estudos de História (LEH) do CPDOC/FGV convida para o ciclo de palestras a ser realizado entre os dias 24 de agosto e 16 de novembro de 2017.
Próxima palestra: 19 de outubro de 2017 - "Entre fontes e procedimentos de pesquisa: algumas estratégias para o ensino de história no Fundamental II" , com Hélen Queiróz. Fundação Getúlio Vargas, Auditório 1027, às 14h.

Os Laboratórios de estudos da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), LAPES, LEI, LEMT E LEP convidam para o Seminário Gramsci, 80 anos. com Virgínia Fontes (UFF) e Pedro Campos (UFRRJ). No dia 19 de outubro de 2017, às 14:00. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013.

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) do CPDOC/FGV convida para a Mesa com Eliane Vasconcellos (Casa de Rui Barbosa) e Matilde Demétrio dos Santos (UFF) e Helena Bomeny (UERJ). Dia 20 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1014.

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e Coordenadoria de Graduação em Administração Pública (FGV/EAESP) convidam para um encontro com o Cineasta Ugo Giorgetti. No dia 24 de outubro de 2017, às 10h. Rua Itapeva, 474, Auditório da EESP, 6° andar. Bela Vista, São Paulo.

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com a International Development and Public Policy Alliance (IDPPA), realiza a conferência “Beyond Economics: The Stockholm Statement and Setting Global Policy Priorities”. Dias 25 e 26 de outubro, a partir de 9h, inscreva-se para assistir ao vivo pelo nosso canal no Youtube.

Com organização do FGV Opinião e Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), este Workshop é direcionado para alunos e alunas de cursos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política e afins. Inscrilções até o dia 26/10. Praia de Botafogo, nº 190 – Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra com Lívia Monteiro. O evento faz parte da série de palestras promovida pelo Laboratório de Estudos Étnico-Raciais do CPDOC/FGV. Dia 1º de novembro de 2017, às 11h10, sala 318.

O HDRio2018, que acontece entre 9 e 13 de abril de 2018, é uma oportuna ocasião para acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas no campo das Humanidades Digitais. Prazo para submissão: 10 de novembro de 2017.