PROGRAMA DE HISTÓRIA ORAL DO CPDOC NO GLOBO UNIVERSIDADE

Programa exibido no dia 2 de outubro de 2010

O Globo Universidade, deste sábado, 2 de outubro, aborda a história oral, um método de pesquisa cujo ponto de partida é a gravação em áudio ou vídeo das experiências e memórias de pessoas comuns ou de personalidades, cujos relatos são testemunhos importantes para a compreensão de acontecimentos passados. A repórter Lizandra Trindade acompanha o trabalho do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), do Rio de Janeiro.

Criado em 1975, o Programa de História Oral do CPDOC/FGV possui mais de cinco mil horas de entrevistas gravadas e é fonte de informações para historiadores e pesquisadores do Brasil e do exterior. O acervo, todo digitalizado, segue padrões internacionais de qualidade de gravação e de preservação. Além do conjunto de depoimentos, o projeto também desenvolve pesquisas e promove cursos de graduação e pós-graduação.

A professora Verena Alberti, da disciplina Metodologia de História Oral (FGV), estuda a trajetória do Movimento Negro no Brasil. Seu recorte começa na década de 1970 e chega aos tempos atuais. Através do relato dos principais articulistas, ela colheu informações importantes para entender os aspectos políticos, sociais e a própria estrutura do racismo em nosso país. “A história oral”, explica, “permite uma relação muito próxima com o objeto estudado, visto que as pequenas narrativas pessoais ajudam a compreender melhor o passado.”

Este método de pesquisa, no entanto, é complexo e exige rigor científico e dedicação. Os pesquisadores estudam o assunto, selecionam os entrevistados e avaliam suas vidas e os fatos a elas relacionados. “Fazer história oral não é pegar um gravador e sair pedindo às pessoas que contem casos. O foco não é construir um espelho da realidade. Na verdade, as narrativas necessitam de interpretação. As memórias falham, por isso, não se deve ser inocente em relação à fonte ou à metodologia”, avisa a professora Verena.

No quadro Fora de Série, o programa entrevista Luana Oliveira, mestranda em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela pesquisa os grupos de jongos, calangos e folias do Rio de Janeiro. No Toque de Mestre, a professora Marina Cavalcanti, da disciplina Bens Culturais (FGV), explica as características de um bom historiador. No Mérito Acadêmico, vamos conhecer a professora Regina Abreu, do Programa de Pós-Graduação e Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ela estuda os museus comunitários. No Eu Amo Meu Trabalho, a presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Rosa Maria Araújo, explica porque escolheu a carreira de historiadora.

O Globo Universidade leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico brasileiro. O programa é exibido aos sábados, às 7h, na Rede Globo; às 13h30, no Canal Futura; e às 15h30, na Globo News. No Futura, é possível assisti-lo mais duas vezes: nas quartas-feiras às 15h10 e nas quintas-feiras, às 3h. As edições também estão disponíveis na íntegra no site

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Com Marco M. Pestana (CAp/INES) e comentários de Samuel Oliveira (CEFET-RJ), dia 30 de março de 2017, às 14h30. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, Auditório 1014, Botafogo, Rio de Janeiro.

Oficina promovida pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário, este ano explorando a temática “Golpes e Revoluções na História”.

Assista aos curta-metragens produzidos nas últimas edições.

A oficina será ministrada pelo Prof. Dr. Mauro Amoroso (UERJ), no dia 31 de março de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1014.

Coordenação de Celso Castro e Adriana Marques. Dia 31 de março, às 14h. Auditório térreo da FGV na Candelária. Rua da Candelária, 6, Centro, Rio de Janeiro.

Autor debate com público universitário a profissão de escritor e a sua produção ficcional. Dia 04 de abril de 2017, às 10h. Salão Nobre da FGV. Rua Itapeva, n. 432, Bela Vista, São Paulo.

O Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM/CPDOC) convida para a palestra de Marcelo Sain, que será ministrada no dia 07 de abril de 2017, às 14h, na Avenida Horácio Macedo, 2151, Prédio da Faculdade de Letras, Bloco C, 2º andar, Auditório C1, Cidade Universitária/UFRJ

As palestras serão ministradas nos dias 30 de março (FGV/CPDOC)  e 10 de abril (UFG) de 2017. Confira a programação completa.

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que acontecerá nos dias 03, 10 e 17 de abril de 2017.  Confira a lista de selecionados.

Confira a programação completa. Coordenação: Marco Aurélio Vannucchi (CPDOC-FGV)

Próxima palestra: Verena Alberti (CPDOC-FGV e UERJ), dia 17 de abril de 2017, às 9:20h, sala 411.

Palestra do professor Shawn Stein, do Dickinson College, dia 25 de maio de 2017, às 10h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1014.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Inscrições de trabalhos até o dia 10 de junho de 2017.

RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News