Desafios da Notícia: o jornalismo brasileiro ontem e hoje, de Alzira Alves de Abreu

Desafios da notícia – O jornalismo brasileiro ontem e hoje | Alzira Alves de Abreu | Editora FGV | 228 páginas.

Ao longo de décadas, o nome de Alzira Alves de Abreu conquistou respeito entre os estudiosos da imprensa brasileira. Nada mais justo. Doutora em sociologia pela Universidade Paris V, ela desenvolveu um dos mais consistentes trabalhos de que dispomos sobre o século XX no Brasil e sobre a imprensa, em particular. Entre outras contribuições de valor, é dela a coordenação do projeto de atualização do Dicionário histórico-biográfico brasileiro (1930-1995), realizado no âmbito do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas. A minúcia, a precisão e a abrangência fazem dele um levantamento de qualidade ainda não superada. Além da biografia dos protagonistas da política brasileira da década de 1930 para cá, Alzira Alves de Abreu se interessa também pela imprensa e, na sintonia dessa predileção, escreveu páginas fundamentais, como A imprensa em transição, jornalistas e jornalismo econômico na transição democrática e A imprensa e a queda do governo João Goulart.

Agora, com a publicação deste Desafios da notícia – O jornalismo brasileiro ontem e hoje, o leitor tem acesso a um apanhado panorâmico do estilo – e da “pegada” teórica – dessa pesquisadora da imprensa.

Leia toda a resenha:

Para estudar o jornalismo. De Eugênio Bucci. Publicada na Revista Pesquisa Fapesp, ED. 262 | DEZEMBRO 2017.

Baixe o PDF da resenha

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Com o semestre dedicado ao Cinema de Mulheres, serão exibidos 3 curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher. São eles: "Quem Matou Eloá?", "Autopsia" e "O mais barulhento silêncio". Após a sessão, debate com a diretora Marcela Moreno. Dia 26 de abril, às 18:00h, auditório 1014. Entrada franca.

Um encontro voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as. Acontece entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da FGV. Confira a programação. Inscrições abertas