Núcleo de Audiovisual e Documentário | Oficina de Produção Audiovisual

2a Oficina de Produção Audiovisual do Núcleo de Audiovisual e Documentário FGV/CPDOC

Em agosto de 2015, realizamos a 2a Oficina de Produção Audiovisual do CPDOC, através de um edital público. Oito alunos de cursos de pós-graduação de diferentes estados brasileiros foram selecionados para participar durante uma semana de um laboratório com profissionais e pesquisadores de cinema, entre eles estavam Eduardo Escorel, Joana Nin, Joana Colier e Mônica Kornis. Após essa primeira etapa, os integrantes da Oficina desenvolveram roteiros de documentários tendo como fonte de consulta o acervo do CPDOC. Esses roteiros foram avaliados por uma banca e quatro foram selecionados para serem produzidos pelo Núcleo. Cibele Tenório, Juliana Muylaert, Grimaldo Zachariadhes e Nay Araújo tiveram a oportunidade de realizar um documentário e acompanhar de perto todas as etapas do processo. O filme Almerinda, a luta continua, de Cibele Tenório recebeu o prêmio de melhor filme. Confira abaixo esse e os outros documentários produzidos na Oficina.

Almerinda, a luta continua
(9min) de Cibele Tenório

"Almerinda, a luta continua!" faz um resgate histórico da vida de Almerinda Farias da Gama uma das primeiras militantes feministas brasileiras.

A Bacharel e o Presidente
(7min) de Nay Araújo

A história é muitas vezes contada pelo e sobre o ponto de vista masculino. Às mulheres resta um papel de bastidores. Alzira Vargas do Amaral Peixoto foi uma das mais emblemáticas personagens do cenário político contemporâneo brasileiro, mas a sua história ainda é pouco conhecida.

O Rio das Diretas
(17min) de Grimaldo Zachariadhes

Este Documentário conta a história do movimento pelas Diretas Já no período final da Ditadura Militar, tendo como palco principal o Rio de Janeiro, onde ocorreu o famoso Comício da Candelária.

Sombras Projetadas
(10min) de Juliana Muylaert

Este é um filme sobre o processo de construção do edifício-sede do Ministério de Educação e Saúde no centro do Rio de Janeiro entre 1937 e 1945, especificamente sobre as histórias e tensões envolvidas no processo de construção desse edifício cuja trajetória de edificação coincide com o período do Estado Novo.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais