A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio

<<  JOSÉ MACIA
Jose Macia

José Macia, mais conhecido como Pepe, nasceu em 25 de fevereiro de 1935, no litoral paulista em Santos. Estreou no futebol profissional em 1954, no time do Santos, onde permaneceu durante toda sua a carreira como jogador. Pelo alvinegro paulista, atingiu a marca de 405 gols em 750 partidas disputadas, entrando para a história do Santos como o segundo maior artilheiro do clube, atrás apenas de Pelé. Durante os quinze anos em que esteve no clube, conquistando praticamente todos os títulos possíveis o time liderado por Pelé figura entre os maiores da história do futebol. Venceram em 1962 e 1963 a Taça Libertadores da América e o mundial Interclubes, além de conquistarem quatro Torneios Rio-São Paulo, doze Campeonatos Paulistas e mais seis conquistas nacionais: a Taça Brasil de 1961 a 1965 e o Roberto Gomes Pedrosa de 1968. 

Com a camisa da seleção brasileira, disputou 34 partidas oficiais e marcou um total de 16 gols, tendo feito parte do time que conquistou as Copas do Mundo de 1958 e 1962.

Após encerrar a carreira como jogador, treinou diversos clubes como Fortaleza, Santos, São Paulo e Atlético Paranaense, tendo conquistado o Campeonato Brasileiro de 1986 treinando o São Paulo.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 05.08.2011

  SumarioJoseMacia

Clique para assistir
Bloco
Origens familiares; a infância em São Vicente, São Paulo; o teste para o Santos Futebol Clube; a apreciação pelo futebol.
 
Clique para assistir
Bloco
Os primeiros jogos de futebol em campos de rua, em São Vicente; memórias da infância; a proximidade familiar com a Espanha; aceitação da família em relação a profissão de futebolista.
 
Clique para assistir
Bloco
Ídolos do futebol; acompanhamento do futebol durante a infância; a vocação para atacante; a ida para a equipe titular do Santos Futebol Clube.
 
Clique para assistir
Bloco
A relação dos estudos com a profissão de jogador de futebol; a profissionalização da carreira; a criação do Clube Recreativo Continental, em São Vicente; a atuação no Continental; o treino na Associação Atlética Portuguesa de Santos.
 
Clique para assistir
Bloco
Lembranças sobre a Copa do Mundo de 1954; os primeiros títulos pelo Santos; o Clube Continental na atualidade.
 
Clique para assistir
Bloco
A primeira convocação para jogar na Copa do Mundo; a internacionalização da carreira; a rotina após a entrada como titular da Seleção Brasileira; o fim da carreira como jogador profissional do Santos; a profissão de treinador das equipes de base do Santos.
 
Clique para assistir
Bloco
A Copa do Mundo de 1958; a contusão na Copa da Suécia que impossibilitou a sua participação; a Copa de 1962 e a participação de Garrincha; a segunda contusão na Copa de 1962.
 
Clique para assistir
Bloco
O retorno da Copa de 1958; a carreira no Santos pós 1958; a presença da figura do Pelé no Santos; as expedições internacionais do Santos.
 
Clique para assistir
Bloco
A atuação de Pelé no Santos; a relação de amizade com Pelé; o casamento com Lélia Macia (Dona Lélia).
 
Clique para assistir
10º Bloco
O Campeonato de Futebol Sul Americano de 1959; a excursão do Santos para os Estados Unidos da América em 1968; o convite para jogar Futebol Americano.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A aprendizagem com as táticas de outras seleções; a posição de artilheiro; comparação entre as Copas de 1958 e 1962.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A platéia da Copa do Mundo de 1962; a participação na Seleção Brasileira de 1963; a Copa Roca em 1963; média de gols pela Seleção Brasileira.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A Lua de mel durante a Copa Libertadores da América, na Argentina; momentos de entretenimento nas excursões internacionais; partidas com times internacionais; o fim da participação na Seleção Brasileira.
 
Clique para assistir
14º Bloco
O bicampeonato conquistado pelo Santos pela Libertadores da América; os jogos contra Sport Lisboa e Benfica e Associazione Calcio Milan; o jogo de virada da Taça Intercontinental de 1963 contra o Milan.
 
Clique para assistir
15º Bloco
A tática ofensiva no futebol; gols marcantes na carreira; a partida marcante do Santos contra a Sociedade Esportiva Palmeiras em 1958; a proximidade com o jogador Josep Guardiola.
 
Clique para assistir
16º Bloco
O posicionamento de ponta esquerda; momentos finais da carreira como jogador; a formação em Educação Física; a experiência como técnico de futebol em diversos clubes; a experiência como técnico no Japão.
 
Clique para assistir
17º Bloco
O treinamento de jogadores no Japão; a publicação do livro “Bomba de Alegria”; o acompanhamento do futebol nos dias de hoje; expectativas em relação a Copa do Mundo de 2014; projeções para a atuação da Seleção Brasileira em 2014.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoJoseMacia.pdf

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness