A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio

<<  EMERSON LEÃO
Emerson Leão

Nasceu no dia 11 de julho de 1949, na cidade de Ribeirão Preto – SP. Aos quatorze anos, mudou-se para São José dos Campos. Disputava partidas de várzea e, em seguida, começou a jogar pelo time da Esportiva. Em 1966, tornou-se atleta profissional pelo São José. No ano seguinte, atuou pelo Comercial de Ribeirão Preto. Em 1968, o Palmeiras comprou seu passe, sendo considerado uma jovem promessa.

Na Copa do México, foi convocado como terceiro goleiro. Nos anos 1970, firmou-se como titular da Seleção. No Palmeiras, conquistou o bicampeonato brasileiro, em 1973e 1974. Defendeu a equipe nacional em 81 jogos. Foi titular na Copa da Alemanha de 1974, ocasião em que o país obteve o quarto lugar.

Foi novamente titular na Copa do Mundo de 1978, na Argentina. No ano seguinte, foi contratado pelo Vasco da Gama. Em 1980, transferiu-se para o Grêmio, pelo qual foi campeão gaúcho e campeão brasileiro. Foi reserva na Copa de 1986, no México. Encerrou a carreira no Sport, aos 38 anos. Desde então, atua como treinador, chegando a ter breve passagem pela Seleção Brasileira em 2000.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 07.10.2011

  SumarioEmersonLeao.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; os jogos de futebol na infância, em Ribeirão Preto; a mudança para a cidade de São José dos Campos; o convite para jogar no profissional do São José, aos quatorze anos.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A relação com o futebol como torcedor; a torcida do pai pelo Palmeiras; a torcida pelo Comercial-SP, na infância.
 
Clique para assistir
3º Bloco
O início no futebol; a posição de goleiro; ídolos do futebol na juventude; jogo entre Brasil e a União Soviética, no Pacaembu; a relação com a seleção brasileira no início da carreira.
 
Clique para assistir
4º Bloco
O primeiro contrato profissional; o preconceito na época em relação aos jogadores de futebol; os jogos nas séries inferiores do campeonato paulista; o apoio da mãe.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A transferência para o Palmeiras; convite para ir jogar no Palmeiras quando estava no Comercial-SP; a adaptação ao Palmeiras.
 
Clique para assistir
6º Bloco
O início no Palmeiras; lesão na perna nos primeiros meses no clube; a afirmação como goleiro titular.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A primeira convocação para a seleção brasileira; a troca de técnicos da selecão brasileira, em 70, e a convocação final para a seleção; o impacto da conquista da Copa de 70; a responsabilidade como goleiro.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A Copa do Mundo de 1970, primeira parte; contusão na mão no início da Copa; a questão da ditadura militar no Brasil; a preparação física da seleção, chefiada por Claúdio Coutinho; aprendizado com goleiros estrangeiros.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A Copa do Mundo de 1970, segunda parte; o acompanhamento dos jogos, mesmo fora da reserva; o ambiente da seleção; a simpatia da torcida mexicana em relação à seleção brasileira; o retorno ao Palmeiras.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A Copa do Mundo de 1974; a convocação; a seleção da Holanda; o ambiente da seleção durante a Copa; a experiência como capitão do time.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A repercussão da derrota em 74; a recepção negativa da torcida à seleção; a percepção do povo brasileiro em relação à derrota; o goleiro da seleção alemã de 74, Sepp Maier; o merecimento da conquista da Alemanha em 74.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A relação com o técnico Oswaldo Brandão; a ausência na convocação para a Copa América de 1975; episódio com o juiz Dulcídio Wanderley Boschilia; o relacionamento rotineiro com Oswaldo Brandão no Palmeiras.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A Copa do Mundo de 1978; a eliminação na Copa, apesar da seleção invicta; a hostilidade da torcida argentina; a importância do técnico Cláudio Coutinho.
 
Clique para assistir
14º Bloco
Saída do Palmeiras; passagem pelo Vasco da Gama e pelo Grêmio; a experiência de jogar no Corinthians; breve retorno ao Palmeiras; ida para o Sport de Recife e o término da carreira.
 
Clique para assistir
15º Bloco
As Copas do Mundo de 82 e 86; o desconhecimento da razão porque não foi convocado para a Copa de 82; a convocação para a Copa de 86, novamente sob o comando de Telê Santana; a participação no sindicato de jogadores.
 
Clique para assistir
16º Bloco
A carreira como técnico; a controvérsia sobre o campeonato brasileiro de 87; a Portuguesa –SP; a experiência como treinador no Japão; a passagem pela seleção brasileira.
 
Clique para assistir
17º Bloco
Perspectivas para a Copa de 2014; o grande número de jogadores estrangeiros atuando no Brasil; os desafios da seleção brasileira atualmente; defesas memoráveis que fez ao longo da carreira.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoEmersonLeao.pdf

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness