A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<< DINO SANI
Dino Sani

Dino Sani nasceu na cidade de São Paulo, em 23 de maio de 1932. Iniciou a carreira profissional pelo Palmeiras em 1950, passando também pelo XV de Jaú-SP e pelo Comercial-SP. Em 1954 foi contratado pelo São Paulo, onde se firmou como um dos maiores volantes da história do clube. A atuação pelo São Paulo resultou na convocação para a Copa do Mundo de 1958, onde fez parte da campanha do primeiro título mundial da seleção brasileira.

Atuou pelo São Paulo até 1961, quando iniciou sua carreira internacional no Boca Juniors da Argentina, ficou no clube de abril a novembro e se transferiu para o AC Milan – Itália. Neste último conquistou o Campeonato Italiano 1961/1962, além da prestigiada Liga dos Campeões da Europa 1962/1963. Retornou ao Brasil em 1964 para jogar pelo Corinthians, onde obteve seu último título como jogador, o conturbado Torneio Rio-São Paulo de 1966, antes de se aposentar no ano de 1968, aos 36 anos de idade.

Após encerrar a carreira tornou-se técnico de futebol, dirigindo times como Corinthians, Palmeiras, Internacional-RS, Flamengo, Coritiba, Peñarol do Uruguai e a seleção do Catar. Como técnico conquistou títulos como o tri-campeonato gaúcho 1971-1972-1973 treinando o Internacional e o bi-campeonato uruguaio 1978-1979 pelo Peñarol.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 3.06.2011

  SumarioDinoSani.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Primeiros contatos com o futebol; origens familiares; proximidade com o Palmeiras e entrada no time infantil do clube; saída do Palmeiras.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O futebol de várzea; o percurso de um jogador iniciante na década de 40; os clubes do futebol de várzea; lembranças de jogos na várzea; o trabalho como relações públicas na firma Auto Três Leões.
 
Clique para assistir
3º Bloco
O início da carreira de jogador profissional; ídolos de infância do Palmeiras; passagem do time infantil do Palmeiras para o juvenil e posteriormente para o amador; lembranças da Copa do Mundo de 1950.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A passagem pelos clubes XV de Jaú e Comercial – SP; a ida emprestada para o XV de Jaú em 1950; o titulo de campeão da segunda divisão do campeonato paulista pelo XV; a venda do seu passe para o Comercial –SP.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A transferência para o São Paulo; a chegada no São Paulo; grandes jogadores do clube; José Ribamar de Oliveira, o Canhoteiro; as seleções estaduais e a dinâmica São Paulo- Rio.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A relação com a imprensa e os torcedores; a cobertura dos jornais e da televisão; fofocas criadas pela imprensa; a grande presença do público nos estádios; o jogo treino entre Brasil e Corinthians em 1958; o contato com a torcida.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A carreira no time do São Paulo; a preparação física do clube; os treinadores que passaram pelo São Paulo; o técnico húngaro Béla Guttmann; posição dentro do esquema tático de Béla Guttmann; o título paulista de 1957.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Primeira convocação para a seleção brasileira; o aprendizado com Béla Guttmann; a convocação para a seleção brasileira como reserva de Zizinho no campeonato Sul-Americano de 1957; a convocação para a Copa do Mundo de 1958.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A preparação para o Mundial da Suécia; a concentração em Araxá e Poços de Caldas; amistosos na Europa; a figura do Dr Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira; a forte disciplina dentro da concentração; o isolamento dos jogadores na concentração.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A Copa do Mundo de 1958, parte I; a lesão antes do terceiro jogo do Brasil na Copa; o primeiro jogo, contra a Áustria; o empate com a Inglaterra; a entrada de Garrincha e Pelé no time principal na partida contra a União Soviética.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A Copa do Mundo de 1958, parte II; as quartas de finais contra o País de Gales; a semifinal entre Brasil e França; a autoconfiança da seleção brasileira; a final do Mundial contra a Suécia.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A recepção aos campeões do mundo; parada no aeroporto de Recife; o encontro com o presidente Juscelino Kubitschek no Rio de Janeiro; desfile pelas ruas de São Paulo; a mudança de uniforme na final da Copa; amizades feitas durante o Mundial.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Boca Juniors; a primeira proposta para jogar no Milan A.C.; a transferência do São Paulo para o Boca Juniors; conflitos dentro do Boca; o futebol argentino; a importância da escalação para um time.
 
Clique para assistir
14º Bloco
A. C. Milan, parte I; a ida para o Milan em novembro de 1961; a campanha do Milan no campeonato italiano daquele ano; o primeiro jogo pelo Milan; Jimmy Greaves e José João Altafini, o Mazzola.
 
Clique para assistir
15º Bloco
A.C Milan, parte II; o título do campeonato europeu em 1963; grandes jogadores do Milan; o esquema tático do futebol italiano; a facilidade em fazer gols.
 
Clique para assistir
16º Bloco
Jogos entre o Milan e o Santos; vitórias expressivas contra o Santos de Pelé; a derrota na Copa Intercontinental de 1963; a fama internacional do time do Santos.
 
Clique para assistir
17º Bloco
O retorno ao Brasil; a impossibilidade de ser chamado para a Copa de 1962; discussão com o dirigente do Milan e a decisão de sair do time; a chegada no Corinthians.
 
Clique para assistir
18º Bloco
A convocação para a Copa do Mundo de 1966; a dispensa do time principal já na Inglaterra; o ambiente ruim dentro da seleção; as chuteiras de couro com travas de prego.
 
Clique para assistir
19º Bloco
O início da carreira como técnico de futebol; a escolha em encerrar a carreira de jogador; o papel de Waldih Helu e Osvaldo Brandão em convencê-lo a treinar o Corinthians; a morte de dois jovens jogadores corinthianos em 1969.
 
Clique para assistir
20º Bloco
Saída do Corinthians; a perda do campeonato estadual de 1970; a relação com João Saldanha e a recusa em treinar a seleção brasileira na Copa de 70.
 
Clique para assistir
21º Bloco
A ida para o Internacional; a contratação do zagueiro Elías Figueroa; a passagem pelo Goiás.
 
Clique para assistir
22º Bloco
A volta ao Palmeiras; a renovação do time palmeirense; briga com a diretoria do Palmeiras e a decisão de ir treinar o Coritiba.
 
Clique para assistir
23º Bloco
Contato com o futebol uruguaio; o período de 1977 a 1980 no Peñarol; esquema tático dos seus times; o futebol de ala.
 
Clique para assistir
24º Bloco
Fim do contrato com o Peñarol; o Puebla Fútbol Club, do México; a volta ao Brasil para treinar o Flamengo; saída do clube.
 
Clique para assistir
25º Bloco
Trajetória na primeira metade da década de 80; mudança do Flamengo para o Fluminense; a ida para o Internacional em 1983; a experiência como técnico no Boca Juniors; a temporada no Coritiba.
 
Clique para assistir
26º Bloco
A seleção do Catar; a ida para o Oriente Médio; comparações entre os times árabes; a escolha dos jogadores e a questão da comunicação com estes; a segunda passagem pelo Catar.
 
Clique para assistir
27º Bloco
O fim da carreira como treinador; a chegada no Grêmio; a perda do título da Taça Brasil de 1991; a decisão de se aposentar; o distanciamento com o futebol atualmente.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoDinoSani.pdf

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede