A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<< ALUISIO FRANCISCO DA LUZ
Aluisio Francisco da Luz (Índio)

Aluísio Francisco da Luz nasceu em Cabedelo, na Paraíba, em primeiro de março de 1931. Aos sete anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira como jogador profissional em 1947 no Bangu Atlético Clube, onde ficou conhecido pelo apelido de Índio. Dois anos depois, transferiu-se para o Clube de Regatas do Flamengo, time pelo qual atuou em 202 jogos ao longo da sua carreira, firmando-se como um dos maiores atacantes da história do Flamengo.

Em sua trajetória pela seleção brasileira participou de 10 jogos e marcou 5 gols, fazendo parte do time que disputou a Copa do mundo de 1954, na Suíça. Índio também teve presença decisiva nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958, foi titular e marcou o gol brasileiro em uma das partidas decisivas contra o Peru que deram a vaga para o Brasil, porém, para a Copa não foi convocado.

No Flamengo jogou até 1957, e fez parte do time que conquistou o segundo tricampeonato estadual da história do clube, em 1953-1954-1955. Também teve passagens pelo Corinthians-SP, Espanyol–Espanha e pelo América-RJ, onde encerrou a carreira em 1965. Índio possivelmente foi o primeiro craque brasileiro nascido na Paraíba. Atualmente, é instrutor do Instituto Brasileiro de Assistência ao Futebol (IAFB), no bairro da Pavuna, localizado no Rio de Janeiro.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 20.05.2011

  SumarioAluisioFrancisco.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Mudança para o Rio de Janeiro e o início de carreira no Bangu; a estrutura do Bangu; a transferência para o Flamengo.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Os primeiros anos no Flamengo; o time juvenil do Flamengo; convívio com Tomás Soares da Silva, o Zizinho; ascensão para o time profissional em 1951.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Excursão pela Europa com o Flamengo; viagem para a Suécia; impressões dos jogadores brasileiros que atuavam no exterior; relacionamento com a torcida rubro-negra e com a imprensa; vida pessoal.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Títulos conquistados pelo Flamengo e a convocação para a Copa do Mundo de 1954; o torneio Quadrangular da Argentina de 1953; a pressão de jogar na Argentina; a chamada para o Mundial de 1954 como reserva; a preparação para a Copa.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A derrota para a Hungria no Mundial de 1954; o esquema tático da Hungria; discordância do penânlti marcado contra o Brasil; a briga após o final do jogo; a temporada 1953-1954 no Flamengo; a goleada do Flamengo no jogo contra o São Cristovão em 1956.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Segunda passagem pela seleção brasileira; o jogo contra o Peru nas eliminatórias da Copa de 1958; o primeiro jogo no Estádio Nacional, em Lima; o jogo de volta no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro; a Copa Rocca de 1957.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A transferência para o Corinthians; o desgaste dos jogos contra times do interior de São Paulo; episódio numa final de campeonato estadual entre Corinthians e São Paulo; lesão que impossibilitou a convocação para a Copa de 1958.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A Copa de 1950 e a ida para o Espanyol; lembranças da derrota do Brasil para o Uruguai em 1950; saída do Corinthians; a adaptação à Espanha.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A época no futebol espanhol; a questão salarial; a torcida espanhola; a dinâmica do campeonato espanhol; o ambiente positivo nos clubes em que jogou.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O fim da carreira como jogador; a curta temporada no Sanjoanense, de Portugal; o retorno ao Brasil; a decisão de parar de jogar; o trabalho na prefeitura de Caxias; a aposentadoria; a origem do apelido Índio; comparação entre os jogadores de futebol antigos e os atuais.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Retrospectiva da carreira; gols marcados; partida memorável contra o Vasco da Gama; a torcida pelo Flamengo; maiores atacantes que conheceu; grandes zagueiros que enfrentou; recado para João Carlos Batista Pinheiro, ex-jogador do Fluminense.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoAluisioFrancisco.pdf

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede