A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio

<<  ADEMIR DA GUIA
Ademir da Guia

Ademir da Guia nasceu na cidade do Rio de Janeiro, a 3 de abril de 1942. Filho do ex-zagueiro da seleção brasileira, Domingos da Guia, seguiu a carreira de futebolista do pai. Sua primeira equipe foi o Bangu Futebol Clube. Entre 1956 e 1960, pertenceu às categorias infanto-juvenis do clube. Na temporada 1960-1961, firmou-se no time profissional do alvirrubro da zona oeste carioca. Transferiu-se em seguida para o Palmeiras, onde atingiu o seu auge como atleta, compondo a legendária “Academia”. Permaneceu no clube paulista até o encerramento da carreira.

No âmbito clubístico, disputou 901 partidas e marcou um total de 153 gols. Sagrou-se campeão brasileiro em 1972 e 1974. Obteve o título do torneio internacional de Mar del Plata me 1972. Arrebatou diversos campeonatos estaduais paulistas: 1963, 1966, 1972, 1974 e 1976. Mais do que o número de conquistas, destaca-se o estilo de jogar de Ademir. A altivez e a classe são as marcas do meio-campista, capaz de conduzir como poucos a bola entre a intermediária e o ataque.

Foi convocado para compor o selecionado nacional na Copa do Mundo de 1974, ocasião em que o Brasil obteve a quarta colocação. Vestiu a camisa da seleção brasileira em 12 partidas. Em período recente, ingressou na política e foi eleito vereador da cidade de São Paulo em 2004, pelo Partido Comunista do Brasil. Atualmente, pertence ao Partido da República e candidatou-se novamente ao cargo de vereador em 2012.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 07.12.2011

  SumarioAdemirDaGuia.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
A infância em Bangu; a relação com a mãe; influência da fama do pai no início da carreira; lembranças de morar em São Paulo quando o pai foi jogar no Corinthians.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A figura do pai, Domingos da Guia; o apoio do pai ao ingressar no futebol; convivência com o status de ídolo do pai; o estilo de jogar de Domingos da Guia.
 
Clique para assistir
3º Bloco
O início da carreira no Bangu Atlético Clube; a preferência por jogar no meio-campo; a conciliação do futebol com a escola; contato com Tomás Soares da Silva, o Zizinho.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Lembranças da Copa do Mundo de 1958; o peso da derrota da Copa de 50; o ataque da seleção brasileira em 58.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Excursão para o exterior com o Bangu; a viagem para Nova York; excursão pela Europa; jogos contra os quatro principais times do Rio de Janeiro.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Saída do Bangu; a transferência para o Palmeiras; Guilherme da Silveira, o Silveirinha, patrono do Bangu; a afeição pelo Bangu.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O início no Palmeiras; a vitória da seleção brasileira na Copa de 62; a adaptação ao ambiente da cidade de São Paulo; a equipe do Palmeiras na década de 60; a rotina no Palmeiras.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A afirmação como titular no Palmeiras; a chegada do técnico Oswaldo Brandão no Palmeiras, no início da década de 70; o apelido de “divino mestre”, herdado do pai.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Lembranças de jogar no Estádio do Maracanã; o respeito pela forma de comandar de Oswaldo Brandão; o primeiro jogo no Maracanã, quando ainda atuava no Bangu; a “Academia” do Palmeiras no Maracanã; o carinho pelo Palmeiras.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Passagens pela seleção brasileira; a importância em jogar pela seleção; a Copa de 66; a resignação com as poucas convocações para a seleção; as mudanças no calendário dos torneios nacionais.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A Copa do Mundo de 1974; a convocação para a Copa; a posição de reserva durante a Copa; a derrota na Copa; a cobrança pela vitória da seleção barsileira.
 
Clique para assistir
12º Bloco
O término da carreira de jogador; retorno ao Palmeiras após a Copa de 74; problema respiratório que o fez encerrar a carreira prematuramente.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Propostas de jogar em outros clubes no início da carreira; teste para o Botafogo; convite para jogar no Santos no final da década de 50.
 
Clique para assistir
14º Bloco
Trajetória após a aposentadoria no futebol; a questão financeira após a aposentadoria; a família; a inserção na política.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Considerações finais; o livro e o filme baseados em sua trajetória; momento marcante na carreira; os desafios da seleção brasileira atualmente.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoAdemirDaGuia.pdf

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap