A- A+

Núcleos de pesquisa do CPDOC

OS MILITARES E A AMAZÔNIA

O projeto "Os militares e a Amazônia: desenvolvimento nacional, soberania e novos cenários estratégicos" vem sendo desenvolvido no CPDOC da Fundação Getulio Vargas desde janeiro de 2003, sob a coordenação de Celso Castro. Desde sua implementação até dezembro de 2005, teve apoio da Finep. Em janeiro de 2006 passou a ser financiado pelo Pró-Defesa, da Capes.

O principal objetivo da pesquisa foi estudar a visão que os militares brasileiros têm a respeito da Amazônia, de modo a melhor compreender suas ações e atitudes em relação a esta importante, extensa e sensível região. As Forças Armadas brasileiras, o Exército em particular, têm, nas últimas décadas, atribuído à região Amazônica crescente importância, tanto na avaliação de novos cenários estratégicos, quanto para a definição de sua identidade institucional. Apesar da importância do tema, ainda se conhece pouco sobre as ações e a visão dos militares a respeito da Amazônia, em particular nas últimas décadas. O projeto pretendeu justamente preencher essa lacuna.

O desenvolvimento do projeto levou à identificação e organização de fontes bibliográficas e documentais. Esse material fica agora aqui disponibilizado para outros pesquisadores que se dedicam ao tema. É importante, no entanto, observar que as informações foram coletadas e organizadas apenas até a data de conclusão da pesquisa.

Concepção e coordenação: Celso Castro
Pesquisa: Adriana A. Marques e Arbel Griner

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness