A- A+

Laboratórios de pesquisa do CPDOC

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DOS MUNDOS DO TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS (LEMT)

O LEMT reúne professores e estudantes interessados nos debates e na pesquisa de temáticas relacionadas ao estudo dos mundos do trabalho e dos movimentos sociais em perspectiva interdisciplinar. Para além da história das organizações formais e informais dos trabalhadores e dos movimentos sociais em geral, um amplo arco de questões compõe o universo de interesses dos pesquisadores vinculados a este laboratório, incluindo temas como os processos produtivos, as migrações, as conexões do mundo do trabalho com o espaço urbano, a importância do cotidiano, as múltiplas dimensões culturais do universo das classes populares, as disputas políticas, as relações entre capital e trabalho, e ainda a atuação dos movimentos sociais no espaço público e sua interação com as diversas esferas do Estado. Além disso, nossos debates têm dado particular atenção aos processos de formação de classe e sua articulação com diferentes dimensões identitárias, tais como as de gênero, etnia, religião, origem regional e nacional, entre outras. Por fim, o laboratório tem incentivado cada vez mais abordagens comparativas e transnacionais que dialoguem com as recentes abordagens que procuram enfatizar as dimensões globais da história do trabalho e dos movimentos sociais.

Professores e alunos ligados ao LEMT têm estabelecido um profícuo diálogo com pesquisadores e instituições acadêmicas vinculadas a este campo de estudos no Brasil e no exterior. Em 2012, tivemos um papel fundamental na organização do II Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado na FGV e promovido pelo GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História (ANPUH) e uma série de universidades brasileiras e instituições internacionais. O LEMT organiza periodicamente seminários de apresentação de pesquisas, palestras, mesas-redondas, oficinas e mantém um grupo de estudos regular envolvendo professores e alunos da pós-graduação e graduação.

 

 

Topo da PáginaATIVIDADES

 

 

 

Topo da PáginaPARTICIPANTES
  • Professores
  • Alunos de doutorado
    • Samuel Silva Rodrigues de Oliveira (samu_oliviera@yahoo.com.br)
      Projeto de pesquisa: Os "trabalhadores favelados": um estudo comparado do processo identificação das favelas e dos movimentos sociais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte (1954-1964)
      Orientadora: Dulce Pandolfi

    • Felipe Augusto dos Santos Ribeiro (felipe_ffp@yahoo.com.br)
      Projeto de Pesquisa: A foice, o martelo e outras ferramentas de ação política: os trabalhadores rurais e urbanos de Magé (1956-1970)
      Orientador: Paulo Fontes

    • Claudiane Torres da Silva (claudianeifcs@ig.com.br)
      Projeto de Pesquisa: Direito e Justiça do Trabalho no Brasil: os acórdãos e os tribunais no regime civil-militar entre 1964 e 1979
      Orientadora: Angela de Castro Gomes

    • Luciana Pucu Wollmann do Amaral (luwollmann@yahoo.com.br)
      Projeto de pesquisa: "Niterói operário": trabalhadores, política e lutas sociais na antiga capital fluminense (1942-1961).
      Orientador: Paulo Fontes

    • Flavia Ribeiro Veras (flavia1922@yahoo.com.br)
      Projeto de pesquisa: Nos bastidores, tango e samba - o trabalho dos artistas teatrais do Rio de Janeiro e Buenos Aires (1924 - 1943)
      Orientador: Paulo Fontes

  • Alunos de mestrado
    • Heliene Chaves Nagasava (hnagasava@gmail.com)
      Projeto de pesquisa : O Ministério do Trabalho e o trabalhador: ação e repressão durante a ditadura militar (1964 a 1974)
      Orientador: Paulo Fontes

  • Alunos de graduação
    • José Teles Mendes (josemendes@fgvmail.br)
      Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica: Indústrias, favelas e subúrbio no Rio de Janeiro (1945-1970)
      Orientador: Paulo Fontes

    • Marcelle Macedo (marcellemacedo@fgvmail.br)
      Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica: Dirigentes sindicais durante a Ditadura Civil-Militar: uma prosopografia
      Orientador: Paulo Fontes

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap