A- A+

Laboratórios de pesquisa do CPDOC

LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE INSTITUIÇÕES (LEI)

O Laboratório de Estudos sobre Instituições (LEI) é um espaço multidisciplinar de debate e produção de conhecimento acerca de instituições de natureza diversa: órgãos estatais, organizações da sociedade civil, associações e entidades profissionais, entre outras. Dedicado à promoção de seminários e grupos de estudos, bem como ao acompanhamento de pesquisas em curso, o LEI tem como objetivo primordial acumular e difundir conhecimento em torno de questões teóricas e metodológicas atinentes ao estudo histórico, antropológico e sociológico de instituições. Interessa-se, ainda, pelos desafios que a pesquisa em e sobre instituições aportam para a História e as Ciências Sociais, tema caro ao centro de pesquisa que o sedia: a Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em abril de 2013, antes mesmo de se constituir formalmente como um laboratório, os coordenadores do LEI promoveram o seminário "Pesquisa em Arquivos Policiais e Judiciais: perspectivas antropológicas, históricas e arquivísticas". O evento evidenciou o proveito das três características principais do laboratório para pesquisas sobre instituições: a multidisciplinaridade, a relevância de discussões metodológicas e o caráter imprescindível do debate aprofundado de diferentes abordagens teóricas já estabelecidas para a análise da formação, da consolidação e da atuação cotidiana de diferentes instituições.

Já em 2014, algumas iniciativas estão em processo de planejamento e organização, dentre as quais destacamos uma primeira, já agendada: o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, financiado pela FAPERJ, em parceria com a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-RJ), e um debate entre alunos do CPDOC/FGV e integrantes da CEV-RJ.


PARTICIPANTES
Angela Moreira
Letícia Ferreira
Marco Aurélio Vannucchi


PROJETOS DE PESQUISA

 

  • Projeto: Formalidades, moralidades e disputas: uma abordagem etnográfica da administração de casos de crianças e adolescentes desaparecidos no Rio de Janeiro. Financiamento: FAPERJ. Coordenação: Letícia Ferreira.
  • Projeto: Instituições do campo jurídico brasileiro: o caso da Ordem dos Advogados do Brasil. Financiamento: FAPERJ. Coordenação: Marco Aurélio Vannucchi.
  • Projeto: O pão, a balança e a segurança nacional: repressão e julgamento dos crimes contra a economia popular durante a ditadura militar (1966). Financiamento: FAPERJ. Coordenação: Angela Moreira
  • Projeto: Arqueologia da reconciliação: formulação, aplicação e recepção de políticas públicas relativas à violação de direitos humanos durante a ditadura militar Financiamento: FAPERJ. Coordenação: Angela Moreira.

 

Topo da PáginaATIVIDADES

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News  

                                                                                                             

 

 

randomness