A- A+

Laboratórios de pesquisa do CPDOC

5º Atelie do Pensamento Social
Apresentação

E m 10 e 11 de setembro de 2015, promove-se a realização da quinta edição do Ateliê Internacional do Pensamento Social, que este ano ocorrerá na sede da FGV, em São Paulo.

O Ateliê tem como foco o debate sobre modos e metodologias de pesquisa na área de Pensamento Social, e seu público-alvo são mestrandos e doutorandos das áreas de História e Ciências Sociais que tenham por objeto ideias, intelectuais, textos e contextos.

Este ano o tema em tela são os Brazilian Studies, muito comuns em universidades dos Estados Unidos e da Europa, bem como nos Centros de Pesquisa sobre o Brasil, estabelecidos fora do país, além dos tradicionais departamentos de Espanhol e Português, especializados em literatura hispânica, latino-americana e luso-brasileira.

Tem-se por fio condutor as seguintes questões:
- Como pesquisar em centros de estudos brasileiros sediados no exterior?
- Quais os impactos institucionais de uma perspectiva externa sobre temas e objetos usualmente tidos como “brasileiros”?
- De que modo, e com que intensidade, se dá a recepção de autores e de obras brasileiras publicadas em outras línguas?

Para tanto, serão convidados professores brasileiros de destaque no cenário internacional, com experiência na direção de centros de estudos latino-americanos ou brasileiros em universidades estadunidenses e europeias.

Após um primeiro dia com palestras e discussões com os convidados internacionais, o segundo dia, como ocorre tradicionalmente nas edições do Ateliê, será consagrado ao debate dos projetos de pós-graduandos que tenham sido submetidos e aprovados pela comissão do evento.
 

Histórico e Importância do evento

O Ateliê é uma iniciativa do Laboratório de Pensamento Social (LAPES), vinculado ao CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas. Desde 2011, anualmente, encontros de porte internacional têm reunido docentes brasileiros e estrangeiros que, juntamente a discentes de pós-graduação de todo o país – público-alvo do evento –, ligados às áreas de História e Ciências Sociais, promovem debates sobre o campo do pensamento social em perspectiva transnacional.

A estrutura do Ateliê privilegia, em um primeiro momento, o contato de mestrandos e doutorandos com pesquisadores de excelência internacional, capazes de tratar de temas canônicos da metodologia de pesquisa na área, a exemplo das estratégias de leitura de textos, das trajetórias de intelectuais a partir de fontes e arquivos menos usuais e dos desafios teórico-metodológicos colocados à tradição disciplinar mais ampla da sociologia da cultura e da história intelectual.

Nessa estrutura, privilegia-se também, em um segundo momento, a discussão coletiva dos trabalhos de pós-graduandos junto aos mesmos professores convidados, de modo a estimular os alunos a uma reflexão acerca das premissas empregadas em sua metodologia de pesquisa, conforme seus projetos selecionados.

Acredita-se assim que a continuidade do evento será extremamente positiva na formação de pós-graduandos brasileiros e na ampliação da escala reflexiva na área de pensamento social no Brasil.

Encaminham-se a seguir os links das programações das quatro edições anteriores do Ateliê Internacional do Pensamento Social. Salienta-se, para tanto, que os resultados das apresentações foram a publicação de um dos eventos sob a forma de livro: Bernardo Buarque de Hollanda; Cláudio Pinheiro; João Marcelo Maia (Orgs.). Ateliê do Pensamento Social: ideias em perspectiva global. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

Vale ainda dizer que um segundo livro encontra-se no prelo, ao passo que um terceiro está em fase de finalização, para encaminhamento à editora.

2011:
http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes/atelie2011
2012:
http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes/atelie2012
2013:
http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes/atelie2013
2014:
http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes/atelie2014

Público-alvo

Mestrandos e Doutorandos dos Programas de Pós-Graduação reconhecidos e credenciados pelo MEC.
 

Comitês

Comissão Organizadora:
Bernardo Buarque (CPDOC-FGV)
João Marcelo Maia (CPDOC-FGV)

Comissão de Trabalho:
Bernardo Ricupero (Ciência Política/USP)
Helena Bomeny (Sociologia/UERJ)
Leopoldo Waizbort (Sociologia/USP)
Lúcia Lippi (CPDOC-FGV)
Luiz Fernando Abrucio (Administração Pública/EAESP-FGV)



Critérios de seleção dos trabalhos inscritos

Período de Inscrição:
10 de Maio a 3 de Agosto de 2015.

Os mestrandos e doutorandos das áreas de Ciências Humanas – preferencialmente vinculados a programas de pós-graduação em História e Ciências Sociais – terão dois meses para a inscrição.
Esta consiste na respectiva submissão de um projeto que enfatize a metodologia de sua pesquisa em curso (máximo de 8 páginas, com espaçamento 1.5, Times New Roman, fonte 12, caracteres com espaço: 20 mil; e/ou limite de palavras: 3.5 mil). Não serão aceitos papers que excedam o tamanho exigido ou se desviem do foco do Ateliê, que é o debate dos aspectos metodológics envolvidos na “cozinha” da pesquisa.

A submissão deve ser feita pelo site do Laboratório de Pensamento Social.

Divulgação dos Projetos Selecionados:
10 de Agosto de 2015

Comissão Julgadora:
Bernardo Buarque (CPDOC-FGV)
João Marcelo Maia (CPDOC-FGV)

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Acompanhe na rede

randomness