A- A+

FGV Opinião: Núcleo de Pesquisa Social Aplicada

TECNOLOGIA QUALITATIVA
  1. Aperfeiçoamento de técnicas de análise de dados qualitativos extraídos de entrevistas em profundidade, grupos focais, documentos e etc. - A simples descrição qualitativa do problema do cliente tem pouca utilidade para a atuação sobre ele, nossa abordagem permite construir o quadro conceitual por trás do problema do cliente.

    • Análise de discurso: pretende compreender o dado qualitativo como produto de um contexto, como forma de iluminar os significados implícitos. Observa que um discurso não informa apenas sobre o entrevistado, mas sobre todo o contexto social dentro do qual ele é construído.
    • Análise de conteúdo: pretende uma quantificação do dado qualitativo, para perceber as relações entre o discurso e o problema analisado a partir da repetição e da estrutura dos conceitos. Observa a freqüência de determinados léxicos que podem ter um significante.
  2. Automação da codificação de dados qualitativos: pretende o uso dos principais softwares utilizados na Europa e nos Estados Unidos para a automação dos processos de codificação dos dados qualitativos, permitindo uma melhora significativa na qualidade da análise e maior confiança nos resultados.

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness