Aula
Qua, 18/08/2021 - 11:00
Online

Aula pública - "Clássicas do Pensamento Social: mulheres e feminismos no século XIX"

A aula convida duas pesquisadoras a apresentar o livro recém-lançado “Clássicas do pensamento social”, que aborda oito pensadoras mulheres, oriundas de diversos países, cujas obras são quase desconhecidas nas ciências sociais brasileiras: a russa Alexandra Kollontai, a argentina Alfonsina Storni, as estadunidenses Ana Júlia Cooper e Charlotte Perkins Gilman, a brasileira Ercília Nogueira Cobra, a inglesa Harriet Martineau, a indiana Pandita Ramabai Sarasvati e a sul-africana Olive Schreiner. Trata-se de levantar o debate sobre um conjunto de autoras capazes de colocar em questão a formação do cânone nas Ciências Sociais, contribuindo para repensar o lugar das mulheres na produção teórica e intelectual da Sociologia, no Brasil e no mundo.

Convidadas:

• Profa. Dra. Bila Sorj (Sociologia/UFRJ)
  • Profa. Dra. Verônica Toste Daflon (Sociologia/UFF)

Organização:

Mais informações sobre o evento:

Data: 18 de agosto de 2021, quarta-feira

Local: Link pelo Zoom (a ser fornecido após inscrição)

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.

Um papo sobre o curso, as disciplinas, possibilidades de intercâmbios e oportunidades de estágio e iniciação científica.. Dia 14 de outubro às 14h30.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.