CPDOC   |   FGV

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

De acordo com a seção VII, artigo 60 do Regimento Interno da Escola Superior de Ciências Sociais, o Instituto Superior de Educação “é uma unidade acadêmica, formalmente constituída pela Mantenedora para atender a todas as suas Escolas, a qual será responsável por articular a formação, execução e avaliação do projeto institucional de formação de professores, sendo regido por regimento próprio”.

No caso dos cursos ministrados no âmbito da Escola Superior de Ciências Sociais, a Licenciatura em História prevê em seu PPC que “as práticas pedagógicas do curso de Licenciatura em História devem ser supervisionadas pelo Instituto Superior de Educação da FGV, que operará como instância articuladora das Licenciaturas, fornecendo orientações gerais sobre as práticas de ensino”.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

Com o semestre dedicado ao Cinema de Mulheres, serão exibidos 3 curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher. São eles: "Quem Matou Eloá?", "Autopsia" e "O mais barulhento silêncio". Após a sessão, debate com a diretora Marcela Moreno. Dia 26 de abril, às 18:00h, auditório 1014. Entrada franca.

A cineasta debate com os alunos da FGV sobre seus filmes de longa-metragem, que incluem Narradores de Javé (2003), O sol do meio-dia (2009) e Era o hotel Cambridge (2016), entre outros.

Apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.

Um encontro voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as. Acontece entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da FGV. Confira a programação. Inscrições abertas

Conversa com o pesquisador de história da arte Evandro Nicolau. Educador do MAC-USP desde 2004, tem mestrado e doutorado em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo. No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness