CPDOC   |   FGV

POLÍTICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

O CPDOC/ Escola de Ciências Sociais estimula a prática da extensão, entendendo-a como uma forma de articular a produção de conhecimento à vida pública, contribuindo para a ampliação da democracia e o fortalecimento da cidadania. Além disso, consideramos que a extensão é fundamental para a própria formação acadêmica e profissional dos alunos de Ciências Sociais e História.

O CPDOC tem uma longa tradição de produção de bens públicos para a sociedade brasileira, mesmo antes de abrir seus cursos de graduação e pós-graduação. Ressalte-se o papel cumprido pelo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB), que hoje está disponível em versão digital e se consolidou como fonte de referência obrigatória para jornalistas, estudantes e o público em geral. Também podemos citar a própria manutenção do acervo do CPDOC, que conta hoje com mais de 200 arquivos privados e mais de 7000 horas de gravação de História Oral. Esse acervo se consolidou como um dos principais mecanismos de interlocução entre o CPDOC e a sociedade brasileira, disseminando o conhecimento produzido na instituição para um amplo público.

O PDI da Escola prevê que as atividades de extensão sejam integradas à formação acadêmica, aproveitando-se do potencial público do CPDOC como instituição. Nos últimos anos, os Laboratórios de Pesquisa vêm se consolidando como mecanismos de integração entre a produção acadêmica e o espaço público, com a apresentação de seminários, realização de debates, organização de cineclubes e outras atividades extramuros.

No intuito de reforçar essa dimensão, a Escola prevê algumas atividades integradas mais específicas e institucionalizadas, a serem coordenadas por professores do corpo docente. A metodologia e o planejamento serão discutidos pelos professores em conjunto com a coordenação de ensino de graduação, e os alunos poderão contar horas de atividade complementar caso desejem. O Manual de Atividades Complementares (também disponível neste site) disponibiliza essas informações, e o Colegiado de curso será o espaço no qual o corpo docente avaliará os projetos. Os professores responsáveis devem supervisionar a participação dos alunos de forma a garantir que as atividades desempenhadas realmente articulem as habilidades e as competências adquiridas ao longo do curso aos projetos específicos.

Neste espaço do site, serão publicados os projetos específicos, bem como alguns relatórios avaliativos das atividades, como forma de disponibilizar a informação e o conhecimento para a comunidade acadêmica e para todos os interessados.

 

Projeto de Extensão "CASA FLUMINENSE"


O objetivo deste projeto de extensão é integrar os alunos da Escola de Ciências Sociais/ CPDOC às atividades da "Casa Fluminense"(http://www.casafluminense.org.br), associação civil criada em fevereiro de 2013 com o objetivo de agregar moradores, movimentos sociais e intelectuais do Rio de Janeiro para pensar os problemas da cidade e da região metropolitana durante e além do ciclo de megaeventos que se aproxima.

Baixe aqui o documento sobre o projeto.


OFICINA USOS DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA

Nos dias 28/10, 30/10 e 01/11, a Escola de Ciências Sociais/CPDOC realizou a Oficina ‘Uso de fontes históricas em sala de aula’, coordenada por Martina Spohr e Daniele Amado. A oficina foi uma atividade de extensão que envolveu professores da rede pública e privada, além dos alunos de História da disciplina ‘Oficina de Material Didático’.

Veja o relatório dessa atividade.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

Exibição de filmes produzidos a partir da III Oficina de Produção Audiovisual. A exibição será acompanhada da premiação ao melhor filme e de debate com os realizadores. Dia 27 de abril de 2017, às 17h, Sala 907. Entrada gratuita.

Clique aqui para disciplinas do Mestrado Profissional.

Clique aqui para disciplinas do Mestrado Acadêmico e Doutorado.

Debate sobre cinema brasileiro, educação e produção audiovisual no Brasil. Dia 9 de maio de 2017, às 10h, no auditório 6* andar - EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Com Luiz Antonio Simas (mestre em História pela UFRJ). Dia 12 de maio de 2017, às 14h, auditório 1013.

Palestra com Raphael Guilherme de Carvalho (Doutor em História/UFPR). Dia 18 de maio de 2017, às 14h, Auditório 1014. Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, RJ.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap