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POLÍTICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

O CPDOC/ Escola de Ciências Sociais estimula a prática da extensão, entendendo-a como uma forma de articular a produção de conhecimento à vida pública, contribuindo para a ampliação da democracia e o fortalecimento da cidadania. Além disso, consideramos que a extensão é fundamental para a própria formação acadêmica e profissional dos alunos de Ciências Sociais e História.

O CPDOC tem uma longa tradição de produção de bens públicos para a sociedade brasileira, mesmo antes de abrir seus cursos de graduação e pós-graduação. Ressalte-se o papel cumprido pelo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB), que hoje está disponível em versão digital e se consolidou como fonte de referência obrigatória para jornalistas, estudantes e o público em geral. Também podemos citar a própria manutenção do acervo do CPDOC, que conta hoje com mais de 200 arquivos privados e mais de 7000 horas de gravação de História Oral. Esse acervo se consolidou como um dos principais mecanismos de interlocução entre o CPDOC e a sociedade brasileira, disseminando o conhecimento produzido na instituição para um amplo público.

O PDI da Escola prevê que as atividades de extensão sejam integradas à formação acadêmica, aproveitando-se do potencial público do CPDOC como instituição. Nos últimos anos, os Laboratórios de Pesquisa vêm se consolidando como mecanismos de integração entre a produção acadêmica e o espaço público, com a apresentação de seminários, realização de debates, organização de cineclubes e outras atividades extramuros.

No intuito de reforçar essa dimensão, a Escola prevê algumas atividades integradas mais específicas e institucionalizadas, a serem coordenadas por professores do corpo docente. A metodologia e o planejamento serão discutidos pelos professores em conjunto com a coordenação de ensino de graduação, e os alunos poderão contar horas de atividade complementar caso desejem. O Manual de Atividades Complementares (também disponível neste site) disponibiliza essas informações, e o Colegiado de curso será o espaço no qual o corpo docente avaliará os projetos. Os professores responsáveis devem supervisionar a participação dos alunos de forma a garantir que as atividades desempenhadas realmente articulem as habilidades e as competências adquiridas ao longo do curso aos projetos específicos.

Neste espaço do site, serão publicados os projetos específicos, bem como alguns relatórios avaliativos das atividades, como forma de disponibilizar a informação e o conhecimento para a comunidade acadêmica e para todos os interessados.

 

Projeto de Extensão "CASA FLUMINENSE"


O objetivo deste projeto de extensão é integrar os alunos da Escola de Ciências Sociais/ CPDOC às atividades da "Casa Fluminense"(http://www.casafluminense.org.br), associação civil criada em fevereiro de 2013 com o objetivo de agregar moradores, movimentos sociais e intelectuais do Rio de Janeiro para pensar os problemas da cidade e da região metropolitana durante e além do ciclo de megaeventos que se aproxima.

Baixe aqui o documento sobre o projeto.


OFICINA USOS DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA

Nos dias 28/10, 30/10 e 01/11, a Escola de Ciências Sociais/CPDOC realizou a Oficina ‘Uso de fontes históricas em sala de aula’, coordenada por Martina Spohr e Daniele Amado. A oficina foi uma atividade de extensão que envolveu professores da rede pública e privada, além dos alunos de História da disciplina ‘Oficina de Material Didático’.

Veja o relatório dessa atividade.

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A Escola de Ciências Sociais/CPDOC comunica o lançamento do edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Confira.

A coordenação de Documentação da Escola de Ciências Sociais está selecionando assistente de pesquisa para o projeto “Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do CPDOC”. O edital destina-se para os graduados na área de História, Ciências Sociais, Arquivologia e Museologia. 

Entre 9 e 11 de agosto de 2017 será realizado o 3o Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nas dependências do Departamento de Administração da PUC-Rio e é uma promoção conjunta da Brazil Initiative da Brown University e dos Laboratórios de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) e Estudos sobre Instituições (LEI) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). Clique para conferir mais informações.

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Lista de selecionados já disponível.

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