O CPDOC criou em 2005 a Escola de Ciências Sociais da FGV, com um projeto pedagógico inovador que obteve nota máxima do MEC em sua última avaliação, realizada em 2012 (IGC 5). O primeiro vestibular para o Curso de Graduação em Ciências Sociais foi realizado em novembro de 2005 e, em 2009, foi aberto o primeiro processo seletivo para o curso de Licenciatura em História. Os dois cursos compartilhavam um ciclo básico comum de 2 anos, o que promovia a interdisciplinariedade e favorecia a possibilidade de dupla titulação para os alunos que assim o desejavam.
Criado em 1973, o CPDOC acumula uma experiência de mais de 30 anos de trabalho e é hoje uma referência obrigatória em sua área. É essa experiência que o CPDOC deseja compartilhar, reforçando sua vocação para o ensino. Por isso, ao Curso de Mestrado Profissionalizante em Bens Culturais e Projetos Sociais, criado em 2003, vem somar-se agora os cursos de graduação em História e em Ciências Sociais da Escola de Ciências Sociais da FGV, destinados aos jovens interessados nos problemas da sociedade, da história e da cultura.
Clique AQUI para ver fotos das instalações da Escola
Com o semestre dedicado ao Cinema de Mulheres, serão exibidos 3 curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher. São eles: "Quem Matou Eloá?", "Autopsia" e "O mais barulhento silêncio". Após a sessão, debate com a diretora Marcela Moreno. Dia 26 de abril, às 18:00h, auditório 1014. Entrada franca.
A cineasta debate com os alunos da FGV sobre seus filmes de longa-metragem, que incluem Narradores de Javé (2003), O sol do meio-dia (2009) e Era o hotel Cambridge (2016), entre outros.
Apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.
Um encontro voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as. Acontece entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da FGV. Confira a programação. Inscrições abertas
Conversa com o pesquisador de história da arte Evandro Nicolau. Educador do MAC-USP desde 2004, tem mestrado e doutorado em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo. No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo.
Acompanhe na rede