CPDOC   |   FGV

Objetivos do curso de Ciências Sociais
Áreas de formação
Matriz curricular
Dupla graduação
Oportunidades de estágio

 

OBJETIVOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

O objetivo principal do Curso de Ciências Sociais é dar aos alunos uma sólida formação teórico-metodológica, e ao mesmo tempo fornecer-lhes instrumentos para que possam atuar na vida prática, nas mais diversas instituições políticas, culturais e sociais do país. A formação pluralista do curso permitirá ao jovem decidir entre a carreira acadêmica e um trabalho de intervenção social mais direta, seja em projetos ligados a bens culturais e à memória, seja em consultorias e assessorias políticas, seja em pesquisas de opinião.

Dotado de um corpo docente altamente qualificado, formado pelos profissionais do CPDOC, o Curso de Ciências Sociais oferece uma estrutura curricular destinada a estimular a autonomia intelectual, a capacidade analítica e a formação humanística dos estudantes. Sua proposta inovadora consiste em incentivar o debate, alimentar o interesse pela pesquisa e fornecer sólidos instrumentos para uma atuação profissional em áreas dinâmicas do mercado de trabalho das Ciências Sociais.

 

Topo da PáginaÁREAS DE FORMAÇÃO

O Curso de Ciências Sociais segue um ciclo básico comum com o curso de Licenciatura em História nos dois primeiros anos. Após esse período, os cursam disciplinas obrigatórias de Metodologia e devem realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I e TCC II), além de diversas eletivas, entre as quais as oferecidas pela formação complementar em Relações Internacionais da FGV. Os alunos que desejarem fazer a dupla titulação podem cursar as disciplinas obrigatórias da Licenciatura em História como eletivas, e pedirem reingresso após sua graduação em Ciências Sociais, aproveitando posteriormente essas disciplinas.

 

 

Topo da PáginaMATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 

Bacharelado em Ciências Sociais

Clique para abrir

 

Topo da PáginaOPORTUNIDADES DE ESTÁGIO

Os alunos do Curso de Ciências Sociais terão a oportunidade de fazer estágio remunerado nos núcleos de atividade do CPDOC. Esta é uma forma de estender o curso para além da sala de aula e de introduzir os jovens na prática profissional.

 

 

 

 

A Escola de Ciências Sociais informa que não haverá mais processo seletivo para o curso de Licenciatura em História da FGV

Objetivos do curso de História
Áreas de formação
Matriz curricular
Oportunidades de estágio
Estágio Supervisionado

 

OBJETIVOS DO CURSO DE HISTÓRIA

Os historiadores são profissionais cujo maior desafio intelectual consiste em compreender de que forma as sociedades se estruturam e se transformam ao longo do tempo. O desafio é ainda maior pelo compromisso que os historiadores tem com a educação, a construção da cidadania e as mudanças sociais. A prática docente e a disseminação do conhecimento entre os diferentes segmentos da vida social vem acompanhando a rotina profissional dos historiadores. Estes foram princípios orientadores assumidos pela FGV quando criou o seu Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - O CPDOC - uma das mais reconhecidas instituições de pesquisa histórica da América Latina.

O curso de Licenciatura em História que a Escola Superior de Ciências Sociais oferece foi integralmente calcado na tradição de pesquisa e tratamento documental do CPDOC. Concebido e ministrado por seus pesquisadores, este curso de graduação busca o cruzamento entre uma sólida formação teórica e as perspectivas práticas de pesquisa e ensino, constituindo um padrão formativo de professores-pesquisadores preparados para enfrentar os novos desafios da educação - e da História em particular - aptos a vincularem às tradições de pesquisa e de manutenção e tratamento de acervos documentais da instituição à prática pedagógica crítica e reflexiva. A filosofia da Escola se orienta para formar profissionais com uma sólida base conceitual interdisciplinar, estimulados a desenvolver suas práticas profissionais no diálogo constante com as demandas oriundas da sociedade e dos novos instrumentos disponibilizados pelos avanços das tecnologias de ensino e de transmissão de conteúdos.

 

Topo da PáginaÁREAS DE FORMAÇÃO

O currículo do curso de Licenciatura em História reflete uma perspectiva interdisciplinar, característica do CPDOC, e faz parte de um ciclo básico com o curso de Ciências Sociais nos dois primeiros anos. Além disso, o estudante tem a possibilidade de cursar a formação complementar em Relações Internacionais, oferecida pela FGV. Caso opte por fazer 4 disciplinas de livre escolha em RI, poderá obter um certificado específico, incrementando sua formação e seu currículo acadêmico.O aluno que assim o desejar pode pedir reingresso para o curso de Ciências Sociais após sua graduação, aproveitando as disciplinas cursadas em História como eletivas.

 

Topo da PáginaMATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE HISTÓRIA

 


semestre

semestre

semestre

semestre

semestre

semestre

semestre

semestre
Introdução ao Estudo das Ciências Sociais
(60 hs)
Tópicos de Ciências Sociais I
(60 hs)
Tópicos de Ciências Sociais II
(60 hs)
Tópicos de Ciências Sociais IV
(60 hs)
História do Brasil República I
(60 hs)
História do Brasil República II
(60 hs)
História do Brasil República III História do Brasil República IV
Introdução Ao Estudo da História
(60 hs)
  Tópicos de Ciências Sociais III
(60 hs)
  História da África
(60 hs)
Historiografia
(60 hs)
Metodologia da História
(60 hs)
Teoria da História
(60 hs)
Instituições Brasileiras
(60 hs)
História da Antiguidade Clássica
(60 hs)
História Moderna
(60 hs)
História Contemporânea I
(60 hs)
História Contemporânea II
(60 hs)
História da Educação Brasileira
(60 hs)
Libras
(60 hs)
 
Oficina de Comunicação e Expressão
(60 hs)
História Medieval
(60 hs)
História da América I
(60 hs)
História da América II
(60 hs)
Sociologia da Educação
(60 hs)
Eletiva
(60 hs)
Eletiva
(60 hs)
 
Filosofia I
(60 hs)
Filosofia II
(60 hs)
História da América Portuguesa
(60 hs)
História do Brasil Monárquico
(60 hs)
Didática e Prática de Ensino
(60 hs)
Didática e Prática de Ensino de História I
(60 hs)
Didática e Prática de Ensino de História II
(60 hs)
Didática e Prática de Ensino de História III
(60 hs)
Laboratório de Informática
(30 hs)
Introdução à Psicologia
(60 hs)
Seminário de Cultura e Sociedade
(60 hs)
Interpretações do Brasil
(60 hs)
Estágio Supervisionado I
(50 hs)
Estágio Supervisionado II
(100 hs)
Estágio Supervisionado III
(100 hs)
Estágio Supervisionado IV
(150 hs)
         
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 200 horas

 

Topo da PáginaOPORTUNIDADES DE ESTÁGIO

Os alunos do Curso de Licenciatura em História terão a oportunidade de fazer estágio remunerado nos núcleos de atividade do CPDOC. Esta é uma forma de estender o curso para além da sala de aula e de introduzir os jovens na prática profissional. Além disso, os graduandos serão acompanhados nos estágios docentes regulamentares, obrigatórios para a formação na área de Licenciatura.

 

Topo da PáginaESTÁGIO SUPERVISIONADO

O curso de Licenciatura em História prevê convênios com instituições particulares e públicas para a realização do Estágio Supervisionado, e incentiva os alunos a vivenciarem o cotidiano escolar da rede básica de ensino do Rio de Janeiro, cidade na qual o curso de Licenciatura em História da FGV/CPDOC funciona. Ressalte-se que, além do Estágio, a FGV/CPDOC realiza atividades de extensão nas quais professores da rede pública podem desenvolver atividades de atualização e formação crítica. O curso de Licenciatura em História prevê 3 disciplinas de Estágio Supervisionado: Estágio Supervisionado I (100 horas), Estágio Supervisionado II (100 horas) e Estágio Supervisionado III (200 horas), totalizando as 400 horas previstas na regulamentação pertinente.

Este espaço disponibiliza as informações sobre as atividades, os convênios e os regulamentos do Estágio Supervisionado.

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

Conheça a institucionalização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através de entrevistas concedidas pelos conselheiros do órgão.

Chamada para o edital de bolsas de Iniciação Científica Júnior no âmbito do Laboratório de Sociologia e História do CPDOC. Inscrições até o dia 10 de março de 2017

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário “Conversas com João Havelange”, de Ernesto Rodrigues. Dia 16 de março de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1027.

Com a presença do autor, Leonardo Pereira (Dep. História/PUC-Rio). Dia 17 de março de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1027.

Clique aqui para conferir o calendário e disciplinas de Mestrado Profissional.

Clique aqui para conferir o calendário e disciplinas de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News