CPDOC   |   FGV

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO - NAP

O NAP atua como um canal de apoio aos coordenadores dos cursos de graduação das Escolas da FGV/RJ que tem por competência acompanhar e supervisionar a execução do Projeto Pedagógico dos Cursos e atuar junto aos alunos e professores com vistas de aprimorar o atendimento didático-pedagógico e psicopedagógico prestado pelos cursos de Graduação. Até o presente momento, o NAP participa de forma efetiva nos cursos de Graduação em Administração, Ciências Sociais, Economia, Licenciatura em História e Matemática Aplicada.

Formado por profissionais pós-graduados na área de Pedagogia, Psicopedagogia e dos demais campos da Educação, a equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico acompanha o aluno desde o momento de seu ingresso no curso até a sua conclusão.

O acompanhamento da vida escolar do aluno através do contato pessoal visa minimizar as inquietações naturais de jovens que ingressam no ensino superior, criando melhores condições pedagógicas para seu amadurecimento e aproveitamento intelectual e reduzindo significativamente as taxas de evasão e as incertezas com a escolha do curso, encontradas geralmente nos cursos superiores.

Além disso, o Núcleo adota uma postura ativa de busca das manifestações dos alunos sobre sua experiência ao longo das atividades escolares, suas dúvidas, sugestões e necessidades especiais. Portanto, o primeiro local que você deve se dirigir para obter orientações sobre o seu curso é o NAP.

Coordenação Pedagógica: Helena Giolito
Assistente Técnico Pedagógico: Tatiane Rosa Santos

Analistas Pedagógicas: Bruna Calleia , Claudia Cossich e Karine Pimentel .

Endereço: Praia de Botafogo, 190 - 3º andar - sala: 309
Telefone: +55 (21) 3799-5910
Fax: 55(21) 3799-6091
E-mail: nucleo.pedagogico@fgv.br

Página no facebook: https://www.facebook.com/nucleopedagogicofgvrio

 

Destacam-se dentre as diversas funções do NAP:
  • Apoiar, acolher e orientar o aluno que busca ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, identificar algum comprometimento emocional e, se for o caso, orientá-lo a buscar ajuda profissional
  • Minimizar, por meio de aconselhamento individual ou coletivo, as dificuldades naturais dos alunos encontradas no decorrer do curso, fornecer apoio psicopedagógico para o resgate da autoestima e criar melhores condições pedagógicas para seu amadurecimento e aproveitamento individual;
  • Oferecer suporte pedagógico às práticas escolares, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento dos alunos;
  • Elaborar plano de estudo individualizado para o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem;
  • Elaborar oficinas e promover palestras sobre temas relacionados ao desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;
  • Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e promover reuniões pedagógicas com as coordenações dos cursos e professores;
  • Promover reuniões com representações de turmas e demais entidades estudantis;
  • Atuar como mediador na solução de eventuais conflitos envolvendo alunos, alunos e professores, alunos e coordenação, alunos e funcionários, professores e coordenação e funcionários e coordenação.

 

REGULAMENTO:

 

Guia do Aluno 2016:
  • Guia do Aluno 2016 elaborado pelo NAP

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC comunica o lançamento do edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Confira.

A coordenação de Documentação da Escola de Ciências Sociais está selecionando assistente de pesquisa para o projeto “Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do CPDOC”. O edital destina-se para os graduados na área de História, Ciências Sociais, Arquivologia e Museologia. 

Entre 9 e 11 de agosto de 2017 será realizado o 3o Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nas dependências do Departamento de Administração da PUC-Rio e é uma promoção conjunta da Brazil Initiative da Brown University e dos Laboratórios de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) e Estudos sobre Instituições (LEI) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). Clique para conferir mais informações.

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

Tema deste ano: ‘Intérpretes do Brasil - Estratégias de Leitura’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 14 e 15 de setembro de 2017. Lista de selecionados já disponível.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness