A- A+

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

<<  MARIANA CAVALCANTI
Mariana Cavalcanti

Nome em publicações: Mariana Cavalcanti
Setor: Pesquisa
Sala: 1408
Telefone: (21) 3799-5930
E-mail: mariana.cavalcanti@fgv.br

Titulação acadêmica:

Bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo, 1999) e Mestre em Comunicação e Cultura (2001) pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Antropologia pela University of Chicago (2007).

Áreas de pesquisa:

Antropologia urbana, favelas, etnografia, audiovisual, memória e imaginário social.

Cargos / funções atuais:

Professora adjunta do CPDOC

Perfil:

Mariana Cavalcanti é antropóloga. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos do CPDOC desde a sua fundação, em 2008, vem trabalhando com questões relacionadas à moradia, às favelas cariocas e ao planejamento urbano na cidade do Rio de Janeiro, sempre desde uma perspectiva etnográfica. Nos últimos anos, tem desenvolvido etnografias situadas na interface da antropologia, história e urbanismo: sobre a consolidação das favelas cariocas, sobre os mercados imobiliários no entorno das favelas, sobre a refuncionalização de espaços fabris em lugares de moradia no antigo suburbio industrial carioca, sobre as obras do PAC e os efeitos das UPPs e, agora, sobre as mudanças em curso na dita “Barra Olimpica” e outros espaços em transformação em meio à construção da dita “cidade olimpica”. É tambem pesquisadora associada do CEVIS (Coletivo de Estudos sobre Violencia Urbana e Sociabilidade, sediado no IESP/UERJ) e do NUCEC (Nucleo de Estudos em Cultura e Economia, sediado no PPGAS/Museu Nacional) e atualmente coordena o Programa de História Oral do CPDOC.

Para além de sua atuação na academia, recentemente, co-dirigiu, com Paulo Fontes e Thais Blank, o documentário Favela Fabril (49’ 2012), atuou como consultora do Banco Mundial em pesquisas relacionados aos primeiros impactos do programa das UPPs e à avaliacao de projetos de inclusão produtiva em diversas favelas cariocas, e colaborou no Programa Morar Carioca. Integra, ainda, o Conselho Deliberativo da Casa Fluminense, associação que ajudou a fundar em fevereiro de 2013, com o objetivo de qualificar o debate publico para a proposição e defesa de políticas voltadas à promoção de igualdade, o aprofundamento democrático e o desenvolvimento sustentável para a “cidade metropolitana” do Rio e outras regiões do Estado.

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1003011436001008

 
 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2012. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera