A- A+

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

<<  BIANCA FREIRE-MEDEIROS
Bianca Freire

Nome em publicações: Freire-Medeiros, Bianca
Setor: Pesquisa
Sala: 1411
Telefone: (21) 3799-5823
E-mail: bianca.freire.medeiros@fgv.br

Titulação acadêmica:

Mestre em Sociologia pelo IUPERJ e Doutora em História e Teoria da Arte e da Arquitetura - Binghamton University/SUNY

Áreas de pesquisa:

Sociologia do Turismo (Cultura de Viagem), Sociologia Urbana, Cultura Midiática

Cargos / funções atuais:

Professora associada do CPDOC; Editora da revista Estudos Históricos

Perfil:

Professora Associada do CPDOC, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduação em Sociologia Urbana pela mesma universidade e mestrado em Sociologia pelo IUPERJ (hoje IESP). Seu doutorado em História e Teoria da Arte e da Arquitetura, realizado com bolsa da CAPES na Universidade de Binghamton (SUNY), a direcionou para o trabalho com imagens fotográficas e cinematográficas, em particular aquelas que fazem do espaço urbano e da alteridade cultural seu foco de representação. O primeiro resultado desse investimento interdisciplinar foi sua tese acerca das representações que os norte-americanos (EUA) construíram sobre Rio de Janeiro no cinema e na literatura de viagem, que derivou em vários artigos publicados em inglês e português, assim como no pequeno livro “O Rio de Janeiro que Hollywood Inventou” (Zahar, 2005). O interesse pelas imagens como objeto de reflexão manteve-se ao longo dos anos e se desdobrou em dois principais territórios de atuação: o que toma o cinema (e outros elementos da Cultura Visual) como fio condutor pedagógico para produção de material didático de sociologia; e o que investiga a circulação de imagens turísticas em diferentes contextos de alteridade e estranhamento. O primeiro resultou no livro “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia” (Ed. FGV/Ed. do Brasil, 2010), premiado com o Prêmio Jabuti (terceiro colado na categoria didático/paradidático) e indicado pelo MEC para distribuição na rede pública de ensino de todo o Brasil. O segundo levou-a a conceber, de maneira pioneira, a “favela turística” como objeto de investigação, o que a projetou como interlocutora de pesquisadores interessados no campo do chamado turismo de pobreza no Brasil e no exterior. “Gringo na Laje: Produção, circulação e consumo da favela turística” (Ed. FGV, 2009) e “Touring Poverty” (Routledge – Advances in Sociology, 2013) são as principais sínteses desse esforço de reflexão.

Na Escola Superior de Ciências Sociais, ministra as disciplinas de teoria sociológica, bem como eletivas voltadas para os temas do turismo, lazer e consumo. Em nível de pós-graduação, tem procurado consolidar o chamado Paradigma das Novas Mobilidades a partir, sobretudo, do diálogo com o grupo de pesquisadores envolvidos com o CeMoRe (Center for Mobilities Research, Lancaster University), instituição coordenada por John Urry.

Desde março de 2009 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0545915915949239

 
 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2012. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera