A- A+

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

<<  ALZIRA ALVES DE ABREU
Alzira Alves de Abreu

Nome em publicações: Abreu, Alzira Alves de
Setor: Pesquisa
Sala: 1422
Telefone: (21) 3799-5846
E-mail: alzira.abreu@fgv.br

Titulação acadêmica:

Doutora em Sociologia pela Universidade Paris V-Sorbonne

Áreas de pesquisa:

Biografias da elite política brasileira; jornalistas e imprensa no Brasil na fase de transição democrática

Cargos / funções atuais:

Pesquisadora associada do CPDOC

Principais atividades exercidas:

Coordenadora do projeto de atualização do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (1930-1995); Coordenadora do projeto "Brasil em Transição: um balanço do final do século XX", projeto aprovado pelo PRONEX; Coordenadora do projeto de pesquisa "Cultura Política no Brasil do final do século: a Mídia", linha de pesquisa que integra o projeto "Brasil em Transição: um balanço do final do século XX" - PRONEX; Coordenadora da pesquisa Temática do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (1930-1983); Coordenadora geral do CPDOC (1985-1989); Diretora do CPDOC (1990-1994)

Perfil:

Alzira Alves de Abreu coordenadora do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro Pós 30, trabalho que desenvolveu junto com Israel Beloch, Fernando Lattman-Weltman, Sergio Lamarão e uma grande equipe. A nova edição publicada em 2001 em 5 volumes abrange as biografias de personalidades que se destacaram no mundo político-administrativo e a história de partidos e movimentos políticos, eventos, instituições, constituintes e constituições e outros temas relevantes no período de 1930 aos dias de hoje. Um outro trabalho nessa linha foi a elaboração do Dicionário Histórico-Biográfico da Propaganda no Brasil publicado em 2007. Outro projeto que a pesquisadora vem desenvolvendo, é sobre a história e atuação da mídia no Brasil nas últimas décadas, pesquisa que resultou na publicação de trabalhos como A Imprensa em Transição, Jornalistas e Jornalismo econômico na transição democrática, A Imprensa e a Queda do Governo João Goulart, entre outros. A pesquisa está voltada para as mudanças que ocorreram a partir dos anos 1950. Atualmente está desenvolvendo um estudo sobre o Ministério Público e a mídia, visando entender a contribuição dos procuradores de Justiça e dos jornalistas na construção e/ou ampliação da cidadania.

 
 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness