CPDOC   |   FGV
APRESENTAÇÃO

Escola de Ciências Sociais
Objetivos
Núcleo de Pesquisa e Laboratórios
Dupla Graduação e Formação Complementar
Política de Extensão
Sustentabilidade
Biblioteca digital da Escola

 

Topo da PáginaESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

A Escola de Ciências Sociais da FGV proporciona um ambiente de ensino inovador e dinâmico, através do qual os estudantes são estimulados a ter autonomia intelectual, olhar crítico e capacidade analítica.

O Curso de Ciências Sociais oferece aos estudantes uma sólida formação teórico-metodológica e instrumentos para atuar em diversas instituições políticas, culturais e da sociedade civil. A grade curricular é composta por uma gama de disciplinas relacionadas às áreas de sociologia, antropologia e ciência política. O corpo docente é interdisciplinar e altamente qualificado, o que possibilita uma formação pluralista e de múltiplas possibilidades aos estudantes. A excelência do curso foi confirmada pela avaliação de 2018 do MEC, na qual obteve nota máxima e o 3º lugar nacional no índice Geral de Cursos (IGC)

 

Topo da PáginaOBJETIVOS

O Curso de Ciências Sociais oferece uma estrutura curricular destinada a estimular a autonomia intelectual e a capacidade analítica. A formação pluralista do curso tem como objetivo permitir ao estudante decidir entre a carreira acadêmica e um trabalho de intervenção social mais direta, seja em projetos ligados a bens culturais e à memória, seja em consultorias e assessorias políticas, seja em pesquisas de opinião.

Onde atuar:

  • Consultorias
  • Gestão de projetos
  • Assessoria política
  • Projetos relacionados a bens culturais e à memória
  • Pesquisa social e de mercado
  • Área Acadêmica

 

Topo da PáginaNUCLEOS DE PESQUISA E LABORATORIOS

Os estudantes são incentivados a estagiar e participar das pesquisas de seus professores em áreas como audiovisual e documentário, acervos e bens culturais, humanidades digitais e a realizar pesquisas qualitativas e quantitativas no FGV Opinião. Esse é um dos diferenciais do curso que foi consolidado em uma instituição de pesquisa e acervo.

 

Topo da PáginaDUPLA TITULAÇÃO E FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Na Escola de Ciências Sociais da FGV, o estudante pode obter a dupla graduação em Direito ou Matemática Aplicada. O objetivo é ampliar o campo de atuação profissional e o desenvolvimento das habilidades dos alunos e alunas da graduação. O compromisso com a graduação em Ciências Sociais é mantido e, após processo seletivo interno, inicia atividades de estudo em outra graduação de forma concomitante, pagando a mensalidade apenas no curso de origem.

A Formação Complementar tem o objetivo de desenvolver habilidades acadêmicas e profissionais em áreas específicas e do seu interesse. Para obter o Certificado é necessário concluir um conjunto de disciplinas delimitadas para cada Formação Complementar, com um total de 240 horas. A Escola de Ciências Sociais do CPDOC oferece três possibilidades de Certificado de Formação Complementar para alunos de todas as Escolas da FGV, sendo uma em Relações Internacionais, outra em Política e Cidadania e, por fim, em História do Brasil Contemporâneo. Além disso, os alunos do CPDOC podem cursar disciplinas em outras Escolas para adquirir o Certificado de Formação Complementar em Direito, em Matemática Aplicada e Administração.

 

Topo da PáginaPOLÍTICA DE EXTENSÃO

A Escola de Ciências Sociais estimula a prática da extensão, entendendo-a como uma forma de articular a produção de conhecimento à vida pública, contribuindo para a ampliação da democracia e o fortalecimento da cidadania. Além disso, consideramos que a extensão é fundamental para a própria formação acadêmica e profissional dos alunos de Ciências Sociais. A Escola prevê que as atividades de extensão sejam integradas à formação acadêmica, aproveitando-se do potencial público do CPDOC como instituição. Nos últimos anos, os Laboratórios de Pesquisa vêm se consolidando como mecanismos de integração entre a produção acadêmica e o espaço público, com a apresentação de seminários, realização de debates, organização de cineclubes e outras atividades extramuros.

Projetos:

  • Oficina de Uso de Fontes Históricas em sala de aula - tem como objetivo trazer para o âmbito da Escola de Ciências Sociais/CPDOC professores de ensino médio das redes pública e privada para a concepção, debate e produção de materiais didáticos a partir do uso de fontes históricas.
  • FGV Jr. - É uma empresa de consultoria formada por graduandos da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro de modo autônomo e apartidário. A organização atende aos micros, pequenos e médios negócios, apresentando como atividade central a execução de projetos ligados à consultoria gerencial e financeira.
  • EXPERIÊNCIA FGV CPDOC - É um programa de extensão voltado para alunos de Ensino Médio das redes pública e privada que tenham interesse em cursar Ciências Sociais, buscando maiores detalhes para a escolha de sua carreira e definição de seu futuro profissional.

 

Topo da PáginaSUSTENTABILIDADE

Relatório sobre a política de sustentabilidade da Escola Superior de Ciências Sociais

Projeto ENACTUS:

  • O Time FGV Rio Enactus nasceu em setembro de 2011, com a missão de integrar academia e comunidades em busca de soluções. Ao longo desse tempo, o Time reuniu alunos de todas as escolas da FGV em projetos multidisciplinares, sempre valorizando, também, o conhecimento local. Os projetos estão inseridos nas frentes: Ambiental, Empreendedora, Cultural e Educacional.

    Você pode conferir maiores informações na nossa página no Facebook ou através dos nossos relatórios, disponibilizados nesta página.
    Caso queira entrar em contato, pode fazê-lo por e-mail (timefgvrioenactus@gmail.com) ou por telefone: (21) 3799-5460

     

Um papo sobre o curso, as disciplinas, intercâmbio, estágios e oportunidades na FGV. Dia 28 de outubro às 14h. Inscreva-se

Assista o documentário sobre a cinebiografia de Maria da Conceição Tavares e participe do debate online. Dia 29 de outubro de 2020 às 15h. 

A Revista Estudos Históricos convida para a mesa que debaterá o tema do último número da revista. Dia 5 de novembro de 2020, às 14h.  

Com Prof. Dr. Felipe Tavares Lopes (UNISO), Prof. Dr. Caio Pinheiro (UECE) e Profa. Ms. Nathalia Borges (UNIRIO). Sexta-feira, 6 de novembro de 2020, às 14h.

Inscrições abertas até o dia 19 de novembro de 2020 para o preenchimento de vagas para 2021-1 no curso de graduação em Ciências Sociais.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede