A- A+

Accessus - Documentos de Arquivos Pessoais
A ESCOLA NO ACERVO

A Escola de Ciências Sociais, no âmbito do Projeto Educação e Difusão Patrimonial, convida professores e alunos para conhecer, o acervo da FGV CPDOC, através de visitas virtuais guiadas. Voltado para o público escolar, “A Escola no Acervo” será um programa de visitas temáticas guiadas pelo arquivo pessoal de Getúlio Vargas e do acervo do CPDOC de forma virtual pela plataforma Zoom.

Diante do contexto de pandemia, buscamos uma forma de aproximar o público escolar do acervo histórico da FGV CPDOC através de visitas virtuais, conduzidas pelo Projeto Educação e Difusão Patrimonial. O projeto busca ainda auxiliar os professores em suas aulas à distância, contribuindo para a construção do conhecimento histórico e sociológico.

 

Agendamento

  • As visitas deverão ser agendadas através do preenchimento do formulário, onde é necessário escolher um dos roteiros temáticos: https://bit.ly/3229jW5
  • As visitas virtuais terão início a partir do dia 27 de agosto de 2020.

 

Visitas

  • As visitas virtuais acontecerão 1x por semana: quintas-feiras a partir das 14 horas.
  • As visitas serão realizadas através da plataforma Zoom. O link será enviado pelo email de agendamento.
  • As visitas deverão ser acompanhadas pelo professor.
  • Sugerimos que a faixa etária dos alunos da turma seja a partir dos 10 anos.
  • Estrutura do roteiro das visitas:
    • Pequena apresentação do roteiro temático escolhida pelo professor
    • Conversas sobre os documentos utilizados na visita
    • Conversas e contação de histórias

 

Roteiros Temáticos

Tempo das visitas: De 40 minutos a 1 hora e meia

  1. Quem foi Getúlio Vargas?

    Convidamos professores e alunos a conhecer a trajetória do ex-presidente Getúlio Vargas, através de documentos de seu arquivo pessoal da FGV CPDOC. Para isso será utilizada a perspectiva da educação patrimonial, que busca promover a relação entre os alunos e o patrimônio histórico, produzindo uma educação identitária. Esse roteiro temático pretende aproximar a figura do ex-presidente com o dia-a-dia dos alunos e, assim, fazer com que esses estudantes se reconheçam como agentes históricos.

  2. Mulheres e Política

    Convidamos os professores e estudantes a conhecer sobre o ativismo e a importância das mulheres na política durante a Era Vargas, com foco nas figuras de Almerinda Farias Gama, Alzira Vargas e Anna Amélia de Queiroz, através de seus acervos depositados na FGV CPDOC.

  3. Trabalhadores na Era Vargas

    Convidamos professores e estudantes a pensar a questão do trabalho na Era Vargas, através de documentos do acervo da FGV CPDOC. Será abordada a criação dos direitos trabalhistas: salário mínimo, 13º salário e férias, conflitos entre trabalhadores e patrões e a relação de Vargas com os trabalhadores.

  4. Estado Novo

    Convidamos os professores e estudantes a aprofundar seus conhecimentos sobre o período de 1937-1945 na Era Vargas. Através dos documentos da Exposição Virtual “Saio da Vida para entrar na História: Getúlio Vargas e a Propaganda Política” e o Acervo da FGV CPDOC, trabalhar a questão do nacionalismo e do controle dos meios de comunicação para promover o Estado Novo e a figura do presidente Getúlio Vargas.

  5. Propaganda Política na Era Vargas

    Convidamos os professores e estudantes a aprender sobre a relevância da propaganda e dos meios de comunicação nas campanhas políticas. Através da Exposição Virtual “Saio da Vida para entrar na História: Getúlio Vargas e a Propaganda Política” e do Acervo da FGV CPDOC, apresentaremos momentos importantes da propaganda política da Era Vargas, como a Campanha de 50 e o Movimento Queremista.

  6. Cultura na Era Vargas

    Convidamos os professores e estudantes a fazer uma viagem pela cultura, construções e costumes do Brasil e do mundo nas décadas de 30, 40 e 50 a partir dos documentos do acervo da FGV CPDOC. Esse roteiro temático tem como objetivo problematizar a relação entre política e cultura através das questões cotidianas do período de Vargas na presidência.

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede