A- A+

Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo

<<  PAULO SKAF

Paulo Antoine Skaf nasceu em São Paulo, em 7 de agosto de 1955. Filho de um imigrante libanês e de uma carioca, é o caçula da família, tendo três irmãs. Começou sua carreira nos anos de 1970, quando conciliava o curso de Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie o serviço militar e o trabalho na tecelagem do pai – a Skaf Indústria Têxtil Ltda. Em 1974, assumiu integralmente o trabalho na empresa do pai, deixando os estudos inconclusos. A partir daí, a Skaf Indústria Têxtil Ltda passou por um processo de modernização e verticalização da produção, tornando-se uma empresa de médio porte. No final da década de 1980, Skaf passou a ganhar notoriedade no mundo empresarial, ocupando sistematicamente uma série de cargos relevantes, como a presidência da ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil) e do Sinditêxtil (Sindicato das Indústrias Têxteis de São Paulo). Em 2004 foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cargo que ocupa ainda hoje. Em 2009, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Disputou as eleições de 2010 como candidato ao governo de São Paulo. Casou-se aos 23 anos com Luzia Skaf. Juntos mais de 30 anos, tiveram 5 filhos.

 


 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 08.06.2009

  SumarioPauloSkaf.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; a vinda do pai Antoine ao Brasil e o casamento com a mãe Clotilde; a infância em São Paulo; as atividades econômicas do pai; o ingresso no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).
 
Clique para assistir
2º Bloco
A atividade de escotismo dentro do Colégio Santo Américo no Morumbi; os acampamentos e as viagens com os escoteiros; a importância do escotismo em sua formação; a preocupação com a preservação da natureza.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A passagem do escotismo para as Forças Armadas; o papel do exército no Brasil; a decisão por não seguir uma carreira militar.
 
Clique para assistir
4º Bloco
O tempo dividido entre trabalho, faculdade e o CPOR; o casamento e o nascimento dos filhos; o investimento no setor têxtil; a modernização da fábrica do pai; a mudança para Pindamonhangaba no interior de São Paulo.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O apreço por atividades políticas desde criança; a entrada na diretoria da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e a posse como presidente da ABIT em 1998; os efeitos na indústria da abertura do mercado brasileiro em 1995; o redirecionamento do seu negócio para a atividade imobiliária e para a vida política.
 
Clique para assistir
6º Bloco
O envolvimento com a ABIT; os projetos e modernizações realizados pela ABIT na presidência de Paulo Skaf; o ingresso na Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP); a vitória nas eleições para a presidência da FIESP, os cargos ocupados no Centro das Industrias do Estado de São Paulo (CIESP); no Serviço Social da Indústria (SESI), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e no Instituto Roberto Simonsen.
 
 
Clique para assistir
7º Bloco
Os desafios dentro da ABIT; os apoiadores e amigos da ABIT e da FIESP; o engajamento nos debates em torno da Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF); a crença na força do destino.
 
 
 

 

 

Topo da PáginaROTEIRO

RoteiroPauloSkaf1Entrevista.pdf

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness