A- A+

Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo

<<  OLAVO SETÚBAL

Olavo Setúbal nasceu em São Paulo, em 16 de abril de 1923. Em 1945, formou-se em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi assistente na cadeira de eletrotécnica da Escola Politécnica, e engenheiro do Departamento de metalurgia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Em 1947, criou a Artefatos de Metal Deca Ltda, em parceria com Renato Refinetti. Na década de 1950, recebeu um convite do tio, Alfredo Egydio de Souza Aranha, para que assumisse o Banco Federal de Crédito e a Companhia Ítalo-Brasileira de Seguros Gerais. Surgiu daí, sob a direção de Setúbal, o Banco Itaú. Olavo Setúbal atuou no Conselho Nacional de Seguros; foi vice-presidente da Fundação Anchieta; e, em 1975, foi nomeado prefeito de São Paulo pelo então governador de São Paulo, Paulo Egydio Martins, cargo em que permaneceu até 1979. Durante o governo Sarney, ocupou por 11 meses a pasta das Relações Exteriores. Em 1988, aposentou-se e passou a presidir a investimentos Itaúsa, holding que controla o banco Itaú. Olavo Setúbal casou-se aos 23 anos com Matilde, conhecida por Tide, com quem teve sete filhos. Após o falecimento de Tide Setubal, em 1977, Olavo voltou a se casar, com Daisy Salles Setubal, com quem teve uma filha. Olavo Setúbal faleceu em 27 de agosto de 2008.  

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 22.05.2007

  SumarioOlavoSetubal.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; lembranças da infância e da família; a vocação para as Ciências Exatas na escola e a descoberta da engenharia.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Formação; entrada na Escola Politécnica da USP (Poli); especialização em engenharia civil, migrando para a industrialização; a criação da Companhia Deca; o cargo de engenheiro de metalurgia no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
 
Clique para assistir
3º Bloco
O crescimento empresarial; o desenvolvimento dos negócios da Deca, a importância do tio, Alfredo Egydio, líder empresarial.
 
Clique para assistir
4º Bloco
O Itaú e a família; a história do banco e a sua entrada na direção dele, sob a confiança do Dr. Alfredo; a passagem pela direção da Duratex antes de assumir a do Banco Itaú; o casamento com D. Tide, e as relações familiares com a política e a religião.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O Itaú e a política; a expansão do Itaú através da fusão com o BUC e diversos outros bancos na década de 60; o mandato como prefeito de São Paulo, antecedido por um total afastamento da vida política; o manual da fusão entre bancos que deu certo.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Cargos de indicação e personagens marcantes; a nomeação para o Conselho Nacional dos Seguros Privados e a vice-presidência da Fundação Padre Anchieta; sua impressão a respeito de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Tancredo Neves.
 
 
Clique para assistir
7º Bloco
Cotidiano e Arte; viajar como seu grande hobby, idas à Suécia, Ásia, Japão, Indonésia, etc.; o início da coleção de arte do Itaú, na década de 60; o interesse pela Arte, sob influência de sua mulher, D. Tide.
 
 
 

 

Topo da PáginaROTEIRO

RoteiroOlavoSetubal.pdf

 

 

 

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede