A- A+

Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo

<<  JACKS RABNOVICH

De origem judaica e filho de imigrantes russos, Jacks Rabinovich nasceu em 20 de setembro de 1929, em São Paulo. Em 1952, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie. Um ano antes de se formar, começou a trabalhar na Fiação e Tecelagem Campo Belo S/A, empresa do pai, Sam Rabinovich. Especializou-se em engenharia têxtil, em 1954, no Lowel Institute, Massachussets, Estados Unidos. Em 1956, assumiu a direção geral da tecelagem.

Em 1965, Rabinovich e Mendel Steinbruch firmaram sua primeira parceria, fundando a Têxtil Brasibel. Dois anos depois, acertaram a compra do Lanifício Varam, então o maior da América do Sul. Criaram, assim, a bem-sucedida Vicunha. Em pouco tempo, a parceria Rabinovich-Steinbruch transformou a Vicunha no maior grupo têxtil do Brasil.

Em 1993, o grupo Vicunha adquiriu uma parcela da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tornando-se logo em seguida o maior acionista individual da empresa. Jacks Rabinovich é membro do Conselho de Administração da CSN desde 1993, e seu vice-presidente desde 2001. Atualmente ocupa o cargo de Diretor-Presidente da Vicunha Siderurgia.


 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 23.10.2007

  SumarioJacksRabinovich.pdf

Clique para assistir
Bloco
Origens; história da família; chegada dos antepassados em São Paulo; trajetória empresarial do pai; escolha pela carreira de engenheiro e a entrada de Jacks no negócio familiar.
 
Clique para assistir
Bloco
Especialização; curso do Technology Institute nos Estados Unidos; a ampliação da fábrica e a eficiência tecnológica atingidas por seu comando; a ajuda na criação da primeira Escola de Engenharia Têxtil na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em 1963; a compra da Lanifício Varam, que passa a se chamar Vicunha.
 
Clique para assistir
Bloco
Vicunha e Finobrasa no Nordeste; a relação de parentesco com a família Steinbruch, de seu sócio; a expansão da empresa pelo Nordeste, tornando-a interestadual; a influência na surgimento do uso de incentivos fiscais; o treinamento de profissionais nordesinos afim da quaificação de sua mão-de-obra.
 
Clique para assistir
Bloco
Tecelagem; transações de compra e venda de fábricas menores; a expansão para o Rio Grande do Norte; o trabalho com fios artificiais e sintéticos mudando para fios naturais, com algodão de fibra longa e curta.
 
Clique para assistir
Bloco
O mercado têxtil internacional; vendas mundiais da empresa; a predominância chinesa no cenário internacional; a criatividade, as tendências e a moda; os países produtores de equipamentos de ponta.
 
Clique para assistir
Bloco
O mercado têxtil nacional; o Sindicato da Indústria Têxtil de São Paulo (Sinditêxtil) e o governo; a carga tributária excessivamente alta e os incentivos fiscais.
 
 
Clique para assistir
Bloco
Exportações têxteis e a compra de ações da Companhia Siderúrgica Nacional (C.S.N.); porcentagem da produção destinada à exportação; a presença do pai na empresa; a diversificação dos investimentos com a entrada para o Conselho da C.S.N., durante as privatizações.
 
Clique para assistir
Bloco
Artes e hobbys; o papel como mantenedor da cultura artística brasileira; o hobby da pesca oceânica.
 
 
 

 

Topo da PáginaROTEIRO

RoteiroJacksRabinovich.pdf

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness