A- A+

Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo

<<  EUGÊNIO STAUB

Filho de pai suíço e mãe norte-americana, Eugênio Emílio Staub nasceu em 1942, no Rio de Janeiro. Em 1952, a família Staub mudou-se para São Paulo. Em 1961, após concluir o Ginásio na Mackenzie, ingressou no curso de Administração da EAESP/FGV. Logo a seguir, passou a ocupar o cargo de diretor comercial na empresa de seu pai, a Staub, onde trabalhava desde os 14 anos. Sua atuação foi essencial para a compra da Gradiente, entre os anos de 1969 e 1971, bem como para a pioneira transferência da planta industrial da empresa para a Zona Franca de Manaus, em 1972. Em 1979, Staub assumiu a presidência da Gradiente, cargo que ocupa até os dias atuais.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 05.09.2007

  SumarioEugenioStaub.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; cultura suíça; trajetória dos pais; a infância no Rio de Janeiro; a mudança para São Paulo; os estudos no Mackenzie; o início da carreira profissional.
 
Clique para assistir
2º Bloco
EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas; a futura esposa; professores marcantes; política estudantil; Eduardo Suplicy; grupos de estudo; golpe de 64.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Os primeiros passos da Gradiente; o cargo de diretor comercial na Staub; a compra da Gradiente; a transferência para a Zona Franca de Manaus; concorrência e políticas de importação e produção nacional; o advento da televisão a cores; alterações na legislação; perspectivas para o futuro da indústria.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Políticas industriais; o atual governo e suas políticas industrial e tecnológica; as multinacionais e o país; a necessidade de um planejamento estratégico para o Brasil; convergência tecnológica.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O desenvolvimento da Gradiente; a incorporação das empresas Garrard, Polyvox, Telefunken e Philco; as relações com a Nokia; o Instituto Genius; a área de computação.
 
Clique para assistir
6º Bloco
O governo Lula; as preocupações da elite quanto à esquerda; a aproximação e o apoio à candidatura de Lula; avanços do governo Lula; a questão da visão estratégica atualmente; O Estado e o setor tecnológico.
 
 
 

 

Topo da PáginaROTEIRO

RoteiroEugenioStaub.pdf

 

 

 

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness