A- A+

Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo

<<  ABÍLIO DINIZ

Abílio dos Santos Diniz nasceu no dia 28 de dezembro de 1936, em São Paulo. Começou a trabalhar aos 12 anos, na doceria Pão de Açúcar, auxiliando seu pai, Valentim Diniz, um imigrante português. Em 1959, formou-se em Administração de Empresas pela EAESP, da FGV. No mesmo ano, Abílio e seu pai abriram a primeira loja de supermercados e deram início ao que viria se tornar o Grupo Pão de Açúcar. Em 1965, Abílio Diniz foi estudar nos Estados Unidos, onde estudou Marketing (na Universidade de Ohio em Dayton) e Economia (em Columbia, Nova Iorque). O Pão de Açúcar, tendo à frente Abílio Diniz, experimentou anos de intenso crescimento durante as décadas de 1960 e 1970, tornando-se o maior grupo do ramo no país. No fim dos anos de 1980, o Pão de Açúcar passou por uma séria crise, o que levou o empresário a reestruturar o grupo, que a partir de meados dos anos de 1990 voltou a crescer. Abílio Diniz integrou, em 1979, o Conselho Monetário Nacional Brasileiro; participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social durante o governo Lula; além de ter sido um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Abílio Diniz casou-se duas vezes. Seu primeiro casamento foi em 1960, com Auri, com quem teve quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana. Em 2004, casou-se com Geyze Marchesi, com quem teve dois filhos: Rafaela e Miguel. Atualmente, Abílio Diniz ocupa a presidência do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 05.10.2007

  SumarioAbilioDiniz (1).pdf

Clique para assistir
Bloco
Origens familiares; breve resumo dos anos de estudo na Fundação Getulio Vargas (FGV); a vinda do pai de Portugal para o Brasil; a origem do Grupo Pão de Açúcar: a construção da Doceira Pão de Açúcar; como os pais se conhereceram.
 
Clique para assistir
Bloco
O trabalho com o pai na doceira e depois no supermercado; a opção pela Escola de Administração de Empresas da FGV; os estudos como prioridade na juventude; o motivo de não ter ido para Michigan.
 
Clique para assistir
Bloco
Como nasce a paixão pelo esporte; a importância do esporte para a sua sociabilidade na infância e na juventude; os problemas com a agressividade e como ela também ajudou no seu carater competitivo.
 
Clique para assistir
Bloco
Origens – Infância e juventude; os primeiros anos de estudo; os estímulo à leitura vindo do pai; a relação carinhosa com o irmão mais novo e a mãe e a relação um pouco mais afastada com o pai; o estudo como um refúgio para os problemas em família.
 
Clique para assistir
Bloco
A entrada na Fundação Getulio Vargas; os anos de estudo no Colégio Presbiteriano Mackenzi; os estudos e o futebol; como conheceu a primeira mulher; a desição de fazer administração de empresas na FGV.
 
 

 

 

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 07.08.2009

 

SumarioAbilioDiniz(2).pdf

 

Clique para assistir
Bloco
Origem materna; características e trajetória da mãe; a religião; avós maternos.
 
Clique para assistir
2º Bloco
EAESP – Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas; Luiz Carlos Bresser; professores marcantes; o primeiro supermercado; aprendizado na EAESP; projeto futuro: curso de liderança.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Estudos no exterior e o grupo Pão de Açúcar; curso de marketing na Universidade de Ohio; curso de economia na Universidade de Columbia; pioneirismo e expansão no ramo de supermercados; a relação entre família e empresa.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Envolvimento com a política; proximidade com o ministro Mario Henrique Simonsen; o cargo no Conselho Monetário Nacional; preocupações sociais; balanço sobre a sua “década perdida”.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A crise dos anos 90; a fragilidade do Pão de Açúcar e o governo Collor; o processo de reparação da companhia: corte, concentre e simplifique; José Roberto Tambasco; as mudanças de sede; momentos ruins.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A reestruturação do grupo Pão de Açúcar; a volta para a sede original; controle majoritário e saída da família da companhia; medidas de reestruturação e expansão.
 
 
Clique para assistir
7º Bloco
Relações com os partidos políticos; a transformação de Lula; saldo positivo do governo Lula; o Conselho Nacional de Desenvolvimento; contribuições como empresário para o país.
 
 

 

Topo da PáginaROTEIRO

RoteiroAbilioDiniz (1).pdf

RoteiroAbilioDiniz(2).pdf

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede