
Abílio dos Santos Diniz nasceu no dia 28 de dezembro de 1936, em São Paulo. Começou a trabalhar aos 12 anos, na doceria Pão de Açúcar, auxiliando seu pai, Valentim Diniz, um imigrante português. Em 1959, formou-se em Administração de Empresas pela EAESP, da FGV. No mesmo ano, Abílio e seu pai abriram a primeira loja de supermercados e deram início ao que viria se tornar o Grupo Pão de Açúcar. Em 1965, Abílio Diniz foi estudar nos Estados Unidos, onde estudou Marketing (na Universidade de Ohio em Dayton) e Economia (em Columbia, Nova Iorque). O Pão de Açúcar, tendo à frente Abílio Diniz, experimentou anos de intenso crescimento durante as décadas de 1960 e 1970, tornando-se o maior grupo do ramo no país. No fim dos anos de 1980, o Pão de Açúcar passou por uma séria crise, o que levou o empresário a reestruturar o grupo, que a partir de meados dos anos de 1990 voltou a crescer. Abílio Diniz integrou, em 1979, o Conselho Monetário Nacional Brasileiro; participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social durante o governo Lula; além de ter sido um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Abílio Diniz casou-se duas vezes. Seu primeiro casamento foi em 1960, com Auri, com quem teve quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana. Em 2004, casou-se com Geyze Marchesi, com quem teve dois filhos: Rafaela e Miguel. Atualmente, Abílio Diniz ocupa a presidência do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar.
© Todos os direitos reservados à FGV.
SUMÁRIO - ENTREVISTA 05.10.2007
SumarioAbilioDiniz (1).pdf

1º
Bloco
Origens familiares; breve resumo dos
anos de estudo
na Fundação Getulio Vargas (
FGV); a vinda do
pai de Portugal para o Brasil; a origem do
Grupo Pão de
Açúcar: a construção
da Doceira
Pão de
Açúcar; como
os pais se conhereceram.

2º
Bloco
O trabalho com o
pai na doceira e depois no supermercado; a opção
pela Escola de
Administração de
Empresas da FGV;
os estudos
como prioridade
na juventude; o motivo de não
ter ido
para Michigan.

3º
Bloco
Como nasce a paixão pelo esporte; a importância do esporte
para a sua sociabilidade
na infância e
na juventude;
os problemas com a agressividade e
como ela também ajudou no
seu carater competitivo.

4º
Bloco
Origens – Infância e juventude; os primeiros anos de estudo; os estímulo à leitura vindo do pai; a relação carinhosa com o irmão mais novo e a mãe e a relação um pouco mais afastada com o pai; o estudo como um refúgio para os problemas em família.

5º
Bloco
A entrada
na Fundação Getulio Vargas;
os anos de
estudo no Colégio Presbiteriano Mackenzi;
os estudos e o futebol;
como conheceu a
primeira mulher; a desição de fazer administração de empresas
na FGV.
SUMÁRIO - ENTREVISTA 07.08.2009
SumarioAbilioDiniz(2).pdf

1º
Bloco
Origem materna; características e trajetória
da mãe; a religião; avós maternos.

2º Bloco
EAESP – Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas; Luiz Carlos Bresser; professores marcantes; o primeiro supermercado; aprendizado na EAESP; projeto futuro: curso de liderança.

3º Bloco
Estudos no exterior e o grupo Pão de Açúcar; curso de marketing na Universidade de Ohio; curso de economia na Universidade de Columbia; pioneirismo e expansão no ramo de supermercados; a relação entre família e empresa.

4º Bloco
Envolvimento com a política; proximidade com o ministro Mario Henrique Simonsen; o cargo no Conselho Monetário Nacional; preocupações sociais; balanço sobre a sua “década perdida”.

5º Bloco
A crise dos anos 90; a fragilidade do Pão de Açúcar e o governo Collor; o processo de reparação da companhia: corte, concentre e simplifique; José Roberto Tambasco; as mudanças de sede; momentos ruins.

6º Bloco
A reestruturação do grupo Pão de Açúcar; a volta para a sede original; controle majoritário e saída da família da companhia; medidas de reestruturação e expansão.

7º Bloco
Relações com os partidos políticos; a transformação de Lula; saldo positivo do governo Lula; o Conselho Nacional de Desenvolvimento; contribuições como empresário para o país.
ROTEIRO
RoteiroAbilioDiniz (1).pdf
RoteiroAbilioDiniz(2).pdf