A- A+

Seminário: Desafios Arquivísticos Contemporâneos

  

Programação
29 de Agosto de 2013 | 5ª feira | Auditório 12º andar
 Sessão 1
Arquivos, metadados, nuvens: os desafios do mundo digital

14h - 15h30

"Um paradigma arquivístico para o século XXI" – conferência de Anne Gilliland, diretora do Center for Information as Evidence do Departamento de Estudos da Informação da Universidade da Califórnia, Los Angeles. Conferência em inglês.
     - Vídeo disponível
     - Slides disponíveis

  

16h - 18h

Mesa redonda com Marcos Galindo Lima, professor da Universidade Federal de Pernambuco; Cláudia Lacombe Rocha, supervisora de Documentos Digitais do Arquivo Nacional, e Verena Alberti, coordenadora de Documentação do CPDOC.

O objetivo da mesa é dar continuidade ao assunto da conferência de Anne Gilliland, ou seja, tratar dos desafios do mundo digital nas atividades de preservação, acesso e difusão de acervos, diante dos impactos teórico-metodológicos que vêm incidindo sobre a arquivologia com o advento dos documentos digitais.
     - Vídeo disponível
     - Verena Alberti - slides da apresentação

30 de Agosto de 2013 | 6ª feira | Auditório 12º andar
 Sessão 2
Preservação, acesso e difusão: os desafios institucionais

14h - 15h30

"A transformação do Arquivo Nacional da França" – conferência de Agnès Magnien, diretora do Arquivo Nacional da França. Conferência em espanhol.
     Vídeo disponível
     Slides disponíveis

  

16h - 18h

Mesa redonda com Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional; Vilma Moreira dos Santos, superintendente do Arquivo Público Mineiro, e Rosa Maria Barboza de Araujo, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Como no caso do dia anterior, a mesa visa a dar continuidade às questões desenvolvidas na conferência que a antecede e tem como foco os desafios de instituições de acervo nas atividades de preservação, acesso e difusão de documentação histórica. Será possível conhecer casos de arquivos que têm passado por mudanças importantes na sua organização e, nesse sentido, algumas aproximações poderão ser feitas com o Arquivo Nacional da França, que acaba de inaugurar uma nova sede em Pierrefitte-sur-Seine, para onde foram transferidos 200 quilômetros lineares de documentos.
     - Vídeo disponível



Apoio:

Não há necessidade de inscrição no evento.

A FGV não permite a entrada de pessoas de short ou bermuda ou ainda com sandálias do tipo havaianas.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness