A- A+

Cursos no Rio de Janeiro e São Paulo

<<  JORNALISMO INVESTIGATIVO (RIO E SP)

O MBA em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira reúne conhecimento acadêmico, experiência jornalística e novas técnicas de investigação utilizadas por jornais, revistas e emissoras de TV. Mostra como a investigação jornalística contribuiu para as transformações da sociedade brasileira nas últimas décadas e fornece instrumentos teóricos e práticos para o aperfeiçoamento das técnicas de apuração e investigação em todas as áreas do jornalismo. Conta um corpo de professores altamente qualificado na reflexão e na prática do jornalismo investigativo, beneficiando-se também da experiência acadêmica do CPDOC, unidade da FGV com amplo reconhecimento nas áreas de História e Ciências Sociais.

OBJETIVO DO CURSO
O processo de redemocratização do Brasil foi acompanhando e estimulado por diversas reportagens de caráter investigativo que revelaram irregularidades no uso de dinheiro público, incapacidade administrativa, segredos de Estado, fraudes em licitações e em inquéritos policiais. Reportagens que resultaram em processos e em mudanças na legislação. Nos últimos anos, os mecanismos de apuração têm sido aperfeiçoados com a utilização de técnicas adaptadas de outras áreas de investigação e novas possibilidades abertas pelo uso de computadores e internet. Técnicas que permitem ao jornalista depender cada vez mais de seus próprios esforços para a realização de reportagens de caráter investigativo. Reportagens que têm sido valorizadas e destacadas pelos diferentes veículos de comunicação. O curso tem por objetivo sistematizar o processo de apuração dessas reportagens e, em aulas expositivas e práticas, mostrar os diferentes caminhos disponíveis para uma apuração jornalística consistente e inovadora.

PÚBLICO-ALVO
Jornalistas que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos de técnicas de investigação e desejem aprofundar o estudo sobre o papel da imprensa na história recente do país. Profissionais graduados em outras áreas do conhecimento que queiram entender o funcionamento dos processos de investigação jornalística e adaptá-los para suas atividades.

* Observação: o curso não substitui a formação específica em jornalismo exigida por lei para o exercício da profissão.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A avaliação será feita por meio de trabalhos em que será verificada a aplicação de técnicas e conceitos apresentados durante o curso.

METODOLOGIA
Este curso de pós-graduação lato sensu terá 432 horas-aula e será dividido em cinco disciplinas, estruturadas para permitir uma complementação entre conhecimentos téoricos e práticos e uma interação entre o jornalismo e outras áreas do conhecimento

ESTRUTURA CURRICULAR
O Curso é composto por cinco disciplinas e sua carga horária totaliza 432 horas-aula. Sua duração é de aproximadamente 14 meses.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle      Mais   

Secretarias dos cursos:

RIO DE JANEIRO
Tel.: 0800.285.5900
E-mail: mba.botafogo@fgv.br
http://www.fgv.br/mba-rio

SÃO PAULO
Tel.: 0800.772.2778
Tel.: 11 3799 3455
E-mail: mbapaulista@fgv.br e
mbaberrini@fgv.br
http://www.fgv.br/mba-sp

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2012. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância