A- A+

Convênios Internacionais

PROGRAMA CULTURAL - PARIS-SORBONNE 

Paris IV SorbonneFormação em Ciências Humanas e Artes em Paris

O convênio Cultura Europeia Ocidental: Herança e Modernidade”, firmado entre a FGV e Paris-Sorbonne, oferece uma formação cultural de seis semanas em Paris (janeiro a fevereiro) para alunos selecionados na Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa formação pretende sensibilizá-los para o legado ocidental nos campos da arte, literatura e ciências humanas. As aulas são oferecidas por professores da Sorbonne segundo os eixos abaixo, sempre articulados com programações artísticas:

Aulas de idioma francês2 h/s para os mais avançados e 4 h/s por semana para os iniciantes.
Literatura e artes cênicas16 h/a para acompanhar, sobretudo, a programação teatral.
Antiguidade clássica: história e herança16 h/a para entender a cultura grega e romana e sua repercussão nas épocas modernas e contemporâneas.
Reflexão sobre o mundo contemporâneoa partir de 1789 (RF)-2011 através do exemplo francês: sociedade, cultura, debates.

Contamos ainda com visitas a museus e dois finais de semana estão reservados para a visita em um lugar fora de Paris como, por exemplo, o le Mont Saint-Michel ou les Châteaux de la Loire.

Cada um desses ciclos (cultura/idioma) é complementado por “ateliers” – grupos de trabalhodestinados a acompanhar o rendimento do aluno, que poderá também ter acesso às bibliotecas da universidade. Os 18 discentes são selecionados no início de novembro de cada ano e são acolhidos em um alojamento em Paris, em janeiro e fevereiro do ano seguinte.

No âmbito do programa, a FGV propõe um curso de preparação no Brasil, para os candidatos das escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, de fevereiro a novembro de 2014, para o melhor aproveitamento da estadia em Paris.

Uma reunião, com a presença dos professores e dos responsáveis internacionais, será organizada em fevereiro no Rio de Janeiro e em São Paulo, para apresentar o programa aos alunos.

Este curso, que exige uma presença de 75%, conta como atividade complementar eletiva no currículo de cada escola.

São duas as avaliações:

- Prova gramatical em junho.
- Segunda prova (oral e escrita) em novembro para a seleção.

Trata-se de uma formação de 100 horas em dois semestres com 50 horas de aulas e 50 horas de estudo individual de, no mínimo, duas horas por semana. O primeiro semestre, organizado em 5 meses, de fevereiro até junho, conta com uma carga horária de cerca de 25 horas, duas horas em classe por semana. Já o segundo dura 4 meses, de agosto a novembro. Os alunos têm 4 horas de preparação (2h de francês + 2h de aula “panorâmica” em ciências humanas e arte com o objetivo de introduzi-los a temáticas relevantes e de fornecer informações essenciais sobre o tema do curso) e mais duas horas de estudos individuais que realizarão a partir do portal Moodle..

Para o desenvolvimento das atividades dentro de sala de aula, os alunos devem adquirir um livro de estudos de língua francesa, Grammaire progressive. A partir daí, recebem uma senha de acesso à plataforma Moodle, usada como apoio que fornece vários recursos, exercícios e uma biblioteca virtual.

Essa formação se endereça aos alunos de todas as escolas, tanto aos iniciantes em francês quanto os mais avançados, interessados ou não em concorrer ao programa. Sendo assim, envolve todas as escolas da FGV Rio e São Paulo (EPGE, CPDOC, Direito Rio, EBAPE, EMAP, EAESP e Administração pública, EESP, Direito GV SP).

As vagas para o curso de preparação são limitadas e foram decididas em função do número de alunos em cada escola do Rio e de São Paulo. Além disso, o número máximo de inscrições em São Paulo e no Rio de Janeiro não pode superar 60 alunos, como demonstramos na tabela abaixo.



Os alunos interessados em concorrer, ou simplesmente em melhorar seu nível de francês, podem se inscrever para as aulas de francês do primeiro semestre durante o mês de janeiro.

INCRIÇÕES de alunos do CPDOC: através de juliana.marques@fgv.br, de 05/01 e 27/02/2015. Não haverá processo seletivo e as inscrições serão realizadas, conforme o recebimento cronológico dos pedidos, até a ocupação de todas as vagas.

As inscrições que dizem respeito exclusivamente ao programa começam no mês de junho e devem ser feitas também nas respetivas secretarias.

Assim, interessados que não frequentaram as aulas de francês no 1°semestre podem se inscrever no programa, desde que comprovem nível suficiente de francês.

As inscrições que dizem respeito exclusivamente ao programa começam no mês de maio. Assim, aqueles interessados que não frequentaram as aulas de francês no 1°semestre podem se inscrever no programa, desde que comprovem nível suficiente de francês.

Os alunos selecionados não poderão apresentar reprovação em nenhuma disciplina, obrigatória e eletiva, até o dia da seleção final. Por isso, apresentarão duas vezes um histórico das notas, em julho e em novembro, após a avaliação oral. Serão também convidados no momento das inscrições a assinar uma carta onde ficarão conscientes da impossibilidade de continuarem no programa caso sejam reprovados no momento das inscrições e na seleção, em novembro. O exame de seleção ocorre, por sua vez, na primeira semana de novembro.

Em dezembro, a Sorbonne manda atestados para que os discentes apresentem no aeroporto em Paris. Os estudantes podem buscá-los na secretaria de cada escola. Em Paris, as aulas na  Sorbonne são dadas em francês e, antes de cada uma, os alunos recebem um resumo do assunto  para auxiliá-los na compreensão. Apesar dos alunos não adquirirem fluência, escrita e oral, ainda que tenham passado por toda essa preparação, as edições anteriores demonstraram que eles têm condições, como no Erasmus (programa estudantil europeu), de fazer um intercâmbio e aproveitar o conteúdo das aulas em Paris.

A ideia é exercitar o máximo o francês nas aulas colocando eixos ou palavras-chave em um Power-Point. Textos literários, poesia, extratos de peça de teatro ou artigos jornalísticos são levados a cada aula para introduzir e explorar um assunto.

A programação final será apresentada no primeiro dia da estadia em Paris. Logo depois, os discentes são convidados a preencher um questionário, para ajudar a melhorar um programa.

Informações úteis

Inscrições:

Poderão se inscrever todos os alunos, sem nenhuma reprovação, que estiverem:

1. Entre 3º e 6º períodos;
2. Coeficiente de rendimento acadêmico (CR) igual ou superior a 7.

Período: 05/01 e 27/02/2015.

Documentos necessários:
1. 2 (duas) fotos 3x4;
2. Histórico escolar completo, atestando o coeficiente acadêmico e a aprovação de todas as disciplinas cursadas;
3. Cópia da Carteira de identidade, CPF e Passaporte;

Datas a lembrar:

Data de início do programa: início de janeiro
Data de término do programa: meio de fevereiro
Previsão de entrada no FIAP: dois dias antes do início das aulas
Encontro com um acompanhante em Paris no FIAP: um dia antes do início das aulas

No FIAP: http://www.fiap.asso.fr/
No FIAP vocês terão direito ao café da manhã e a uma refeição por dia (almoço ou jantar).
Os quartos do hotel serão divididos por dois alunos
O FIAP conta com uma lavanderia

Preparar seu orçamento

As aulas, as atividades artísticas e a acomodação são pagas pela FGV.

Os alunos devem pagar:
- A passagem para Paris. Aconselhamos os alunos a pouparem durante o ano.
- Transporte coletivo. Uma pessoa acompanhará vocês para a confecção de um passe para o
uso do metrô e do ônibus.
- As refeições: considerar 15 euros (máximo) por dia (40 reais), e entre 600 e 700 euros por 6
semanas (1750 reais)
- Para mais informações sobre a alimentação e onde comer em Paris, consultar o guia de
estudantes de Paris IV Sorbonne.

Acesso gratuito e facilidades:

Com a carteirinha de estudante da Sorbonne, os discentes terão acesso aos restaurantes universitários para almoçarem ou jantarem pagando um valor reduzido. Além disso, com a carteirinha, o acesso a alguns museus é gratuito.

Brasil
Coordenação: Marieta de Moares
Responsável: Charlotte Riom
Informações gerais: Charlotte Riom ou Clarissa França

França
Coordenação: Catherine Helbert
Serviço das Relações Internacionais: Carole Torriero

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede