A- A+

Guerra do Contestado - 100 anos (1912/16 - 2012)

<<  DEPOIMENTO DE HENRIQUE TEIXEIRA LOTT

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e desempenho das elites políticas brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975.

LOTT, Henrique Batista Duffles Teixeira. Henrique Teixeira Lott.(depoimento, 1978).
Rio de Janeiro, CPDOC, 2002.

Tipo de entrevista: história de vida
Entrevistadores: Ignez Cordeiro de Farias; Paulo César Farah
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Data: 20/10/1978 a 21/11/1978
Duração: 7h 55min

Leia na íntegra (em PDF).

SUMÁRIO:

1ª Entrevista: local de nascimento; Colégio Militar; influência da família na escolha da carreira; família; formação; a profissão militar; diferenças regionais e econômicas no Brasil; Escola Militar do Realengo; Escola Militar da Praia Vermelha e a Revolta de 1904; Marechal Hermes; militares candidatos à presidência da República; os presidentes militares; problemas brasileiros.

2ª Entrevista: Escola Militar do Realengo; aspirante no 56º Batalhão de Caçadores, na praia Vermelha; voluntariado no Exército; o Contestado; general Setembrino de Carvalho; a profissão militar; a política e o Exército; a Escola Militar na Revolução de 30; Revolta de 1922; no Serviço Geográfico Militar; Missão Militar Francesa; os jovens turcos; armas e munições no Exército.

3ª Entrevista: Revolução de 30 e a Escola Militar do Realengo; comportamento militar do entrevistado; eleições de 1955 e de 1930; conseqüências da Revolução de 30; promoções para o Exército, Estado-Maior do Exército e o Ministério da Guerra; Missão Militar Francesa; general Góis Monteiro; forças públicas estaduais.

4ª Entrevista: professor da Escola de Estado-Maior (1934); no comando do 18º Batalhão de Caçadores (35); o coronel Newton Cavalcanti e a crise política em Mato Grosso; subdiretor de ensino da Escola de Infantaria na Vila Militar do Rio de Janeiro; infiltração comunista no Exército em 1935; os sargentos do Exército; Exército e política; Prestes e os ideais revolucionários; comunismo e integralismo no meio militar; promoções; na subcomissão de compra de armas automáticas (Copenhague, 1936); indústria de armas e munições no Brasil; indústria e segurança nacional; na Escola Superior de Guerra de Paris (1937-39); a Alemanha e o Exército brasileiro; a Segunda Guerra Mundial e suas repercussões no Brasil; organização do corpo expedicionário brasileiro; o Estado Novo; o militar e o governo constituído; general Dutra; o Brasil e a Segunda Guerra Mundial; na Itália durante a guerra.

5ª Entrevista: consultado sobre o golpe em 1945; promoções; na comissão de promoções do Exército; tentativa de impedir a posse de Vargas (50); o Clube Militar; monopólio estatal do petróleo; tentativa de envio de tropas brasileiras à Coréia; crises políticas de agosto de 1954 e de novembro de 1955; no Ministério da Guerra, no governo Café Filho; Carlos Lacerda; João Goulart; discurso de Mamede no enterro do general Canrobert; Movimento Militar Constitucionalista.

6ª Entrevista: ministro da Guerra no governo Juscelino; conspirações na Aeronáutica; Juscelino Kubitschek; promoções nas forças armadas; o voluntariado e o serviço militar obrigatório; a espada de ouro; voto do analfabeto e eleições; cédula única; eleições presidenciais de 1955; política e políticos no Brasil; Clube Militar; Juarez Távora; a Frente de Novembro e o Clube da Lanterna; contatos tentando induzir o entrevistado a agir contra o governo Jango; candidatura à presidência da República e a campanha eleitoral; Juscelino e a candidatura Lott; a prisão do neto.

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap